Blog do Concreto

Cura do Concreto Usinado: O que é? Quais são os tipos de cura?

Cura do Concreto Usinado: O que é? Quais são os tipos de cura?

Tão importante quanto a qualidade do concreto a ser escolhido para a obra é o período de tempo em que realizamos a chamada cura do concreto. O cimento é um material composto basicamente de calcário e argila, a união destes dois componentes sob altas temperaturas gera o clínquer, que é o material principal da composição do cimento, responsável pela maior parte de suas propriedades, principalmente a resistência.

Ao adicionar água ao cimento, se inicia uma reação química chamada hidratação. A hidratação é uma reação exotérmica (libera calor) que transforma o clínquer em silicatos de cálcio hidratados (C-S-H), estes por sua vez, formam cristais rígidos ao longo do tempo e dão vida ao concreto como conhecemos.

Por conta da alta liberação de calor durante a hidratação nos primeiros dias, a ação do vento, da umidade e da temperatura ambiente, a hidratação pode ser comprometida, gerando um concreto com resistência inferior ao esperado (de 30% a 50% menor que o projetado), além de apresentar fissuras que podem comprometer a armadura. Para que o concreto atinja a resistência esperada, realiza-se uma série de ações que tem por objetivo, manter a água no concreto durante o período de hidratação, desta forma a reação não é comprometida e as propriedades do concreto dimensionadas em projeto são mantidas.

Apesar de muitos profissionais associarem a cura somente a um período de tempo (em geral 7 dias), ela é na verdade o conjunto de ações realizadas para manter a água no concreto durante o período de hidratação, e essas ações podem ser feitas durante o período de tempo que for necessário para garantir que o calor de hidratação juntamente com fenômenos climáticos não retirem água do concreto.

Quando definimos um fator água/cimento para o concreto, precisamos garantir que a água colocada no início da concretagem permaneça até o fim da hidratação, essa água é chamada de água de amassamento. O objetivo de realizar a cura é portanto, manter a água de amassamento no concreto durante a hidratação, e como o calor de hidratação é mais intenso nos primeiros dias, a cura deve ser feita com mais rigor nesse período. Nada impede de manter o processo de cura até os 28 dias, no entanto, o calor de hidratação é menos intenso e a resistência adquirida ao realizar a cura por mais tempo não é tão significativa quando consideramos aspectos construtivos e econômicos.

Concreto Usinado: O que é a pega do concreto?

Ao adicionar água ao cimento forma-se uma pasta que dará início a reação de hidratação, no entanto, a reação não ocorre instantaneamente, ela demora aproximadamente de 2 a 4 horas para começar, o momento exato onde ela se inicia é o que chamamos de início da pega do concreto.

E porque é importante saber o momento onde a reação se inicia?

Quando se inicia a reação de hidratação, os cristais de sílica começam a se formar, portanto, não é interessante que o concreto sofra grandes perturbações, pois isso pode comprometer a sua resistência e propriedades, por isso, é importante adquirir concreto usinado em empresas próximas ao local da obra, evitando assim problemas com a perda de qualidade do concreto.

Concreto Usinado: Quais os tipos de cura?

Existem basicamente 3 tipos de cura utilizadas, a úmida, química e a térmica.

Cura do Concreto: Úmida


A mais comum, utilizada na maioria das obras, ela consiste em molhar ou manter úmida a superfície do elemento estrutural, em geral, utiliza-se mangueiras para encharcar o concreto de tempos em tempos durante os 7 primeiros dias. Em alguns casos coloca-se areia úmida ou papelão encharcado por cima do concreto e mantem-se úmido durante o período de cura.

Cura do Concreto: Química


Aquela que não permite que a água saia do concreto por meio de uma membrana plástica criada a partir de agentes a base de cera, acrílicos ou parafinas.

Cura do Concreto: Térmica


Consiste em se aplicar vapor para acelerar a reação de hidratação e ao mesmo tempo manter a agua durante a hidratação, é bastante usada na indústria de pré-moldados/fabricados.

Concreto Usinado: Qual o tempo ideal de cura?

O tempo de cura depende de algumas variáveis, como por exemplo, as condições climáticas, o processo construtivo (pré-moldados, concretado no local da obra), a dimensão do elemento estrutural, entre outras. A concretagem feita em lugares muito frios tem cuidados diferentes em relação a feita em locais com temperaturas mais amenas ou quentes, nessas situações há a necessidade de agir em função de aumentar a temperatura do concreto para evitar que a agua congele e impeça a reação de acontecer. Em locais muito quentes, ou na concretagem de elementos muito robustos é usual resfriar a areia e a brita antes de misturar com a água e o cimento, além de adicionar gelo a mistura para controlar as altas temperaturas.

Para elementos pré-moldados, a cura pode ser realizada em poucos dias por conta da possibilidade de se utilizar a cura térmica, o processo controlado é mais caro que o usado no local da obra, porém tem a vantagem de ser mais rápido, o que vem a ser bastante interessante para a indústria de pré-moldados. A cura de elementos de placa (contrapisos e lajes) costuma ser feita utilizando a cura úmida, neste caso o tempo médio é de 3 a 7 dias para contrapisos, e de no mínimo 7 dias para as lajes, no caso de se optar por cura química, o período costuma ser o mesmo, com a diferença de não precisar se preocupar em molhar de tempos em tempos, basta aplicar o produto uma vez e esperar. Elementos menores como pilares e vigas em geral não necessitam cuidados especiais em relação a cura, exceto quando estes apresentam dimensões muito grandes.

De modo geral não há como definir qual o melhor processo de cura, o engenheiro responsável pela execução da obra deve estudar cada caso em particular, levando em conta aspectos climáticos, financeiros e as características de cada elemento estrutural, por exemplo, não é sensato utilizar a cura úmida para blocos de fundação muito grandes, pois a água colocada na superfície jamais chegará ao núcleo onde se concentram as maiores temperaturas.

Conheça mais sobre Concreto em nosso Blog
Para fazer parte do maior Portal de Concreto do Brasil, cadastre sua Concreteira
Ainda restou alguma dúvida? Entre em contato com a Equipe Concreto Usinado.

Revisado por Eng. Bruno Reganati em 21 de fevereiro de 2019

Peça já um Orçamento
Grátis

Selecione o Estado e Cidade da Obra

Últimas postagens

Conheça 5 Dicas Antes de Comprar Concreto Quais são as vantagens de usar concreto pronto na obra? Preço Concreto Usinado 2022: Guia Completo Concreto sem Cimento existe? Conheça a revolução na Construção Civil que protege o Meio Ambiente Preço do Concreto Usinado para 2021: Um Guia Completo Controle Tecnológico do Concreto Como comprar Concreto Online? Empresa de concreto ou fábrica de concreto? O que uma concreteira faz? 3 motivos para comprar Concreto Usinado Concreto bombeado ou concreto bombeável? A História do Concreto Concreto Usinado com Isopor EPS Qual o preço do concreto para 2020? Como comprar concreto usinado? Concreteira: o que é? Quais as vantagens? 5 motivos para se utilizar concreto usinado Qual a importância da água para o concreto? Como calcular a quantidade de concreto? Usina de concreto: Como funciona? Como montar uma? Como encontrar uma boa concreteira? Concreto de Endurecimento Rápido Por que usar o gelo no concreto? O que é o concreto translúcido? Como evitar bicheiras no concreto? Como evitar trincas no concreto? Como aumentar a eficiência do bombeamento de concreto? Concreto Sustentável: o que é? onde utilizar? O que é o Concreto Biológico? Concreto Auto-adensável: Como e Quando utilizar? Concreto Permeável: Como e Quando utilizar? O que é o concreto? Cimento ou Concreto? Como calcular o volume de concreto para sua obra? Tudo sobre Concreto Utilização de Aditivos na preparação de Concreto Usinado Durabilidade das Estruturas de Concreto Como realizar o slump test ao receber concreto na obra? Traço de Concreto Usinado Patologias no concreto: Como prevenir? Preço do Concreto Lajes Concreto Usinado Concreto Usinado: Principais Cuidados Cimento Portland: Tipos, Composição e Aplicação Concretagem: Passo a Passo, Cuidados e Execução Retração e Dilatação do Concreto Usinado Tipos de Concreto utilizados na Construção Civil Concreto Usinado: Tire suas Dúvidas Conheça tudo sobre: Concreto Usinado Cura do Concreto Usinado: O que é? Quais são os tipos de cura? Concreto Armado: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Protendido: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Usinado: Preço e Quantidade Concreto Usinado: Dicas antes da Contratação Concreto Usinado: Como calcular a quantidade para Laje? Concreto Usinado: Vantagens e Indicações