Blog do Concreto

Preço Concreto Usinado 2022: Guia Completo

Preço Concreto Usinado 2022: Guia Completo

Espera-se que o ano de 2022 seja marcado por uma maior retomada das obras, sejam aquelas maiores ou aquelas de porte menor. Diversos investimentos que estiveram represados ao longo dos últimos dois anos devido à pandemia devem ser reiniciados ou começados ao longo do próximo ano.

Porém, quando falamos de construção e de obras, logo associamos ao uso do concreto. Por ele ser tão fundamental, é necessário encontrar formas para economizar, mas sem abdicar de padrões de qualidade. Para ajudar a fazer as previsões de orçamento, criamos um Guia Completo sobre preço concreto usinado 2022.

Contextualização do mercado de cimenteiras para 2022

Antes de falarmos sobre a média do preço do concreto usinado para 2022, é importante traçar um panorama do setor da construção civil e do mercado de cimenteiras para o próximo ano.

A construção civil para 2022

Ao longo de 2021, o setor se manteve em alta mesmo durante a pandemia. O Portal G1 explica que, de acordo com os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados em setembro, o setor cresceu 2,7% no segundo trimestre de 2021, mesmo com a economia nacional se mantendo em relativa estabilidade. Para 2022, a expectativa é que o setor se mantenha em alta, apesar da possibilidade de recessão econômica.

Ainda para 2022, espera-se também o aumento dos investimentos represados. O que é isso? Durante a pandemia, muitas empresas e organizações preferiram não fazer grandes investimentos que devem ser feitos a partir de 2022, conforme as restrições estão sendo diminuídas.

Porém, é preciso levar em consideração alguns grandes desafios para o próximo ano: a escassez de insumos. É possível que a construção civil possa enfrentar a falta de matéria-prima.

É importante lembrar que a falta de insumos causa grandes impactos na construção civil, aumentando os seus custos que já vêm de um período de alta acumulada: entre outubro de 2020 e outubro de 2021, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) para materiais e equipamentos chegou a acumular 30,24%.

Varejo da construção civil e o mercado de cimenteiras para 2022

Os dados do Termômetro Anamacomostram que o varejo do setor de material de construção tende a encerrar 2021 com crescimento de 16% (em comparação com 2020).

O varejo de materiais de construção vai encerrar 2021 com quase o triplo de crescimento dos demais varejos que, somados, devem ficar em 5,5%. O varejo de materiais de construção tende a crescer 1,5% em 2022.

Em relação ao preço, apesar dos aumentos vistos ao longo de 2021, a análise produzida pelo FGV/IBRE para o SindusCon-SPmostra que essa alta está em desaceleração. Assim, de acordo com o estudo, o INCC-M de setembro registrou a mesma variação de agosto: 0,56%. Desta forma, a expectativa é que já se tenha chegado ao ponto mais alto de preços. Portanto, a estimativa agora é de estabilidade ou até redução desses valores em 2022.

Especificamente sobre o mercado das cimenteiras, a desaceleração das vendas de cimento no mercado brasileiro desde junho de 2021 vem se confirmando a cada mês, embora o ano deva terminar com alta na faixa de 5% a 6% ante o resultado de 2020, que atingiu 11%, de acordo com o Portal Valor. De janeiro a novembro de 2021, o volume comercializado somou 60 milhões de toneladas, com alta de 7% sobre igual período.

E o preço concreto usinado 2022? Está curioso para saber mais detalhes? Vamos lá, então!

Preço concreto usinado 2022: o que esperar?

Depois de analisar o contexto do setor da construção civil, do varejo da construção civil e das cimenteiras, é importante entender quais são as expectativas de preço concreto usinado 2022.

Mas, antes, vamos diferenciar o concreto usinado do concreto tradicional virado na própria obra.

Concreto usinado e concreto convencional: quais são as principais diferenças?

Especificamente, o termo concreto usinado é o termo popular para o concreto dosado em central (CDC). Ou seja, é aquele preparado em empresas concreteiras e transportado até o canteiro por caminhões betoneiras. Há um padrão a ser seguido: os requisitos do concreto usinado estão estipulados na NBR 7212.

E quais são os principais benefícios em utilizar o concreto usinado em uma obra?

  • maior racionalização do uso de insumos, pois existe um controle rígido na quantidade de cada um dos componentes feitos pela concreteira, tais como areia, brita, cimento e os aditivos;
  • maior economicidade em relação à mão de obra;
  • maior controle na qualidade do concreto com testes e análises laboratoriais;
  • garantia da qualidade e padrão do concreto usinado devido, principalmente, ao rígido controle adotado pelas centrais dosadoras, ou seja, as concreteiras;
  • homogeneidade na mistura, uma vez que é preparado em usinas com dosagens controladas.

concreto convencional é aquele virado na própria obra. No caso, o concreto recebe esse nome por ser produzido a partir de uma mistura padrão de água, cimento, areia e brita, sem a adição de aditivos. No caso do concreto convencional virado na própria obra, a resistência pode variar de 10 a 40 Mpa. Além disso, é importante lembrar que o controle dos padrões de qualidade acaba sendo menos rígido.

E o que pode influenciar o preço concreto usinado 2022?

É importante lembrar que muitas variáveis podem influenciar o preço concreto usinado em 2022. Dentre estes fatores, têm-se como os principais: os custos relacionados com a matéria-prima (sendo o cimento um dos maiores “vilões”) e o preço do transporte do concreto usinado.

Como vimos anteriormente, devido à alta dos preços do cimento ao longo de 2021, é bem possível que este aumento se mantenha ao longo de 2022.

Já em relação ao transporte de concreto usinado, é possível tentar uma redução de custos mais acentuada por meio de uma escolha mais inteligente do fornecedor de concreto usinado. Ou seja, é possível encontrar um preço mais alto para concreto usinado em 2022.

Mas para você ter uma ideia de intervalos de valores do preço concreto usinado 2022, o valor pode variar, em média, entre R$400 a R$780 o m³.

Para encontrar o menor preço, é importante solicitar orçamentos para concreteiras mais próximas da respectiva obra, não é mesmo?! A forma mais fácil e mais rápida de fazer essa pesquisa e comparação é utilizando uma plataforma ou portal que integre diversas concreteiras de todas as regiões do Brasil.

Assim, se você está procurando concreto usinado, certamente você vai encontrar aqui o que você procura, sempre com muita rapidez, máxima qualidade e o menor preço.

O Concreto Usinado é um portal de concreto pronto e de aproximação entre centrais de concreto especializadas e as obras. Tudo isso é feito de maneira muito rápida e simples. Por meio da nossa plataforma, é possível receber orçamentos personalizados para a demanda de cada obra, sempre levando em consideração a otimização em relação à distância e os menores preços do mercado.

Quer continuar acompanhando as novidades, notícias sobre concreto pronto e dicas para a sua obra?

Acesse nosso blog do concreto e não perca nenhum dos nossos posts. Para mais informações, entre em contato agora mesmo conosco.

Peça já um Orçamento
Grátis

Selecione o Estado e Cidade da Obra

Últimas postagens

Conheça 5 Dicas Antes de Comprar Concreto Quais são as vantagens de usar concreto pronto na obra? Preço Concreto Usinado 2022: Guia Completo Concreto sem Cimento existe? Conheça a revolução na Construção Civil que protege o Meio Ambiente Preço do Concreto Usinado para 2021: Um Guia Completo Controle Tecnológico do Concreto Como comprar Concreto Online? Empresa de concreto ou fábrica de concreto? O que uma concreteira faz? 3 motivos para comprar Concreto Usinado Concreto bombeado ou concreto bombeável? A História do Concreto Concreto Usinado com Isopor EPS Qual o preço do concreto para 2020? Como comprar concreto usinado? Concreteira: o que é? Quais as vantagens? 5 motivos para se utilizar concreto usinado Qual a importância da água para o concreto? Como calcular a quantidade de concreto? Usina de concreto: Como funciona? Como montar uma? Como encontrar uma boa concreteira? Concreto de Endurecimento Rápido Por que usar o gelo no concreto? O que é o concreto translúcido? Como evitar bicheiras no concreto? Como evitar trincas no concreto? Como aumentar a eficiência do bombeamento de concreto? Concreto Sustentável: o que é? onde utilizar? O que é o Concreto Biológico? Concreto Auto-adensável: Como e Quando utilizar? Concreto Permeável: Como e Quando utilizar? O que é o concreto? Cimento ou Concreto? Como calcular o volume de concreto para sua obra? Tudo sobre Concreto Utilização de Aditivos na preparação de Concreto Usinado Durabilidade das Estruturas de Concreto Como realizar o slump test ao receber concreto na obra? Traço de Concreto Usinado Patologias no concreto: Como prevenir? Preço do Concreto Lajes Concreto Usinado Concreto Usinado: Principais Cuidados Cimento Portland: Tipos, Composição e Aplicação Concretagem: Passo a Passo, Cuidados e Execução Retração e Dilatação do Concreto Usinado Tipos de Concreto utilizados na Construção Civil Concreto Usinado: Tire suas Dúvidas Conheça tudo sobre: Concreto Usinado Cura do Concreto Usinado: O que é? Quais são os tipos de cura? Concreto Armado: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Protendido: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Usinado: Preço e Quantidade Concreto Usinado: Dicas antes da Contratação Concreto Usinado: Como calcular a quantidade para Laje? Concreto Usinado: Vantagens e Indicações