Blog do Concreto

Concreto Usinado: Como calcular a quantidade para Laje?

Concreto Usinado: Como calcular a quantidade para Laje?

Na etapa da concretagem, surgem diversas dúvidas. Para muitos que estão construindo pela primeira vez e para os que já atuam na área, mas eventualmente buscam algumas respostas, desenvolvemos um conteúdo muito interessante sobre o momento do cálculo do concreto na concretagem. Como calcular a quantidade exata de concreto usinado necessária? Como calcular o tamanho da minha laje? É melhor eu virar o concreto na obra ou optar pelo concreto usinado? Tem algo que preciso me atentar na aplicação do concreto?

Concreto Usinado: Vale a pena?

O concreto usinado possui o melhor custo benefício para obras de médio e grande porte, entretanto o uso do mesmo para a construção de casas residenciais tem se tornado cada vez mais comum e vantajoso, especialmente para a construção de lajes, piso, colunas, baldrames e alicerces.

Para saber a quantidade necessária para a laje maciça de uma casa existe um cálculo bem simples, que costuma ser feito pelas empresas que vendem o produto, em que é possível saber o volume final que necessitará de concreto.

Concreto Usinado: Como calcular a quantidade para laje?

Para este cálculo, basta aplicar a fórmula: comprimento x largura x espessura da laje. Ao realizar essa multiplicação você obterá a quantidade necessária em metros cúbicos.

Além disso, também é importante considerar as perdas de concreto durante uma concretagem. Isso é natural e deve ser considerado na hora de comprar o seu concreto. As perdas em uma obra convencional variam em torno de 5% do volume de concreto usinado. Caso as condições de concretagem sejam difíceis a perda pode ser ainda maior. Quanto maior o porte da obra, maior será o desperdício do material.

Concreto Usinado: Quais cuidados que devem ser tomados na aplicação?

Antes da aplicação do concreto usinado, toda a laje ou peça deve ser molhada. Após a concretagem, o processo de irrigação da peça concretada, deverá ser mantido por pelo menos 7 dias consecutivos, mantendo a laje úmida. O concreto seca de maneira muito rápida, perdendo água, assim, a necessidade de hidratação da laje concretada para garantir que ela continue úmida, evitando fissuras, até a cura total do concreto usinado.

Para a utilização do concreto usinado há ainda mais um custo a ser observado, dependendo do local de aplicação. O valor da bomba de concreto. Este investimento varia de acordo com a metragem cúbica que será bombeada. Concreteiras também costumam fornecer o aluguel de bomba de concreto, devido a dificuldade de aplicação do concreto.

Quanto ao preço do concreto usinado, o mesmo costuma variar bastante de região para região. Portanto lembre-se de sempre realizar uma pesquisa de mercado levando em conta não somente o preço final, mas o custo benefício em questão.

O Portal está a disposição para ajudá-lo nas cotações com apenas um clique. Dessa forma, você encontra o menor preço mantendo com qualidade. Se você, mesmo após ler este artigo, ainda possui dúvidas em relação ao cálculo ou o uso do concreto usinado para sua obra não deixe de nos contatar.

Conheça mais sobre Concreto em nosso Blog do Concreto
Para fazer parte do maior Portal do Concreto do Brasil, Cadastre sua Concreteira
Ainda restou alguma dúvida? Entre em contato com a Equipe Concreto Usinado.

Peça já um Orçamento
Grátis

Selecione o Estado e Cidade da Obra

Últimas postagens

Conheça 5 Dicas Antes de Comprar Concreto Quais são as vantagens de usar concreto pronto na obra? Preço Concreto Usinado 2022: Guia Completo Concreto sem Cimento existe? Conheça a revolução na Construção Civil que protege o Meio Ambiente Preço do Concreto Usinado para 2021: Um Guia Completo Controle Tecnológico do Concreto Como comprar Concreto Online? Empresa de concreto ou fábrica de concreto? O que uma concreteira faz? 3 motivos para comprar Concreto Usinado Concreto bombeado ou concreto bombeável? A História do Concreto Concreto Usinado com Isopor EPS Qual o preço do concreto para 2020? Como comprar concreto usinado? Concreteira: o que é? Quais as vantagens? 5 motivos para se utilizar concreto usinado Qual a importância da água para o concreto? Como calcular a quantidade de concreto? Usina de concreto: Como funciona? Como montar uma? Como encontrar uma boa concreteira? Concreto de Endurecimento Rápido Por que usar o gelo no concreto? O que é o concreto translúcido? Como evitar bicheiras no concreto? Como evitar trincas no concreto? Como aumentar a eficiência do bombeamento de concreto? Concreto Sustentável: o que é? onde utilizar? O que é o Concreto Biológico? Concreto Auto-adensável: Como e Quando utilizar? Concreto Permeável: Como e Quando utilizar? O que é o concreto? Cimento ou Concreto? Como calcular o volume de concreto para sua obra? Tudo sobre Concreto Utilização de Aditivos na preparação de Concreto Usinado Durabilidade das Estruturas de Concreto Como realizar o slump test ao receber concreto na obra? Traço de Concreto Usinado Patologias no concreto: Como prevenir? Preço do Concreto Lajes Concreto Usinado Concreto Usinado: Principais Cuidados Cimento Portland: Tipos, Composição e Aplicação Concretagem: Passo a Passo, Cuidados e Execução Retração e Dilatação do Concreto Usinado Tipos de Concreto utilizados na Construção Civil Concreto Usinado: Tire suas Dúvidas Conheça tudo sobre: Concreto Usinado Cura do Concreto Usinado: O que é? Quais são os tipos de cura? Concreto Armado: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Protendido: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Usinado: Preço e Quantidade Concreto Usinado: Dicas antes da Contratação Concreto Usinado: Como calcular a quantidade para Laje? Concreto Usinado: Vantagens e Indicações