Blog do Concreto

Concreto Permeável: Como e Quando utilizar?

Concreto Permeável: Como e Quando utilizar?

O concreto permeável a pouco tempo e já tem mostrado que pode ser um grande aliado na redução do escoamento superficial das grandes cidades, vamos entender melhor como e quando ele pode ser utilizado a partir deste artigo.

O que é um concreto permeável?

O concreto permeável, também chamado de concreto poroso ou mesmo pavimento permeável, se trata de um tipo especial de concreto com características bastante peculiares, a principal delas é o seu elevado índice de vazios, ou seja, se trata de um material altamente poroso. A elevada porosidade do concreto permeável permite que a água e outros líquidos o atravessem rapidamente, evitando desta forma o acúmulo de água na superfície.

A composição do concreto permeável não é muito diferente de um concreto usinado convencional, ele é formado a partir dos mesmos componentes (cimento, areia, brita e água), suas características únicas são obtidas por meio do aumento da proporção de agregados graúdos (brita) juntamente com a diminuição ou até exclusão do agregado miúdo (areia), desta forma, os espaços ou vazios no concreto se apresentam de forma mais significativa, e isso permite que ele seja permeável.

A idealização do concreto permeável veio da necessidade de se drenar a água das superfícies das cidades. Com o desenvolvimento urbano, as cidades se tornaram grandes ilhas impermeáveis, a malha urbana em geral tem pouca ou nenhuma porosidade fazendo com que toda a água da chuva tenha que escorrer percorrendo um longo caminho até o rio, o que em algumas situações, pode gerar enchentes e inundações, o problema com o escoamento superficial das cidades não é recente, desde o início da urbanização percebeu-se a necessidade de drenar a água da chuva e encaminhá-la ao solo ou ao rio o mais rápido possível.

Com o concreto permeável é possível que parte da água seja drenada e deslocada até uma camada inferior do pavimento, lá a água pode ser encaminhada até o solo de forma gradual ou mesmo ser drenada por uma tubulação e reaproveitada futuramente.

Há grandes expectativas a respeito das possibilidades de uso do pavimento permeável, a seguir veremos algumas das que já estão sendo utilizadas.

Onde o concreto permeável pode ser utilizado?

O concreto permeável pode ser utilizado em diversas situações, como estacionamentos, estradas, calçadas e quadras poliesportivas por exemplo. A função do pavimento permeável é permitir a redução do escoamento superficial por meio da drenagem natural obtida por meio dos poros do pavimento, portanto, é possível utilizar este pavimento em qualquer local onde há trafego de pessoas ou veículos e haja a necessidade ou oportunidade de se realizar a drenagem de água.

Para que o pavimento permeável funcione de forma adequada é preciso garantir que a estrutura abaixo do mesmo esteja preparada para receber o volume de água esperado e encaminhá-la ao solo de forma progressiva, isso pode ser feito através de camadas com pedras de granulometria adequada, a espessura da camada depende do tipo de tráfego que se espera para o pavimento.

Outra possibilidade para a utilização do concreto poroso é dentro das próprias residências, alguns municípios podem conceder descontos no IPTU para os cidadãos que instalarem pavimento permeável em vez de calçadas de concreto, uma vez que isto contribui para a redução da carga hídrica no sistema de drenagem urbana das cidades, acaba sendo um ótimo negócio para ambas as partes.

Vantagens e desvantagens do uso de concreto permeável

Uma das grandes vantagens do pavimento permeável é o beneficio que este traz ao meio ambiente, de uma forma geral, a redução ou eliminação do escoamento superficial reduz o risco de enchentes e inundações, uma vez que a água fica retida no solo, esta mesma água pode ajudar na fauna e flora das regiões próximas ao local onde o pavimento permeável foi instalado por permitir que as plantas instaladas ao redor absorvam a água nas proximidades.

Em relação a malha urbana, o concreto permeável também pode influenciar de forma positiva na segurança dos motoristas, uma vez que as estradas que utilizam deste pavimento não acumulam água em sua superfície, a chance de deslizamentos em dias chuvosos diminui consideravelmente, além do fato de que o atrito da roda do veiculo com o concreto, que é mais rugoso, ajudar também neste sentido.

Outra grande vantagem está relacionada ao custo-benefício financeiro, em muitos casos é mais barato instalar o pavimento permeável, como é o caso das calçadas preenchidas com piso intertravado, nessa situação, a economia gerada pela não utilização de argamassas já garante o retorno financeiro, além da possibilidade de realizar manutenções ao longo do tempo de forma simplificada.

Um dos principais problemas gerados durante a utilização do pavimento permeável é o entupimento dos poros, estima-se que em apenas 2 anos, 50% da capacidade drenante do pavimento já esteja comprometida devido ao entupimentos dos poros com poeira e outras partículas, em 7 anos o material já perdeu totalmente sua permeabilidade, este problema pode ser resolvido com manutenções periódicas, retirando-se uma parte da camada superior (cerca de 3cm) e substituindo por uma nova, se o sistema for composto por blocos, basta trocar por novos.

Outro problema recorrente na utilização deste material é a perda de desempenho em relação a resistência. A resistência do concreto está diretamente relacionada ao seu índice de vazios, quanto menor for o índice de vazios do concreto mais resistente ele é, como já falamos no início deste artigo, o concreto permeável tem elevado índice de vazios devido a proporção de agregado graúdo, portanto, ele costuma apresentar desempenho mecânico bem inferior ao dos concretos convencionais. Isso é um detalhe muito importante que precisa ser levado em consideração no momento do projeto de instalação do pavimento permeável, para locais onde o tráfego é mais intenso, não é recomendado a utilização deste tipo de pavimento.

O avanço da tecnologia na fabricação do concreto tem permitido criar soluções para problemas recorrentes de nossa infraestrutura urbana, o pavimento permeável é uma das soluções que surgiu neste sentido e a tendência nos próximos anos é que as deficiências do pavimento permeável sejam minimizadas, sendo assim viável a sua utilização em larga escala.

Conheça mais sobre Concreto em nosso Blog do Concreto
Para fazer parte do maior Portal do Concreto do Brasil, Cadastre sua Concreteira
Ainda restou alguma dúvida? Entre em contato com a Equipe Concreto Usinado.

Peça já um Orçamento
Grátis

Selecione o Estado e Cidade da Obra

Últimas postagens

Conheça 5 Dicas Antes de Comprar Concreto Quais são as vantagens de usar concreto pronto na obra? Preço Concreto Usinado 2022: Guia Completo Concreto sem Cimento existe? Conheça a revolução na Construção Civil que protege o Meio Ambiente Preço do Concreto Usinado para 2021: Um Guia Completo Controle Tecnológico do Concreto Como comprar Concreto Online? Empresa de concreto ou fábrica de concreto? O que uma concreteira faz? 3 motivos para comprar Concreto Usinado Concreto bombeado ou concreto bombeável? A História do Concreto Concreto Usinado com Isopor EPS Qual o preço do concreto para 2020? Como comprar concreto usinado? Concreteira: o que é? Quais as vantagens? 5 motivos para se utilizar concreto usinado Qual a importância da água para o concreto? Como calcular a quantidade de concreto? Usina de concreto: Como funciona? Como montar uma? Como encontrar uma boa concreteira? Concreto de Endurecimento Rápido Por que usar o gelo no concreto? O que é o concreto translúcido? Como evitar bicheiras no concreto? Como evitar trincas no concreto? Como aumentar a eficiência do bombeamento de concreto? Concreto Sustentável: o que é? onde utilizar? O que é o Concreto Biológico? Concreto Auto-adensável: Como e Quando utilizar? Concreto Permeável: Como e Quando utilizar? O que é o concreto? Cimento ou Concreto? Como calcular o volume de concreto para sua obra? Tudo sobre Concreto Utilização de Aditivos na preparação de Concreto Usinado Durabilidade das Estruturas de Concreto Como realizar o slump test ao receber concreto na obra? Traço de Concreto Usinado Patologias no concreto: Como prevenir? Preço do Concreto Lajes Concreto Usinado Concreto Usinado: Principais Cuidados Cimento Portland: Tipos, Composição e Aplicação Concretagem: Passo a Passo, Cuidados e Execução Retração e Dilatação do Concreto Usinado Tipos de Concreto utilizados na Construção Civil Concreto Usinado: Tire suas Dúvidas Conheça tudo sobre: Concreto Usinado Cura do Concreto Usinado: O que é? Quais são os tipos de cura? Concreto Armado: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Protendido: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Usinado: Preço e Quantidade Concreto Usinado: Dicas antes da Contratação Concreto Usinado: Como calcular a quantidade para Laje? Concreto Usinado: Vantagens e Indicações