Blog do Concreto

Utilização de Aditivos na preparação de Concreto Usinado

Utilização de Aditivos na preparação de Concreto Usinado

Como todo material, o concreto possui propriedades que atribuem a ele vantagem em alguns aspectos e desvantagens em outros, com a intenção de melhorar os pontos fracos do concreto ou agregar outras propriedades de interesse, foram desenvolvidos aditivos ao longo dos anos. Neste artigo veremos o que é um aditivo e quais os tipos mais utilizados no concreto.

O que é um aditivo de concreto?

Um aditivo nada mais é do que um produto que pode ser incorporado a outros produtos ou a uma mistura com a intenção de melhorar ou incorporar novas propriedades ao material. No caso do concreto usinado, foram desenvolvidos aditivos que atuam em propriedades específicas, são eles, os plastificantes, superplastificantes, retardadores de pega, aceleradores de pega e incorporadores de ar.

A principal vantagem em se utilizar um aditivo, é o fato de que, na maioria dos casos, uma propriedade é melhorada ou incorporada sem que isso prejudique outras características do material, como por exemplo, no concreto, os plastificantes podem aumentar o slump do material sem reduzir a resistência característica, nos próximos tópicos abordaremos como os aditivos utilizados no concreto influenciam em suas propriedades.

A utilização de aditivos no concreto trouxe grandes benefícios em termos de melhora de propriedades, redução de custos e aumento da durabilidade da estrutura, pode-se dizer que o desenvolvimento de concretos especiais como o concreto bombeável, auto-adensável e projetado, só foi possível graças a evolução dos aditivos na construção.

Aditivo de Concreto: Aditivos Plastificantes

Sabemos que a resistência do concreto está relacionada a proporção água/cimento, isso significa que quanto maior for a proporção de água por unidade de cimento, menor a resistência, e vice-versa. Em contrapartida, a relação água/cimento também está relacionada a trabalhabilidade do material, quanto menor for a quantidade de água, mais difícil de manusear o concreto.

A necessidade de se utilizar aditivos plastificantes na fabricação do concreto veio principalmente com a chegada do CAD (concreto de alto desempenho), concretos que apresentam alta resistência, em geral, tem baixo fator água/cimento e por isso tem baixa trabalhabilidade, com a incorporação de aditivos plastificantes, esse problema foi resolvido, pois, passou a ser possível melhorar a consistência do material sem aumentar a quantidade de água, garantindo assim um concreto fluido mesmo com baixa quantidade de água.

Outra vantagem importante a respeito da incorporação de plastificantes a mistura de concreto é que, com a redução de água, o concreto passa a ser mais leve e, portanto, mais econômico, e tudo isso sem perder suas características de durabilidade e resistência.

Os superplastificantes seguem a mesma ideia, eles melhoram a trabalhabilidade do concreto sem a necessidade de aumentar a quantidade de água, com a diferença de que, conseguem fazer isso de forma mais eficiente, melhorando inclusive, outras propriedades, como a resistência e a durabilidade.

Aditivo de Concreto: Aditivos Incorporadores de Ar

Os incorporadores de ar são aditivos especiais que tem a função de reduzir o peso das estruturas, com eles é possível aumentar os vazios do concreto de forma controlada, reduzindo o consumo de materiais e permitindo maior aproveitamento do seu volume.

Os aditivos que incorporam ar na mistura de concreto agregam a ele certas vantagens, como um melhor acabamento das peças após a retirada das formas, no entanto, é preciso ter cuidado para que a quantidade de aditivo não seja excessiva de modo a prejudicar a resistência do concreto, pois, com o aumento na porção de vazios, é natural que a resistência possa ser comprometida.

Uma das aplicações para os incorporadores de ar é o concreto celular, um tipo de concreto que tem como característica principal seu baixo peso específico, a grande vantagem em se utilizar incorporador de ar nesses casos é a redução controlada no peso do material.

Aditivo de Concreto: Retardadores e Aceleradores de Pega

Os retardadores de pega são aditivos que podem ser utilizados em situações muito especificas, onde o processo de concretagem é longo, e por conta disso, é interessante que a reação de hidratação do concreto comece a ocorrer com um pouco mais de atraso, essa situação é típica em concretagem de elementos muito robustos que consomem um volume muito grande de material.

Outra situação onde os retardadores de pega podem ser utilizados, é quando a logística de transporte é muito complexa, de modo que, o prazo máximo para entrega de concreto no canteiro de obras por parte das concreteiras (1h:30min) não pode ser atendido, nesses casos, é válido aumentar o tempo para o início da hidratação do concreto.

Os aceleradores de pega utilizam o princípio oposto, eles diminuem o tempo necessário para o início da pega do concreto com a intenção de aumentar o ganho de resistência do elemento estrutural nas primeiras horas após a concretagem. Os aceleradores de pega são muito utilizados como base de materiais de reparo e recuperação de estruturas, pois, nesses casos, o ganho rápido de resistência é muito importante para a logística do processo.

Conheça mais sobre Notícias de Concreto em nosso Blog ou acesse ConcretoUsinado.com.br
Para fazer parte do maior Portal de Concreto do Brasil, cadastre sua Concreteira
Ainda restou alguma dúvida? Entre em contato com a Equipe Concreto Usinado.

Revisado por Eng. Bruno Reganati em 21 de julho de 2019

Peça já um Orçamento
Grátis

Selecione o Estado e Cidade da Obra

Últimas postagens

Conheça 5 Dicas Antes de Comprar Concreto Quais são as vantagens de usar concreto pronto na obra? Preço Concreto Usinado 2022: Guia Completo Concreto sem Cimento existe? Conheça a revolução na Construção Civil que protege o Meio Ambiente Preço do Concreto Usinado para 2021: Um Guia Completo Controle Tecnológico do Concreto Como comprar Concreto Online? Empresa de concreto ou fábrica de concreto? O que uma concreteira faz? 3 motivos para comprar Concreto Usinado Concreto bombeado ou concreto bombeável? A História do Concreto Concreto Usinado com Isopor EPS Qual o preço do concreto para 2020? Como comprar concreto usinado? Concreteira: o que é? Quais as vantagens? 5 motivos para se utilizar concreto usinado Qual a importância da água para o concreto? Como calcular a quantidade de concreto? Usina de concreto: Como funciona? Como montar uma? Como encontrar uma boa concreteira? Concreto de Endurecimento Rápido Por que usar o gelo no concreto? O que é o concreto translúcido? Como evitar bicheiras no concreto? Como evitar trincas no concreto? Como aumentar a eficiência do bombeamento de concreto? Concreto Sustentável: o que é? onde utilizar? O que é o Concreto Biológico? Concreto Auto-adensável: Como e Quando utilizar? Concreto Permeável: Como e Quando utilizar? O que é o concreto? Cimento ou Concreto? Como calcular o volume de concreto para sua obra? Tudo sobre Concreto Utilização de Aditivos na preparação de Concreto Usinado Durabilidade das Estruturas de Concreto Como realizar o slump test ao receber concreto na obra? Traço de Concreto Usinado Patologias no concreto: Como prevenir? Preço do Concreto Lajes Concreto Usinado Concreto Usinado: Principais Cuidados Cimento Portland: Tipos, Composição e Aplicação Concretagem: Passo a Passo, Cuidados e Execução Retração e Dilatação do Concreto Usinado Tipos de Concreto utilizados na Construção Civil Concreto Usinado: Tire suas Dúvidas Conheça tudo sobre: Concreto Usinado Cura do Concreto Usinado: O que é? Quais são os tipos de cura? Concreto Armado: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Protendido: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Usinado: Preço e Quantidade Concreto Usinado: Dicas antes da Contratação Concreto Usinado: Como calcular a quantidade para Laje? Concreto Usinado: Vantagens e Indicações