Blog do Concreto

Empresa de concreto ou fábrica de concreto? O que uma concreteira faz?

Empresa de concreto ou fábrica de concreto? O que uma concreteira faz?

O concreto é um material que possui propriedades fantásticas, uma de suas principais características é a capacidade de se moldar a qualquer superfície enquanto está no estado líquido, e manter a forma depois de endurecer, isso permitiu que a Industria criasse uma série de produtos à base de concreto. Neste artigo, vamos conhecer um pouco sobre as concreteiras, que para muitos, são chamadas de empresas de concreto ou fábricas de concreto. Saiba quais são os principais produtos criados para atender a demanda na construção civil e quais são as empresas relacionadas a cada atividade.

O que uma empresa de concreto faz?

Em diversos momentos na construção civil, nos deparamos com situações onde o concreto é imprescindível, desde a base da edificação até o acabamento o concreto está presente. Devido a importância do concreto no contexto da construção civil, várias empresas foram sendo criadas para atender demandas específicas da obra.

O tipo de empresa mais comum associada ao concreto são as concreteiras ou usinas de concreto, elas fornecem concreto usinado pronto para a obra, no entanto, elas não são as únicas empresas que tem o concreto como produto principal. Outras empresas que também atuam no ramo da construção são as empresas de pré-fabricados, blocos de concreto estrutural, pisos de concreto, pisos de concreto, entre outros.

Concreteira ou usina de concreto?

As usinas de concreto são empresas que tem como principal atividade, a venda de concreto usinado para o cliente final, que em geral são: engenheiros e construtores responsáveis pela obra, que respondem por uma empresa de construção civil.

A mistura de cimento, agregados e água para a obtenção do concreto usinado é realizada em usinas de concreto e, de acordo com a NBR 7212/2012 (Execução de concreto dosado em central – Procedimento), pode ser transportada para as obras em caminhões betoneiras ou em veículos que não possuem equipamentos de agitação.

A unidade de volume de entrega é o metro cúbico (m3) e deve ser medida após o adensamento e enquanto estiver fresco. O concreto usinado também é conhecido como concreto dosado em central (CDC). É muito utilizado em grandes centros urbanos, onde o espaço físico e o volume necessário de concreto no canteiro de obras restringe a produção dentro da obra.

Na hora de entregar o concreto que foi solicitado, existem alguns procedimentos que são de responsabilidade da usina de concreto responsável, por isso, as empresas deste setor devem estar de acordo com as normas técnicas vigentes para exercer a atividade profissional, isso envolve não só as características do concreto usinado vendido aos clientes, com também as condições de transporte e do caminhão betoneira que será usado. A NBR 7212:2012 estabelece algumas exigências especificas para o uso do caminhão betoneira por parte das empresas de concreto, que vão desde a homogeneização do material até a entrega no local da obra.

Pré-moldados

As empresas de concreto que atuam na fabricação de pré-moldados crescem a cada dia no Brasil e no mundo. Esta é uma grade tendência na construção, utilizar de peças prontas que vem da Industria para agilizar o tempo de obra.

Um dos benefícios mais importantes dos pré-moldados de concreto é o alto controle de qualidade da fabricação. Todas as peças são feitas em um local apropriado, plano, seguro e com um fácil acesso para todos. Isso faz com que todo o processo possa ser executado com mais precisão, garantindo, assim, uma peça de altíssima qualidade com o formato e todos os detalhes corretos.

As peças feitas de concreto pré-moldado oferecem uma grande versatilidade devido às diversas possibilidades de finalização, cores e formas especiais. Além disso, a capacidade de modelagem permite que arquitetos reproduzam com facilidade vários detalhes ou utilizem acabamentos com outros materiais, como pedras decorativas.Outra característica do concreto pré-moldado é que ele é um material capaz de durar muitos anos. Como seu processo produtivo é mais cuidadoso em relação ao concreto moldado in loco, o produto final tem mais qualidade. Além de que, usualmente, as resistências de concretos pré-moldados são mais altas do que concretos usinados, por causa de seu projeto, o que proporciona maior durabilidade.

Blocos de concreto estrutural

Existem empresas especializadas na fabricação e venda de blocos de concreto estrutural. O bloco de concreto estrutural é, basicamente, uma peça desenvolvida a partir da mistura de água, cimento e outros elementos agregados. Quando finalizado, esse material é utilizado como o alicerce da obra, dando forma e suportando todos os pesos da construção.

O bloco estrutural é altamente resistente, principalmente, quando comparado ao cerâmico. Isso faz com que haja menos perda de material, além da diminuição do entulho. Inclusive, por conta da sua excelente resistência, essas peças oferecem isolação contra várias espécies de insetos. Ou seja, boa parte das obras que utilizam esse material não enfrentarão problemas com cupins, como acontece com as estruturas de madeira.

Pisos de concreto

Outro ramo de atividade envolvendo concreto são as empresas que fabricam pisos de concreto, seja por sua estética ou sua praticidade, os pisos de concreto estão ganhando cada vez mais espaço nas construções. Muito populares em calçadas, garagens e ambientes externos, eles estão sendo cada vez mais aplicados também nas casas, lojas, empresas e, enfim, ambientes internos em geral. Os tipos de piso mais comuns são: Concreto Intertravado, lajotas de concreto e concreto polido.

Os pisos de concreto intertravados são muito utilizados em calçadas e espaços públicos em geral. Compõem-se basicamente de blocos de concreto pré-fabricados, que podem ser encontrados em diversos tamanhos, tipos e cores. É um revestimento sustentável, antiderrapante e que previne enchentes pois evita a impermeabilização do solo. Uma ótima e bonita opção para ambientes externos. Sua instalação é fácil e dispensa armadura, assim como são resistentes e têm fácil manutenção. Para sua limpeza, basta utilizar água e sabão.

Existem pisos que são compostos por lajotas de concreto, geralmente com algum tipo de desenho. Elas podem ser coloridas ou naturais, possuindo formas e desenhos de diversos tipos. São pisos de concreto decorativos e ideais para quem procura montar algum tipo de estética, sendo mais utilizados em jardins e calçadas. Estes, são bem resistentes e possuem função antiderrapante. Também existem lajotas táteis, que são extremamente necessárias para sinalização, acessibilidade e segurança, sendo utilizadas em ambientes públicos.

Quer saber mais sobre concreto? Conheça o nosso Blog do Concreto
Cadastre sua Concreteira agora mesmo e faça parte do maior Portal do Concreto do Brasil,

Precisa concretar? Atuamos com concreto em todo Brasil. Faça seu pedido já! É Gratuito!

Revisado por Eng. Bruno Reganati em 18 de julho de 2020

Peça já um Orçamento
Grátis

Selecione o Estado e Cidade da Obra

Últimas postagens

Conheça 5 Dicas Antes de Comprar Concreto Quais são as vantagens de usar concreto pronto na obra? Preço Concreto Usinado 2022: Guia Completo Concreto sem Cimento existe? Conheça a revolução na Construção Civil que protege o Meio Ambiente Preço do Concreto Usinado para 2021: Um Guia Completo Controle Tecnológico do Concreto Como comprar Concreto Online? Empresa de concreto ou fábrica de concreto? O que uma concreteira faz? 3 motivos para comprar Concreto Usinado Concreto bombeado ou concreto bombeável? A História do Concreto Concreto Usinado com Isopor EPS Qual o preço do concreto para 2020? Como comprar concreto usinado? Concreteira: o que é? Quais as vantagens? 5 motivos para se utilizar concreto usinado Qual a importância da água para o concreto? Como calcular a quantidade de concreto? Usina de concreto: Como funciona? Como montar uma? Como encontrar uma boa concreteira? Concreto de Endurecimento Rápido Por que usar o gelo no concreto? O que é o concreto translúcido? Como evitar bicheiras no concreto? Como evitar trincas no concreto? Como aumentar a eficiência do bombeamento de concreto? Concreto Sustentável: o que é? onde utilizar? O que é o Concreto Biológico? Concreto Auto-adensável: Como e Quando utilizar? Concreto Permeável: Como e Quando utilizar? O que é o concreto? Cimento ou Concreto? Como calcular o volume de concreto para sua obra? Tudo sobre Concreto Utilização de Aditivos na preparação de Concreto Usinado Durabilidade das Estruturas de Concreto Como realizar o slump test ao receber concreto na obra? Traço de Concreto Usinado Patologias no concreto: Como prevenir? Preço do Concreto Lajes Concreto Usinado Concreto Usinado: Principais Cuidados Cimento Portland: Tipos, Composição e Aplicação Concretagem: Passo a Passo, Cuidados e Execução Retração e Dilatação do Concreto Usinado Tipos de Concreto utilizados na Construção Civil Concreto Usinado: Tire suas Dúvidas Conheça tudo sobre: Concreto Usinado Cura do Concreto Usinado: O que é? Quais são os tipos de cura? Concreto Armado: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Protendido: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Usinado: Preço e Quantidade Concreto Usinado: Dicas antes da Contratação Concreto Usinado: Como calcular a quantidade para Laje? Concreto Usinado: Vantagens e Indicações