Blog do Concreto

Usina de concreto: Como funciona? Como montar uma?

Usina de concreto: Como funciona? Como montar uma?

Geralmente, as pessoas pesquisam por usina de concreto por alguns dos motivos: querem montar uma empresa de concreto, saber mais sobre algum tipo de concreto, ou precisam de concreto usinado para sua obra e procuram a central de concreto mais próxima. Seja qual for o seu interesse, nós reunimos aqui algumas informações úteis.

As usinas de concreto funcionam como uma espécie de padronização do produto final: o concreto usinado, com objetivo de manter a qualidade e cumprimento de normas de segurança. Este é o caso da NBR 7212/2012, que trata exclusivamente sobre a produção de concreto dosado em central.

Além desta acima, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) conta com uma série de outros procedimentos que devem ser adotados, tanto para o serviço de preparação da argamassa de concreto, quanto para o uso do concreto em território brasileiro.

Se você é engenheiro civil, certamente já deve ter estudado sobre tais normas. Contudo, caso seja apenas um entusiasta sobre o tema, aprofunde seus estudos em cada órgão de acordo com a sua necessidade.

Por que contratar uma usina de concreto?

Um dos motivos que leva empreiteiras e engenheiros a recorrer ao serviço de uma usina de concreto em todo o Brasil é a falta de espaço livre nos canteiros de obras. Principalmente nas grandes cidades, os terrenos disponíveis são bem otimizados e sobra pouco espaço para manuseio de máquinas e equipamentos. Além disso, o concreto feito manualmente, não garante uniformidade de traço e garantia de qualidade como o concreto dosado em central.

Logo, atuar com uma usina de concreto de confiança para preparar o concreto com garantia, qualidade e prazo, é uma boa estratégia. Segurança quanto a especificação técnica do concreto é outro benefício de quem contrata uma concreteira para fornecimento do material.

A preparação do concreto na obra pode ter complicações por falta de mão de obra qualificada e dificilmente vai manter um padrão do início ao fim do trabalho. Mesmo que a obra possua uma usina de concreto móvel, o controle é indispensável para garantir as quantidades do traço de concreto elaborado para atingir a resistência necessária.

Ao atuar com uma concreteira, não quer dizer para você ficar totalmente tranquilo. Todos os cuidados no recebimento do concreto, devem ser tomados para garantir a qualidade do material.

A orientação dos mais experientes é sempre conferir o lacre da betoneira se corresponde ao que foi pedido e também realizar ensaios de abatimento do concreto, também conhecido como slump test, ideal para medir a sua consistência.

Por fim, tenha um cuidado especial quanto a distância da usina de concreto e a obra que você está gerenciando. Aqui no portal Concreto Usinado sempre recomendamos uma distância de até 35 km. Para algumas cidades como São Paulo, com trânsito intenso, essa distância se reduz até 15 km.

Esse cuidado é necessário para evitar que o concreto chegue vencido na obra ou que seja adicionado um volume de água superior ao necessário, comprometendo a resistência do mesmo. Caso seja necessário o uso de bomba de concreto, algumas usinas de concreto oferecem o serviço de bombeamento, o que ajuda agilizar todo o processo. Pense nesses benefícios ao avaliar uma boa fornecedora para sua obra.

Leia também: Como aumentar a eficiência do bombeamento de concreto?

Ah, mas você está pesquisando sobre usinas de concreto e tem interesse em investir em uma? Veja abaixo alguns cuidados e dicas para alcançar esse objetivo.

Como montar uma central de concreto?

Não iremos tratar sobre licenças, autorizações de estados ou municípios, ARTs, etc. Nosso objetivo é apresentar alguns tópicos que podem te ajudar a definir o futuro do negócio.

O primeiro ponto a ser avaliado é o potencial de necessidade do concreto usinado na região em que pretende estabelecer a usina. Existe demanda? Avalie se existem planos de grandes empreendimentos, rodovias, condomínios e outros potenciais consumidores de concreto.

É muito importante realizar uma pesquisa regional e verificar se já existe alguma concreteira atuando na região e se o mercado comporta um volume maior de empresas de concreto. Se houver alguma usina de concreto já instalada, vale observar o volume de caminhões disponíveis e o fluxo de atendimento, saída e entrada de caminhões.

Avalie as diversas formas que o produto pode ser comercializado. Por exemplo, a sua usina de concreto pode se especializar em diversos diferentes tipos de concreto e atender qualquer uma das demandas abaixo:

  • Concreto de Alto Desempenho;
  • Concreto Bombeável;
  • Concreto Colorido;
  • Concreto Convencional;
  • Concreto Marítimo;
  • Concreto Alto Adensável;
  • Concreto com Fibras;
  • Concreto Impermeável;

Usina de concreto móvel

Uma área de atuação que pode te diferenciar dos concorrentes é o atendimento dentro de canteiros de obras. Ao invés da usina de concreto atender o varejo, com diversos clientes, ela atende apenas um único, porém, com volume considerável.

Com a montagem de uma usina de concreto móvel, a empresa cliente vai ter alguns benefícios, tais como:

  • Produção sob medida;
  • Controle da qualidade do concreto;
  • Menor custo logístico (elimina o transporte);
  • Menor custo do produto;
  • Agilidade.

Logicamente a central móvel é indicada para obras com alto volume de concreto, em locais que não possuem bons acessos e disponibilidade de usinas de concreto fixas. Também, nesta modalidade, a cada obra concluída, todo equipamento deverá ser mobilizado para um novo canteiro de obras.

Consiga novos clientes com o Portal do Concreto Usinado

Bruno Reganati, engenheiro, criou o site para levar inovação e fortalecer o segmento de concreto usinado no Brasil. Com um tráfego qualificado de interessados em contratar o serviço em todo o país, o consumidor pode preencher um breve formulário para receber orçamento da usina de concreto mais próxima da sua obra.

Ou seja, se você pretende entrar neste mercado, uma decisão estratégica é fazer agora o seu cadastro e começar a receber pedidos de orçamento por e-mail.

Cadastre agora a sua concreteira aqui!

Além de aprender mais sobre as usinas de concreto, aproveite para ler outros conteúdos que preparamos especialmente para você:

Se você gostou do nosso conteúdo e acredita que ele possa ser útil para um amigo, compartilhe agora com ele por meio das redes sociais!

Conheça mais sobre Concreto em nosso Blog do Concreto

Revisado por Eng. Bruno Reganati em 12 de fevereiro de 2020

Peça já um Orçamento
Grátis

Selecione o Estado e Cidade da Obra

Últimas postagens

Conheça 5 Dicas Antes de Comprar Concreto Quais são as vantagens de usar concreto pronto na obra? Preço Concreto Usinado 2022: Guia Completo Concreto sem Cimento existe? Conheça a revolução na Construção Civil que protege o Meio Ambiente Preço do Concreto Usinado para 2021: Um Guia Completo Controle Tecnológico do Concreto Como comprar Concreto Online? Empresa de concreto ou fábrica de concreto? O que uma concreteira faz? 3 motivos para comprar Concreto Usinado Concreto bombeado ou concreto bombeável? A História do Concreto Concreto Usinado com Isopor EPS Qual o preço do concreto para 2020? Como comprar concreto usinado? Concreteira: o que é? Quais as vantagens? 5 motivos para se utilizar concreto usinado Qual a importância da água para o concreto? Como calcular a quantidade de concreto? Usina de concreto: Como funciona? Como montar uma? Como encontrar uma boa concreteira? Concreto de Endurecimento Rápido Por que usar o gelo no concreto? O que é o concreto translúcido? Como evitar bicheiras no concreto? Como evitar trincas no concreto? Como aumentar a eficiência do bombeamento de concreto? Concreto Sustentável: o que é? onde utilizar? O que é o Concreto Biológico? Concreto Auto-adensável: Como e Quando utilizar? Concreto Permeável: Como e Quando utilizar? O que é o concreto? Cimento ou Concreto? Como calcular o volume de concreto para sua obra? Tudo sobre Concreto Utilização de Aditivos na preparação de Concreto Usinado Durabilidade das Estruturas de Concreto Como realizar o slump test ao receber concreto na obra? Traço de Concreto Usinado Patologias no concreto: Como prevenir? Preço do Concreto Lajes Concreto Usinado Concreto Usinado: Principais Cuidados Cimento Portland: Tipos, Composição e Aplicação Concretagem: Passo a Passo, Cuidados e Execução Retração e Dilatação do Concreto Usinado Tipos de Concreto utilizados na Construção Civil Concreto Usinado: Tire suas Dúvidas Conheça tudo sobre: Concreto Usinado Cura do Concreto Usinado: O que é? Quais são os tipos de cura? Concreto Armado: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Protendido: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Usinado: Preço e Quantidade Concreto Usinado: Dicas antes da Contratação Concreto Usinado: Como calcular a quantidade para Laje? Concreto Usinado: Vantagens e Indicações