Blog do Concreto

Concreto Usinado com Isopor EPS

Concreto Usinado com Isopor EPS

O uso de concreto usinado com isopor em sua composição tem sido empregado em diversas situações na construção civil, desde a regularização de lajes até a fabricação de elementos paisagísticos para as construções, vamos entender melhor sobre como isso funciona e as principais vantagens de se utilizar o isopor (EPS) como agregado para o concreto usinado.

Isopor na construção civil

O isopor entrou na construção civil para ajudar a solucionar um problema clássico das construções, em especial as de concreto armado, que é o peso elevado da estrutura. Sabe-se que quanto maior for o peso da construção, maior é o custo da estrutura de fundação para suportá-la, e isso não envolve somente a dimensão dos elementos estruturais, também está relacionada a profundidade da fundação, o que, em alguns casos, pode inviabilizar ou deixar muito caro um projeto.

No Brasil, a maior parte das construções são feitas em concreto e a vedação em alvenaria, esse sistema construtivo tem como principal desvantagem o elevado peso da estrutura, quando utilizado em grandes edifícios, percebe-se a grande influência no dimensionamento da base da fundação e no custo total da obra.

O concreto usinado com isopor (EPS) pode chegar a ter 1/6 do peso do concreto convencional, e isso é extremamente significativo para o sistema construtivo, por conta disso, utilizar o isopor como agregado no concreto tem sido uma alternativa interessante para as construções. A redução do peso é resultado da substituição do agregado graúdo do concreto, que em geral é a brita, pelo EPS, a brita é o principal responsável pelo elevado peso específico do concreto, com a substituição desta pelo isopor o concreto usinado tem sua massa reduzida.

Principais aplicações do concreto com isopor

Apesar da considerável redução de peso proporcionada pelo EPS, o concreto perde sua característica mais importante, a resistência a compressão, por conta disso, o concreto usinado com isopor não pode ser utilizado como elemento estrutural, desta forma, outras aplicações para ele são recomendadas, sua utilização se dá em locais onde não há grandes esforços solicitantes na estrutura.

Uma das aplicações para o concreto com EPS é a regularização de lajes, nesta situação, ele é eficaz por conta da facilidade em se controlar a espessura do material já que as esferas de EPS são muito menores do que a brita.

Outra aplicação para o concreto usinado com EPS é o de vedação estrutural, com este material é possível fabricar painéis de concreto leve que substituem as paredes de alvenaria convencional, ajudando a reduzir o peso das paredes e consequentemente, as dimensões dos elementos estruturais subjacentes.

Vantagens e desvantagens do isopor no concreto

A principal vantagem em se utilizar concreto com isopor é a redução no custo da obra proporcionada pela redução do peso sobre a estrutura, isso é possível graças as características únicas do EPS que permitem reduzir em mais de 80% do peso específico do concreto convencional.

Outra vantagem da utilização do EPS no concreto é a redução nas dimensões dos elementos estruturais, em uma construção que utiliza alvenaria convencional as paredes tem espessura de pelo menos 15 cm, isso influencia diretamente na dimensão das vigas que sustentam a parede, pois ela deve ter no mínimo a dimensão da espessura da parede, em construções feitas com painéis de concreto leve por exemplo, a espessura pode ser reduzida a 10 cm, e com isso todo o conjunto de vigas e pilares subjacentes são beneficiados, do ponto de vista arquitetônico isto também é vantajoso, uma vez que, pilares e vigas grandes tendem a atrapalhar a disposição dos demais elementos internos.

A principal desvantagem é a redução na resistência, que impede que o concreto usinado com EPS seja utilizado como parte da estrutura principal, ficando limitado, portanto, a locais onde os esforços solicitantes são mínimos.

Quer saber mais sobre concreto? Conheça o nosso Blog do Concreto
Cadastre sua Concreteira agora mesmo e faça parte do maior Portal do Concreto do Brasil,

Precisa concretar? Atuamos com concreto em todo Brasil. Faça seu pedido já! É Gratuito!

Revisado por Eng. Bruno Reganati em 19 de maio de 2020

Peça já um Orçamento
Grátis

Selecione o Estado e Cidade da Obra

Últimas postagens

Conheça 5 Dicas Antes de Comprar Concreto Quais são as vantagens de usar concreto pronto na obra? Preço Concreto Usinado 2022: Guia Completo Concreto sem Cimento existe? Conheça a revolução na Construção Civil que protege o Meio Ambiente Preço do Concreto Usinado para 2021: Um Guia Completo Controle Tecnológico do Concreto Como comprar Concreto Online? Empresa de concreto ou fábrica de concreto? O que uma concreteira faz? 3 motivos para comprar Concreto Usinado Concreto bombeado ou concreto bombeável? A História do Concreto Concreto Usinado com Isopor EPS Qual o preço do concreto para 2020? Como comprar concreto usinado? Concreteira: o que é? Quais as vantagens? 5 motivos para se utilizar concreto usinado Qual a importância da água para o concreto? Como calcular a quantidade de concreto? Usina de concreto: Como funciona? Como montar uma? Como encontrar uma boa concreteira? Concreto de Endurecimento Rápido Por que usar o gelo no concreto? O que é o concreto translúcido? Como evitar bicheiras no concreto? Como evitar trincas no concreto? Como aumentar a eficiência do bombeamento de concreto? Concreto Sustentável: o que é? onde utilizar? O que é o Concreto Biológico? Concreto Auto-adensável: Como e Quando utilizar? Concreto Permeável: Como e Quando utilizar? O que é o concreto? Cimento ou Concreto? Como calcular o volume de concreto para sua obra? Tudo sobre Concreto Utilização de Aditivos na preparação de Concreto Usinado Durabilidade das Estruturas de Concreto Como realizar o slump test ao receber concreto na obra? Traço de Concreto Usinado Patologias no concreto: Como prevenir? Preço do Concreto Lajes Concreto Usinado Concreto Usinado: Principais Cuidados Cimento Portland: Tipos, Composição e Aplicação Concretagem: Passo a Passo, Cuidados e Execução Retração e Dilatação do Concreto Usinado Tipos de Concreto utilizados na Construção Civil Concreto Usinado: Tire suas Dúvidas Conheça tudo sobre: Concreto Usinado Cura do Concreto Usinado: O que é? Quais são os tipos de cura? Concreto Armado: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Protendido: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Usinado: Preço e Quantidade Concreto Usinado: Dicas antes da Contratação Concreto Usinado: Como calcular a quantidade para Laje? Concreto Usinado: Vantagens e Indicações