Blog do Concreto

Concreto Usinado

Concreto Usinado

Chamamos de concreto usinado o material resultante da mistura do cimento com água, areia, brita e aditivos, realizado por empresas com equipamentos especializados que garantem o controle rigoroso da proporção e mistura dos materiais e consequentemente da qualidade do concreto produzido.

Concreto Usinado

Uma das causas dos problemas encontrados nas obras do Brasil é a má qualidade do concreto empregado na construção. Isso se deve ao fato de que em muitas obras, especialmente as pequenas, o concreto é feito no próprio local sem o mínimo controle de qualidade, a dosagem de materiais fica sob responsabilidade do pedreiro ou servente, desta forma, não é possível garantir que o concreto terá as características necessárias para durar os 50 anos que a NBR 6118:2014 prevê.

Uma das propriedades que influenciam na durabilidade do concreto usinado é o fck (resistência característica a compressão aos 28 dias), este depende de algumas variáveis, entre elas a classe do cimento, tamanho dos agregados (areia e brita), relação água/cimento e a presença ou não de aditivos. Essa propriedade é muito importante, pois, o engenheiro responsável pela estrutura define a geometria e as características do concreto a ser utilizado nos elementos estruturais durante o projeto, buscando garantir que todas as condições estabelecidas pela NBR 6118:2014 relacionadas a resistência, segurança e durabilidade sejam atendidas, logo, se o concreto não tiver as características definidas em projeto, não há como garantir o atendimento as normas.

Uma alternativa para evitar o problema é o uso do concreto usinado, também conhecido como concreto dosado em central (CDC), que é, segundo a NBR 7212:2012, o concreto dosado e misturado por equipamentos específicos como o caminhão betoneira, e transportado para o local da obra antes do início da pega. Este material possui os mesmos componentes básicos do concreto comum (cimento, areia, brita, água), a diferença principal está no processo de homogeneização, que é feito com equipamentos de qualidade que permitem um ótimo controle sobre a proporção dos materiais envolvidos, garantindo assim que o concreto tenha as propriedades pretendidas.

Se deseja ter uma ideia sobre valores de concreto usinado para lajes e piso, confira nosso post clicando aqui.

Concreto Usinado: Importância

O principal motivo pelo qual o concreto usinado deve ser utilizado é a confiabilidade e a uniformidade do material a ser entregue, desta forma, se você precisar de dez caminhões de concreto de 25 Mpa, tem a garantia de que vai receber isso na sua obra, no dia determinado. Isso é importante na concretagem de uma laje muito grande por exemplo, o concreto aplicado ao longo da laje deve ter propriedades semelhantes, pois elementos de placa sofrem grandes alongamentos sob efeito de variação de temperatura, deste modo, se a laje conter concretos com propriedades diferentes, é certo que haverá surgimento de trincas e fissuras no encontro destes materiais.

O concreto usinado é ideal para obras de médio e grande porte devido aos volumes de concreto utilizados nesse tipo de obra. Em obras muito pequenas sua utilização não é muito comum, pois, em geral, esse tipo de obra não consome grandes volumes de concreto de uma única vez inviabilizando na maioria dos casos seu uso.

Se deseja conhecer um pouco sobre tipos de concreto, clique aqui.

Concreto Usinado: Vantagens

Há muitas vantagens em utilizar o concreto usinado, uma delas é possibilidade de se obter concretos de alta resistência, com isso, o engenheiro estrutural pode criar estruturas mais esbeltas, pois sabe que pode especificar um concreto de resistência característica maior e compra-lo em concreteiras especializadas, outras vantagens para o concreto usinado são:

  • Maior controle da qualidade do concreto;
  • Redução do desperdício de materiais;
  • Aumento da produtividade no canteiro de obras;
  • Redução no espaço físico necessário para armazenamento de materiais no canteiro de obras;
  • Possibilidade de realizar a concretagem de elementos estruturais muito robustos (grandes lajes e blocos de fundação) em um único dia.

Concreto Usinado: Desvantagens

Existem algumas desvantagens no uso do concreto usinado, como por exemplo a necessidade de um pedido com volume mínimo de concreto, a NBR 7212:2012 estabelece que o pedido mínimo de concreto usinado seja de 3m³ com o caminhão betoneira, desta forma, em obras muito pequenas, seu uso acaba não sendo muito vantajoso. Outras desvantagens são:

  • Possibilidade de atraso na entrega devido a imprevistos no transito;
  • Custo relativamente maior;

Concreto Usinado: Planejamento

Os cuidados com o recebimento de concreto usinado devem começar antes da chegada do caminhão betoneira no canteiro de obras, neste sentido planejar todo o processo é essencial, principalmente quando o volume de concreto pedido é elevado. Em relação ao planejamento dois pontos são importantes, a quantidade real de material necessário e a logística do transporte.

Apesar de parecer óbvio a necessidade de saber quanto concreto será preciso, este é um ponto relevante a ser considerado com a devida atenção. O volume de concreto usinado permite prever o número de caminhões necessários e a forma como a chegada deles no canteiro será feita, isso evita que por erro de planejamento, a concretagem seja interrompida por longos períodos por falta de material por exemplo.

Outro cuidado importante em relação ao planejamento é a logística no transporte, como o concreto não pode ficar no caminhão por muito tempo, é preciso cuidar para que o transporte do material seja feito de forma rápida e precisa, o profissional responsável deve prever o tempo de transporte, além de considerar os possíveis problemas com o trânsito, a ideia é garantir que o tempo de transporte não seja superior ao início da pega do concreto, além disso a NBR 7212 estabelece que o tempo máximo de transporte feito em caminhão betoneira deve ser de 1h:30min, portanto, quando o assunto é logística, todo cuidado é pouco.

Concreto Usinado: Características

Quando o concreto usinado chega no canteiro de obras, ele não deve ser utilizado imediatamente, é preciso realizar a conferência de documentos e características do material para garantir que o que está sendo entregue é exatamente aquilo que foi pedido.

Em relação a conferencia dos documentos, é importante verificar se o concreto entregue corresponde as especificações do pedido, alguns pontos importantes a se considerar neste documento são: dados do cliente, endereço da obra, volume de concreto, classe de abatimento, resistência característica, horário de carregamento, entre outros.

Em relação as características do concreto, é preciso estar atento a duas propriedades, a consistência e a resistência. Para verificar se a consistência do material é equivalente a especificada no pedido é preciso realizar o teste de “slump”, que pode ser feito medindo o abatimento do tronco de cone especificado pela NBR NM 67, a ideia é conferir o abatimento verificado com as informações descritas no pedido.

Quanto a resistência, é preciso garantir que o concreto entregue tenha resistência característica igual ou superior a contratada, isso pode ser feito através de ensaios com amostras obtidas durante a operação de concretagem, coletando corpo de prova, em conformidade com o item 6 da NBR 12665.

Se alguma das recomendações citadas não for atendida, a durabilidade do concreto usinado estará comprometida, e o cliente tem o direito de rejeitar o concreto. Para evitar problemas futuros, é importante que o profissional responsável pelo recebimento tenha a competência necessária para a correta avaliação do material entregue.

Concreto Usinado: Compra

As características do concreto também são fatores relevantes para a concretagem, ao comprar concreto usinado o consumidor pode especificar algumas propriedades do material que vão influenciar durante o preenchimento das formas como por exemplo a fluidez, a dimensão dos agregados e a resistência (que influencia no peso específico do concreto).

Para evitar problemas com o preenchimento das formas é necessário prever as características do concreto a ser comprado antes de se preparar as formas e a armadura do elemento estrutural, isso garante que não vai haver problemas entre o diâmetro dos agregados maiores (brita) e o espaçamento entre os estribos da armadura por exemplo. Antes de despejar o concreto nas formas é sensato realizar a conferencia das formas e armaduras, isso pode ser feito por um profissional habilitado, a ideia é evitar que o preenchimento das formas com concreto seja interrompido.

Concreto Usinado: Entrega e Recebimento

É importante que o profissional responsável pelo pedido de concreto usinado procure adquiri-lo em concreteiras próximas ao local da obra, pois, a norma estabelece que o tempo máximo de transporte entre o início da mistura e a chegada na obra deve ser de 90 minutos para o caso de transporte com o caminhão betoneira. Logo após a chegada na obra, o lançamento e adensamento do concreto deve ocorrer em até 30 minutos, portanto, tanto a empresa contratada quanto o contratante devem se planejar para que não haja problemas nesse período, de qualquer forma, se a empresa ultrapassar o tempo máximo estipulado pela norma, o contratante pode recusar o concreto se achar que deve, ou então aceita-lo, tirando a responsabilidade da concreteira em relação as características do concreto entregue.

Em relação ao recebimento do concreto, o profissional responsável deve fazer a conferencia do material, verificando se as informações presentes no documento de entrega são compatíveis com as informações do pedido, caso contrário, o profissional pode recusar o concreto.

Algumas informações contidas no documento de entrega exigem uma conferência mais elaborada, uma delas é o volume entregue, o item 5.3.2 da NBR 7212:2012 estabelece a forma como deve ser feita essa verificação. Outra verificação importante é a classe de consistência, que pode ser feita por meio do teste de slump do concreto.

Concreto Usinado: Dúvidas

Como é preparado o concreto?


O concreto é preparado selecionando os insumos para a mistura dos agregados, entre eles, o cimento estrutural, areia isenta de material orgânico, brita, água potável e aditivo. Os agregados são misturados e homogeneizados a partir de um traço pré-determinado, preferencialmente em uma betoneira.


Para que serve o concreto usinado?


O concreto usinado é utilizado na construção de lajes, pisos, vigas, pilares e outros elementos estruturais, com a vantagem, quando comparado ao concreto batido em obra, de possuir maior homogeneidade e controle de qualidade graças ao uso de equipamentos especializados.


Qual é o preço do m³ de concreto usinado?


O preço do concreto usinado pode variar em função da distância de transporte dos insumos, qualidade dos agregados, e da resistência do concreto pretendido. Podemos utilizar como exemplo um concreto de 25 mpa. na região de São Paulo custa cerca de R$300,00 por metro cúbico.


4. Qual o preço de um caminhão de concreto?


O preço de um caminhão de concreto varia de acordo com a capacidade do caminhão e o preço por metro cúbico de concreto, por exemplo, um caminhão de 8m³ de concreto com resistência de 25Mpa custa cerca de R$2.000,00.


5. Qual o preço do metro quadrado de piso de concreto usinado?


O piso de concreto usinado é encontrado, em geral em galpões, estacionamentos, quadras poliesportivas, postos de combustível, shoppings, entre outros. Seu custo varia com a resistência e a espessura de concreto necessária para resistir ao tráfego que irá ser solicitado e a malha de aço utilizada. Em geral os valores ficar entre R$ 35,00 e R$ 55,00 por metro quadrado.


6. Quanto eu gasto de concreto usinado por metro quadrado de laje?


O volume de concreto usinado necessário para preencher um metro quadrado de laje depende da espessura da mesma. Por exemplo, se temos uma laje de 100 metros quadrados e espessura de 10 cm (0,10m). Precisaremos de 10 metros cúbicos de concreto usinado.


7. Como se calcula volume em metros cúbicos?


O cálculo do volume em metros cúbicos de um elemento a ser preenchido com concreto é importante para mensurar o volume de concreto necessário para a concretagem, a forma de fazer isso é simples, basta multiplicar as três dimensões do elemento: altura, largura e comprimento em metros.


8. Qual a proporção para fazer o concreto?


Há vários traços para se fazer um concreto, a proporção de materiais está diretamente relacionada as propriedades dele. Para se fazer um concreto de 25Mpa a proporção indicada pela literatura é de 1:2:3, ou seja, uma porção de cimento estrutural, duas de areia, e três de brita.


9. Quantos sacos de cimento por metro cúbico de concreto?


A quantidade de sacos de cimento por metro cúbico de concreto está diretamente relacionada a resistência do concreto, em geral, quanto maior o fck maior a proporção de cimento. Segundo a literatura, um concreto de 25Mpa feito com traço 1:2:3 necessita de aproximadamente 7 sacos de cimento por metro cúbico de concreto, considerando que a consistência do concreto seja de slump 9.


10. Qual tempo de cura do concreto usinado?


O tempo de cura úmida mínima do concreto é de 7 dias, porém, há situações onde esse período de tempo pode ser reduzido em função de cimentos especiais e aditivos adicionados ao concreto, que abreviam o tempo de cura. A cura total do concreto usinado é de 28 dias conforme as normas ABNT.


11. O que é concreto bombeado?


O concreto bombeável é um tipo específico de concreto, em geral mais fluido que o comum graças a presença de aditivos plastificantes que permitem que ele possa ser transportado sob pressão por meio de bombas especiais até um ponto especifico da concretagem.


12. Quanto custa uma diária de bomba de concreto?


A bomba de concreto é utilizada devido as dificuldades de acesso ao local da peça a ser concretada. O custo da locação da bomba de concreto, em geral, varia de R$ 600,00 à R$ 1.200,00, em função do volume de concreto a ser bombeado.


13. Quantos quilos tem 1 metro cúbico de concreto?


A massa específica do concreto depende de vários fatores como o traço utilizado, aditivos, entre outros. A NBR 6118:2003 estabelece que a massa varia de 2000 Kg/m³ a 2800 Kg/m³, sendo 2400 Kg/m³ o valor mais usual. Desta forma, pode-se considerar que um metro cúbico de concreto tem 2400 Kg.

Conheça mais sobre Concreto em nosso Blog do Concreto
Para fazer parte do maior Portal do Concreto do Brasil, Cadastre sua Concreteira
Ainda restou alguma dúvida? Entre em contato com a Equipe Concreto Usinado.

Revisado por Eng. Bruno Reganati em 29 de abril de 2019

Peça já um Orçamento
Grátis

Selecione o Estado e Cidade da Obra

Últimas postagens

Conheça 5 Dicas Antes de Comprar Concreto Quais são as vantagens de usar concreto pronto na obra? Preço Concreto Usinado 2022: Guia Completo Concreto sem Cimento existe? Conheça a revolução na Construção Civil que protege o Meio Ambiente Preço do Concreto Usinado para 2021: Um Guia Completo Controle Tecnológico do Concreto Como comprar Concreto Online? Empresa de concreto ou fábrica de concreto? O que uma concreteira faz? 3 motivos para comprar Concreto Usinado Concreto bombeado ou concreto bombeável? A História do Concreto Concreto Usinado com Isopor EPS Qual o preço do concreto para 2020? Como comprar concreto usinado? Concreteira: o que é? Quais as vantagens? 5 motivos para se utilizar concreto usinado Qual a importância da água para o concreto? Como calcular a quantidade de concreto? Usina de concreto: Como funciona? Como montar uma? Como encontrar uma boa concreteira? Concreto de Endurecimento Rápido Por que usar o gelo no concreto? O que é o concreto translúcido? Como evitar bicheiras no concreto? Como evitar trincas no concreto? Como aumentar a eficiência do bombeamento de concreto? Concreto Sustentável: o que é? onde utilizar? O que é o Concreto Biológico? Concreto Auto-adensável: Como e Quando utilizar? Concreto Permeável: Como e Quando utilizar? O que é o concreto? Cimento ou Concreto? Como calcular o volume de concreto para sua obra? Tudo sobre Concreto Utilização de Aditivos na preparação de Concreto Usinado Durabilidade das Estruturas de Concreto Como realizar o slump test ao receber concreto na obra? Traço de Concreto Usinado Patologias no concreto: Como prevenir? Preço do Concreto Lajes Concreto Usinado Concreto Usinado: Principais Cuidados Cimento Portland: Tipos, Composição e Aplicação Concretagem: Passo a Passo, Cuidados e Execução Retração e Dilatação do Concreto Usinado Tipos de Concreto utilizados na Construção Civil Concreto Usinado: Tire suas Dúvidas Conheça tudo sobre: Concreto Usinado Cura do Concreto Usinado: O que é? Quais são os tipos de cura? Concreto Armado: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Protendido: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Usinado: Preço e Quantidade Concreto Usinado: Dicas antes da Contratação Concreto Usinado: Como calcular a quantidade para Laje? Concreto Usinado: Vantagens e Indicações