Blog do Concreto

Cimento Portland: Tipos, Composição e Aplicação

Cimento Portland: Tipos, Composição e Aplicação

O cimento é o componente básico e mais importante para o concreto usinado, ele é responsável pela maior parte das propriedades de resistência e durabilidade do material, além de ser responsável pela união dos agregados. Neste artigo serão abordados os tipos de cimento e suas aplicações.

Composição do Cimento

O cimento é um material composto basicamente por argila e calcário, a união destes dois elementos sob altas temperaturas gera o clínquer, que é a matéria prima básica do cimento. O clínquer é moído e junto a ele é adicionado gesso, com a intenção de auxiliar o retardamento do início da pega, e mais algum outro componente para melhorar as propriedades do material, podendo ser escória, pozolana ou fíler.

A proporção dos materiais presentes no cimento influenciam em suas propriedades, desta forma, diversos tipos de cimento foram surgindo a partir da modificação da proporção dos componentes, e isso permitiu melhorar determinadas características do concreto. Veja a seguir os tipos de cimento disponíveis no mercado:

Cimento Portland Comum - CP I

O cimento Portland comum é aquele que contém basicamente clínquer e gesso sem qualquer adição de outros materiais. Ele é o produto mais básico entre todos os cimentos e pode ser utilizado em locais onde não há contato com agentes agressivos como sulfatos e cloretos.

Uma variação deste cimento é o CP I-S, cimento comum com adição. Ele contém os mesmos componentes do CP I, com a diferença de apresentar adição de argila pozolânica na proporção de até 5%, este material ajuda a melhorar algumas propriedades de permeabilidade e durabilidade do concreto.

Cimento Portland Composto - CP II

Este tipo de cimento é o mais encontrado no mercado, ele é caracterizado pela adição de componentes especiais em dadas proporções para melhorar propriedades do concreto, podendo ser de 3 tipos, CP II-Z (adição de pozolana), CP II-E (adição de escória) e CP II-F (adição de fíler).

O CP II-Z contém pozolana variando de 6 a 14%, a pozolana diminui a permeabilidade do concreto, aumentando assim a durabilidade, é ideal em locais onde o concreto estará em contato direto com a agua ou agentes agressivos.

O CP II-E contém adição de escória variando de 6 a 34%, este tipo de cimento reduz o calor de hidratação liberado após o início da pega do concreto e pode ser utilizado nas mais diversas situações.

O CP II – F contém fíler na proporção de 6 a 10%, este cimento é indicado para situações gerais de utilização do concreto, desde pisos até vigas e lajes.

Cimento Portland de Alto Forno - CP III

Este cimento é caracterizado pela alta proporção de escória, variando de 35% a 70% do material, isso garante maior resistência, durabilidade e principalmente, reduz consideravelmente o calor de hidratação liberado nos primeiros dias após a concretagem.

Concretos feitos com CP III são muito úteis em grandes obras, onde a dimensão dos elementos estruturais pode dificultar os procedimentos de cura, como por exemplo blocos de fundação muito grandes, barragens de concreto entre outros, nesses casos a massa de concreto no interior do elemento tem dificuldade em expulsar o calor da reação química, ocasionando o surgimento de fissuras.

Cimento Portland Pozolânico - CP IV

O cimento Portland pozolânico tem em sua composição valores de 15% a 50% de material pozolânico, isso contribui para o aumento na densidade do concreto e, consequentemente, reduz os poros do material. É utilizado em obras onde há contato direto com a água ou em locais onde há ataques de sulfatos como em galerias de esgoto por exemplo, os sulfatos atacam o concreto reduzindo a capacidade resistente dos elementos estruturais, portanto, para este tipo de obra é extremamente recomendado o uso de CP IV ou CP-RS.

Cimento Portland de Alta Resistência Inicial - CP V ARI

O cimento de alta resistência inicial é obtido através de um processo de moagem mais fina do clínquer. Quando o clínquer sai do forno, ele passa por um processo de moagem padrão, para obter o CP V, esse processo é feito de forma mais rigorosa, garantindo que os grãos sejam extremamente finos, com isso a área de contato dos grãos de cimento é maior, favorecendo assim a velocidade da reação química com a água (hidratação).

Com o cimento de alta resistência inicial, é possível reduzir o período de cura, graças ao aumento da velocidade da reação de hidratação, além de obter um concreto mais denso com menos vazios, isso também está relacionado a resistência, por isso o CP V também é utilizado na produção de concreto de alto desempenho.

Cimento Portland com Baixo Calor de Hidratação - CP – BC

De forma semelhante ao CP III, o CP – BC tem como característica principal a redução do calor de hidratação, todos os 5 tipos básicos de cimento (CP I, CP II, CP III, CP IV e CP V) podem ser de baixo calor de hidratação, isso é possível por meio da adição de componentes que retardem o desprendimento de calor, evitando assim fissuras geradas pela retração do concreto. Este tipo de cimento é indicado na concretagem de peças de grande volume como blocos de fundação e barragens.

Cimento Portland Resistente a Sulfatos - CP – RS

O cimento resistente a sulfatos tem características bastante semelhantes ao CP IV, o detalhe é que todos os 5 tipos básicos de cimento podem ser resistentes a sulfatos desde que atendam as especificações. A função principal de um cimento resistente a sulfatos é reduzir a permeabilidade do concreto evitando assim que os sulfatos presentes no meio ataquem o material, reduzindo sua resistência e vida útil. Este tipo de cimento é indicado em obras onde há contato direto com esgotos, fertilizantes agrícolas, água do mar, e qualquer outro meio que contenha sulfatos.

Cimento Portland Branco - CP – BC

A principal diferença deste cimento para os demais é sua cor, o cimento branco é obtido a partir da utilização de materiais com baixo teor de ferro e manganês na composição do cimento, responsáveis pela coloração cinzenta. O CP – BC pode ser utilizado em diversas situações, em concretos de função estrutural ou não, ele é mais caro que o cimento comum, com a vantagem de apresentar um aspecto arquitetônico mais agradável.

Conheça mais sobre Concreto em nosso Blog
Para fazer parte do maior Portal de Concreto do Brasil, cadastre sua Concreteira
Ainda restou alguma dúvida? Entre em contato com a Equipe Concreto Usinado.

Revisado por Eng. Bruno Reganati em 03 de abril de 2019

Peça já um Orçamento
Grátis

Selecione o Estado e Cidade da Obra

Últimas postagens

Conheça 5 Dicas Antes de Comprar Concreto Quais são as vantagens de usar concreto pronto na obra? Preço Concreto Usinado 2022: Guia Completo Concreto sem Cimento existe? Conheça a revolução na Construção Civil que protege o Meio Ambiente Preço do Concreto Usinado para 2021: Um Guia Completo Controle Tecnológico do Concreto Como comprar Concreto Online? Empresa de concreto ou fábrica de concreto? O que uma concreteira faz? 3 motivos para comprar Concreto Usinado Concreto bombeado ou concreto bombeável? A História do Concreto Concreto Usinado com Isopor EPS Qual o preço do concreto para 2020? Como comprar concreto usinado? Concreteira: o que é? Quais as vantagens? 5 motivos para se utilizar concreto usinado Qual a importância da água para o concreto? Como calcular a quantidade de concreto? Usina de concreto: Como funciona? Como montar uma? Como encontrar uma boa concreteira? Concreto de Endurecimento Rápido Por que usar o gelo no concreto? O que é o concreto translúcido? Como evitar bicheiras no concreto? Como evitar trincas no concreto? Como aumentar a eficiência do bombeamento de concreto? Concreto Sustentável: o que é? onde utilizar? O que é o Concreto Biológico? Concreto Auto-adensável: Como e Quando utilizar? Concreto Permeável: Como e Quando utilizar? O que é o concreto? Cimento ou Concreto? Como calcular o volume de concreto para sua obra? Tudo sobre Concreto Utilização de Aditivos na preparação de Concreto Usinado Durabilidade das Estruturas de Concreto Como realizar o slump test ao receber concreto na obra? Traço de Concreto Usinado Patologias no concreto: Como prevenir? Preço do Concreto Lajes Concreto Usinado Concreto Usinado: Principais Cuidados Cimento Portland: Tipos, Composição e Aplicação Concretagem: Passo a Passo, Cuidados e Execução Retração e Dilatação do Concreto Usinado Tipos de Concreto utilizados na Construção Civil Concreto Usinado: Tire suas Dúvidas Conheça tudo sobre: Concreto Usinado Cura do Concreto Usinado: O que é? Quais são os tipos de cura? Concreto Armado: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Protendido: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Usinado: Preço e Quantidade Concreto Usinado: Dicas antes da Contratação Concreto Usinado: Como calcular a quantidade para Laje? Concreto Usinado: Vantagens e Indicações