Blog do Concreto

Quais são as vantagens de usar concreto pronto na obra?

Quais são as vantagens de usar concreto pronto na obra?

O concreto é o segundo produto mais consumido no mundo, ficando atrás apenas da água. Por ele estar tão presente no cotidiano de todos, encontrar formas para agilizar as obras, mas mantendo os padrões de segurança e de qualidade são aspectos fundamentais. Por isso, o concreto pronto tem se mostrado, a cada dia, a solução mais eficiente para os mais diferentes tipos de projetos. E para te ajudar a entender tudo sobre concreto pronto, nosso post de hoje é exatamente sobre isso. Vamos lá?


O que é concreto pronto?

Antes de explicar o que é concreto pronto, é importante fazer uma distinção. É muito comum a confusão entre cimento e concreto.

  • Cimento: é um composto químico seco e moído. Ao ser misturado com água, há uma reação lenta que forma um novo composto que, no caso, é sólido.
  • Concreto: é uma mistura formada por cimento, água, agregados (areia e pedra) e, eventualmente, aditivos. No caso, o cimento e a água formam um composto que une os agregados quando endurecida. Inicialmente, o concreto encontra-se em estado plástico. Por isso, ele é extremamente flexível e pode ser moldado nas mais diversas formas e texturas, além de poder ser usado para as mais diversas finalidades.

Já o concreto pronto, que também é conhecido como concreto usinado, recebe esse nome porque ele é produzido nas centrais (concreteiras), seguindo procedimentos e critérios extremamente rígidos.

Tipos de concreto

Os concretos podem ser categorizados de várias maneiras distintas, sendo os tipos principais:

  • Concreto convencional: recebe esse nome por ser produzido a partir de uma mistura padrão de água, cimento, areia e brita, sem ser adicionado aditivos. Sua resistência pode variar de 10 a 40 Mpa.
  • Concreto bombeável: É uma variação do concreto convencional. Sua consistência é mais líquida e, para isso, aumenta-se a quantidade de água e diminui-se a granulometria do agregado, além de adicionar um aditivo para produzir, assim, um concreto menos denso. Sua colocação na obra é por meio de bombeadores (tubulação que sai do caminhão betoneira).
  • Concreto leve: é um tipo de concreto produzido com agregados leves e, por isso, sua densidade será, em média, dois terços da densidade do concreto tradicional. Esse tipo de concreto apresenta maior porosidade e, por isso, seu uso é muito específico como, por exemplo, para regularização de superfícies.
  • Concreto pronto (concreto usinado): é aquele dosado na central. Ou seja, o concreto pronto é produzido com uma quantidade certa e rigorosa dos materiais, tendo um controle de qualidade elevado.
  • Concreto armado: a grande diferença do concreto armado está na colocação de armaduras de barras de aço que irão proporcionar ao concreto resistência e tração. Esse tipo de concreto é muito utilizado em projetos depilares e lajes, por exemplo.

Quais são as principais normas para o uso de concreto e do concreto pronto?

Foi visto que o concreto é uma mistura de água, cimento, agregados e aditivos. Já o concreto pronto, até pela forma pela qual ele é produzido, é possível garantir diversos padrões de qualidade e desempenho. Porém, independentemente do tipo de concreto (concreto pronto ou os demais tipos), quais são as principais normas a serem seguidas? Separamos aqui as principais.

NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto – Procedimento

A NBR 6118 é a principal norma quando o assunto é estruturas simples de concreto, concreto armado e protendido. E, na sua última versão, traz uma novidade: agora também discorre sobre o concreto com resistência superior a 50 Mpa.

NBR 7212: Execução de concreto dosado em central - Procedimento

A NBR 7212 estabelece requisitos para o concreto dosado nas centrais, ou seja, aborda o concreto pronto e os seus procedimentos.

NBR 12655: Concreto de cimento Portland — Preparo, controle, recebimento e aceitação — Procedimento

Já a NBR 12655 é aplicável ao concreto de cimento Portland para estruturas moldadas na obra, estruturas pré-moldadas e componentes estruturais pré-fabricados para edificações e estruturas de engenharia. No caso, esta NBR também é aplicada ao concreto pronto.

NBR 9062: Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado

A NBR 9062 foca na produção de estruturas pré-moldadas. Um dos seus objetivos é criar mais sintonia entre a fase de projeto e a prática, além de conferir segurança, estabilidade e manter um controle adequado da qualidade.

Principais vantagens do concreto pronto

Os principais benefícios do uso do concreto pronto em detrimento do concreto convencional misturado na própria obra são:

  • Rapidez e praticidade: o concreto pronto traz rapidez no preparo e praticidade da aplicação, pois o caminhão já vem com todo o concreto pronto que será necessário para a obra.
  • Consistência: a consistência do concreto pronto é maior do que o concreto feito à mão.
  • Uniformidade: como o concreto pronto é uma mistura feita industrialmente, ele é muito mais uniforme e com um padrão de qualidade altamente elevado.
  • Custo-benefício: por todos esses benefícios, o concreto pronto gera um excelente custo-benefício para a obra e o resultado final do projeto.

Desta forma, percebe-se que a crescente complexidade das estruturas e a necessidade de executar as obras em um menor tempo, mas com altos padrões de qualidade, a utilização do concreto pronto torna-se uma solução extremamente ágil e eficiente.

E se você está procurando concreto pronto para comprar, certamente você vai encontrar aqui o que você procura, sempre com o melhor custo-benefício. É isso que nós, da Concreto Usinado, fazemos: somos um portal de concreto pronto e aproximamos centrais de concreto especializadas e as obras, tudo de maneira muito simples. Através da nossa plataforma é possível receber orçamentos personalizados para a necessidade de cada obra, sempre levando em consideração a otimização em relação à localização.

E você quer continuar acompanhando as novidades, notícias sobre concreto pronto e dicas para a sua obra? Acesse nossoblog e não perca nenhum post. Para mais informações, entre em contato conosco.

Peça já um Orçamento
Grátis

Selecione o Estado e Cidade da Obra

Últimas postagens

Conheça 5 Dicas Antes de Comprar Concreto Quais são as vantagens de usar concreto pronto na obra? Preço Concreto Usinado 2022: Guia Completo Concreto sem Cimento existe? Conheça a revolução na Construção Civil que protege o Meio Ambiente Preço do Concreto Usinado para 2021: Um Guia Completo Controle Tecnológico do Concreto Como comprar Concreto Online? Empresa de concreto ou fábrica de concreto? O que uma concreteira faz? 3 motivos para comprar Concreto Usinado Concreto bombeado ou concreto bombeável? A História do Concreto Concreto Usinado com Isopor EPS Qual o preço do concreto para 2020? Como comprar concreto usinado? Concreteira: o que é? Quais as vantagens? 5 motivos para se utilizar concreto usinado Qual a importância da água para o concreto? Como calcular a quantidade de concreto? Usina de concreto: Como funciona? Como montar uma? Como encontrar uma boa concreteira? Concreto de Endurecimento Rápido Por que usar o gelo no concreto? O que é o concreto translúcido? Como evitar bicheiras no concreto? Como evitar trincas no concreto? Como aumentar a eficiência do bombeamento de concreto? Concreto Sustentável: o que é? onde utilizar? O que é o Concreto Biológico? Concreto Auto-adensável: Como e Quando utilizar? Concreto Permeável: Como e Quando utilizar? O que é o concreto? Cimento ou Concreto? Como calcular o volume de concreto para sua obra? Tudo sobre Concreto Utilização de Aditivos na preparação de Concreto Usinado Durabilidade das Estruturas de Concreto Como realizar o slump test ao receber concreto na obra? Traço de Concreto Usinado Patologias no concreto: Como prevenir? Preço do Concreto Lajes Concreto Usinado Concreto Usinado: Principais Cuidados Cimento Portland: Tipos, Composição e Aplicação Concretagem: Passo a Passo, Cuidados e Execução Retração e Dilatação do Concreto Usinado Tipos de Concreto utilizados na Construção Civil Concreto Usinado: Tire suas Dúvidas Conheça tudo sobre: Concreto Usinado Cura do Concreto Usinado: O que é? Quais são os tipos de cura? Concreto Armado: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Protendido: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Usinado: Preço e Quantidade Concreto Usinado: Dicas antes da Contratação Concreto Usinado: Como calcular a quantidade para Laje? Concreto Usinado: Vantagens e Indicações