Blog do Concreto

Como realizar o slump test ao receber concreto na obra?

Como realizar o slump test ao receber concreto na obra?

Um procedimento comum realizado ao receber concreto usinado na obra é o “slump test” ou teste de abatimento do concreto, com ele é possível determinar a consistência do material, neste artigo abordaremos como esse procedimento é feito, quais cuidados devemos tomar e qual a importância para a concretagem.

O que é o "slump test"?

“Slump test” ou teste de abatimento, é um procedimento realizado com a intenção de medir a consistência do concreto, com esta é possível determinar a trabalhabilidade do material. A trabalhabilidade, por sua vez, é uma característica muito importante, pois determina a facilidade com que este pode ser manuseado e moldado, concretos com baixa trabalhabilidade são em geral secos (baixa relação água/cimento e não utilização de aditivos) e por conta disso, são mais difíceis de manusear, nesses casos é necessário um cuidado especial para evitar a formação de “bicheiras”. Concretos com alta trabalhabilidade (alta relação água/cimento e/ou uso de aditivos) são altamente fluidos e fáceis de moldar, como é o caso do concreto bombeável.

Devido a importância de se medir a trabalhabilidade do concreto no canteiro de obras antes da aplicação do material sobre as formas, o “slump test” se tornou um procedimento padronizado, a NBR NM 67, determina os passos necessários para a realização do mesmo.

Como é realizado o teste de slump?

Para a realização do ensaio a NBR NM 67 estabelece três equipamentos padronizados obrigatórios, o primeiro é um molde na forma de um tronco de cone oco com as seguintes dimensões internas:

- Diâmetro da base inferior – 200mm;

- Diâmetro da base superior - 100mm;

- Altura – 300mm.

É necessário também uma haste de compactação feita, em geral, de aço, de formato circular com diâmetro de 16mm e 600mm de comprimento, e por último, uma placa metálica para servir como base, ela deve ter dimensões superiores a 500mm e espessura de pelo menos 3mm.

De posse destes materiais, o operador responsável pela realização do teste, deve posicionar o molde sobre a placa metálica e preenchê-lo com 3 camadas de concreto, cada uma com aproximadamente um terço da altura, para cada camada preenchida, o operador deve compactar o material por meio de 25 golpes, utilizando a haste de compactação.

Após o preenchimento das 3 camadas, o operador deve retirar o molde com um movimento vertical constante, tomando cuidado para não submeter o concreto a esforços horizontais, esse processo deve durar até 10s, evitando assim comprometer os resultados. Assim que o molde for retirado, deve-se medir a diferença de altura entre o molde e o corpo de concreto, esse valor é o slump ou abatimento do concreto.

É importante dizer que o abatimento do concreto deve ser medido em milímetros, considerando uma margem pequena margem de erro, o resultado pode ser apresentado, por exemplo, da seguinte forma: 60mm ± 10mm.

A operação completa descrita acima, deve ser feita sem interrupções e deve durar no máximo 150s ou 2 minutos e 30 segundos, isso serve para garantir a integridade dos resultados.

Qual a importância do teste de slump na concretagem?

Antes do concreto chegar no canteiro de obras, deve existir a preparação dos procedimentos de concretagem, esses procedimentos envolvem as características do concreto pedido às concreteiras, preparação das formas e armaduras, entre outros. Isso é importante porque no momento da preparação das formas e das armaduras, já se sabe as características do concreto que irá ser utilizado, portanto, é essencial para o sucesso da concretagem, que o material recebido esteja de acordo com o que foi determinado em projeto, neste sentido, a consistência do concreto tem uma importância ímpar.

Há situações onde haverá a necessidade de se bombear o concreto a uma determinada altura, como é o caso de lajes de pavimentos de edifícios, e nesses casos, o slump do concreto deve ser alto, em outras situações mais comuns, o abatimento do concreto pode ser mais baixo, e desta forma a resistência fica menos comprometida, para cada caso é preciso avaliar e garantir que o concreto recebido tenha as mesmas características do concreto pedido.

Outro motivo importante para se realizar o teste de abatimento, é prevenir o surgimento de “bicheiras” no concreto, dependendo das características do elemento estrutural a ser preenchido com concreto, pode ser que os espaços entre as barras de aço sejam muito pequenos (algo comum em vigas de transição), e nesses casos, a fluidez do concreto pode garantir que não haja surgimento de patologias após a concretagem, tudo isso deve ser previsto com antecedência, e conferido no momento de receber o concreto usinado na obra.

Quais cuidados devem ser tomados ao realizar o slump test?

Alguns cuidados devem ser tomados para garantir que os procedimentos para a realização do teste de abatimento sejam feitos de forma correta e apresentem os resultados esperados. Um dos cuidados está no momento de se retirar o molde após o preenchimento das camadas, a NBR estabelece que se houver algum tipo de desmoronamento, o ensaio deve ser totalmente desconsiderado e realizado novamente do início.

Outro cuidado importante está relacionado as características do concreto usinado que chega ao canteiro de obras, pode ser que, ao determinar o slump do material, chegue-se a conclusão de que o concreto está muito seco, isso pode ocorrer se o abatimento medido for menor que o pedido, nessa situação, o operador pode cometer o equívoco de mandar colocar mais água na mistura, o que é uma pratica não recomendada que irá comprometer as características do concreto. O correto a se fazer neste caso, é coletar outra amostra do caminhão e refazer o teste, de qualquer forma, se os valores encontrados continuarem a ser divergentes, o responsável pelo pedido pode rejeitar o caminhão.

Uma dúvida muito recorrente em relação ao slump é sobre qual o valor ideal para a concretagem, a verdade é que não existe um valor definido, o abatimento está diretamente relacionado as características do elemento estrutural, diferentes elementos do mesmo projeto podem exigir diferentes valores de slump, por isso, é essencial analisar cada caso de forma única.

Medir a consistência do concreto antes do início da concretagem pode evitar problemas maiores que seriam detectados durante o processo, gerando estresse e retrabalho desnecessário, por isso, o “slump test” deve ser realizado para cada caminhão de concreto que chega no canteiro de obras.

Atualmente, o caminhão betoneira possui um medidor de slump que indica a consistência do concreto em função do esforço que a betoneira é submetida ao misturar e homogeneizar o concreto usinado. O slump é apresentado através da leitura do visor no próprio equipamento.

Conheça mais sobre Notícias de Concreto em nosso Blog ou acesse ConcretoUsinado.com.br
Para fazer parte do maior Portal de Concreto do Brasil, cadastre sua Concreteira
Ainda restou alguma dúvida? Entre em contato com a Equipe Concreto Usinado.

Revisado por Eng. Bruno Reganati em 21 de julho de 2019

Peça já um Orçamento
Grátis

Selecione o Estado e Cidade da Obra

Últimas postagens

Conheça 5 Dicas Antes de Comprar Concreto Quais são as vantagens de usar concreto pronto na obra? Preço Concreto Usinado 2022: Guia Completo Concreto sem Cimento existe? Conheça a revolução na Construção Civil que protege o Meio Ambiente Preço do Concreto Usinado para 2021: Um Guia Completo Controle Tecnológico do Concreto Como comprar Concreto Online? Empresa de concreto ou fábrica de concreto? O que uma concreteira faz? 3 motivos para comprar Concreto Usinado Concreto bombeado ou concreto bombeável? A História do Concreto Concreto Usinado com Isopor EPS Qual o preço do concreto para 2020? Como comprar concreto usinado? Concreteira: o que é? Quais as vantagens? 5 motivos para se utilizar concreto usinado Qual a importância da água para o concreto? Como calcular a quantidade de concreto? Usina de concreto: Como funciona? Como montar uma? Como encontrar uma boa concreteira? Concreto de Endurecimento Rápido Por que usar o gelo no concreto? O que é o concreto translúcido? Como evitar bicheiras no concreto? Como evitar trincas no concreto? Como aumentar a eficiência do bombeamento de concreto? Concreto Sustentável: o que é? onde utilizar? O que é o Concreto Biológico? Concreto Auto-adensável: Como e Quando utilizar? Concreto Permeável: Como e Quando utilizar? O que é o concreto? Cimento ou Concreto? Como calcular o volume de concreto para sua obra? Tudo sobre Concreto Utilização de Aditivos na preparação de Concreto Usinado Durabilidade das Estruturas de Concreto Como realizar o slump test ao receber concreto na obra? Traço de Concreto Usinado Patologias no concreto: Como prevenir? Preço do Concreto Lajes Concreto Usinado Concreto Usinado: Principais Cuidados Cimento Portland: Tipos, Composição e Aplicação Concretagem: Passo a Passo, Cuidados e Execução Retração e Dilatação do Concreto Usinado Tipos de Concreto utilizados na Construção Civil Concreto Usinado: Tire suas Dúvidas Conheça tudo sobre: Concreto Usinado Cura do Concreto Usinado: O que é? Quais são os tipos de cura? Concreto Armado: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Protendido: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Usinado: Preço e Quantidade Concreto Usinado: Dicas antes da Contratação Concreto Usinado: Como calcular a quantidade para Laje? Concreto Usinado: Vantagens e Indicações