Notícias

Tudo sobre Concreto

Tudo sobre Concreto

Com o avanço tecnológico na produção e transporte, juntamente com o aumento no número de concreteiras, o concreto ganha espaço nos canteiros de obra do Brasil e do mundo.  São vários os motivos para este crescimento, neste artigo, entenderemos por que e como comprar concreto.

Concreto: Por que comprar?

Nunca foi tão simples obter concreto de qualidade como atualmente, graças a evolução das tecnologias de fabricação e transporte, podemos produzir concreto de diversas características, desde concretos de alta resistência até concretos altamente fluidos, e receber este material em um dia e horário definido, isso permitiu um grande ganho de produtividade e espaço nas obras. Dentre os vários motivos para trocar o concreto batido em obra pelo concreto usinado, vamos citar 3 que são especialmente importantes.

Concreto: Qualidade e Homogeneidade            

Qualidade não deve ser entendida como diferencial, e sim como obrigação, ninguém que comprar ou utilizar um produto que não tenha qualidade, certo? No caso do concreto, qualidade sempre foi um problema, o fato da mistura ser realizada no canteiro de obras com matérias primas de características diferentes e equipamentos limitados, traz vários problemas em relação a qualidade e homogeneidade.

O concreto batido em obra, em geral, apresenta dois problemas clássicos, o primeiro deles é a qualidade propriamente dita, a falta de um controle mais preciso sobre os materiais utilizados influencia negativamente no produto final, o segundo problema é a homogeneidade, cada vez que um determinado volume de concreto vai ser preparado, a mistura acaba levando diferentes proporções de matérias primas, isso faz com que um mesmo elemento estrutural tenha diferentes traços de concreto, o que é muito ruim para a durabilidade da estrutura, podendo influenciar, inclusive, no surgimento de fissuras oriundas de dilatação térmica.

Ao utilizar concreto na sua obra, você acaba com os dois problemas de uma única vez, o fato dos materiais serem selecionados em uma usina de concreto certificada, garante que a quantidade de materiais utilizados na preparação do concreto seja precisa e consistente, isso significa que independente de quantas vezes for preciso preparar um concreto de resistência especifica, o volume de materiais sempre será o mesmo. Em contrapartida, se o volume de materiais é constante e os equipamentos utilizados, na separação, preparação e transporte são de alta qualidade, a homogeneidade do concreto está garantida.

Concreto: Segurança

Outro motivo claro para comprar concreto usinado é a segurança de poder contar com grandes volumes de concreto em uma data definida. Quem trabalha com construção sabe o quanto é importante controlar a produtividade das equipes e o cronograma da obra, se algum serviço especifico, como a concretagem de uma laje por exemplo, não for realizado no prazo, todos os que dependem deste serão prejudicados, portanto, poder ter a certeza de que um serviço vai ser concluído no prazo determinado é uma grande vantagem para o gestor da obra.

Segurança também está relacionada a logística do processo, com o uso de caminhões betoneira é possível reduzir a quantidade de pessoas para realização da concretagem, com menos pessoas é possível controlar melhor a execução da etapa construtiva, e isso influencia em vários indicadores como segurança do trabalho por exemplo.

Ao comprar concreto o gestor se livra de uma grande dor de cabeça gerada em concretagens mais pesadas como em uma laje ou em grandes fundações, com isso ele pode focar suas energias em outras tarefas, e isso traz um ganho considerável para a obra como um todo.

Concreto: Durabilidade

O quesito durabilidade é mais difícil de ser mensurado, mas é tão importante quanto os dois anteriores. A durabilidade está relacionada ao tempo que a estrutura vai permanecer sem a necessidade de reparos mais severos, a norma brasileira que trata das características das estruturas de concreto NBR 6122, estabelece critérios para a durabilidade das estruturas que devem ser seguidos. Para garantir que os critérios da norma sejam atendidos, é preciso estabelecer algumas métricas, e uma delas está relacionada a qualidade do concreto e o processo de concretagem, como já vimos anteriormente, quando compramos concreto usinado, obtemos um material de alta qualidade e temos a garantia de que o processo de concretagem será mais limpo e eficiente, logo, obtemos naturalmente um aumento da durabilidade da estrutura.

Concreto: Como comprar?

O processo de compra de concreto é bastante simples, ao entrar em contato com uma empresa que fornece concreto usinado, especificar as características do material a ser entregue, juntamente com outras informações básicas e verificar o preço do concreto para aquisição.

Uma das formas mais simples de se fazer o pedido é especificando as informações mais básicas como volume, resistência e “slump”, por exemplo, você poderia pedir 8m³ de concreto com resistência característica de 30Mpa com “slump” de 80mm, a vantagem deste tipo de pedido é que as concreteiras já tem uma receita pronta, testada inúmeras vezes, isso garante ainda mais segurança sobre o produto que chega na sua obra.

Há outra forma de se pedir concreto usinado, apesar de ser menos comum, ela é possível e está resguardada pela NBR 7212, ela consiste em se pedir um concreto com um traço especifico, feito e assinado por um profissional habilitado, isso permite que, caso seja necessário, você compre um concreto com características especificas para sua obra.

Uma das informações mais importantes, que precisa estar na ponta da língua antes de adquirir concreto usinado é a quantidade de material necessário, essa informação é essencial para que a logística do transporte seja a mais eficiente possível. Imagine que você precisa de 10 m³ de concreto, o ideal seria a solicitação de dois caminhões de 5m³, pois dessa forma, você tem a garantia de homogeneidade. Imagina se você pedisse um caminhão de 8m³ por exemplo, o segundo caminhão, respeitando as normativas, poderia vir carregado com no mínimo 3 m³ de concreto usinado, causando um desperdício de 1m³ ao proprietário da obra. Portanto, sempre é bom planejar a compra com antecedência.

Sabendo das vantagens de se utilizar concreto, fica claro o motivo pelo qual sua presença no canteiro de obras é cada vez mais comum, estando atento aos cuidados básicos necessários no momento da compra e do recebimento, ele se torna um grande aliado do gestor da obra e das empresas.

Conheça mais sobre Concreto em nosso Blog ou acesse ConcretoUsinado.com.br
Para fazer parte do maior Portal de Concreto do Brasil, cadastre sua Concreteira
Ainda restou alguma dúvida? Entre em contato com a Equipe Concreto Usinado.

Revisado por Eng. Bruno Reganati em 21 de agosto de 2019 

loader pagina