Notícias

Concretagem: Passo a Passo, Cuidados e Execução

Concretagem: Passo a Passo, Cuidados e Execução

Tão importante quanto a qualidade do concreto utilizado na obra é a etapa de concretagem, se bem feita, pode garantir o bom desempenho da estrutura ao longo de toda sua vida útil, neste artigo apresentaremos algumas informações importantes para que a concretagem seja feita de forma correta.

 

Concretagem

 

Para muitos a concretagem se resume ao processo de preencher as formas com concreto, no entanto, ela é uma etapa muito mais ampla e importante que isso, ela tem início antes da preparação ou compra do concreto e se estende até o fim do período de cura.

A concretagem tem início no momento em que as formas estão sendo preparadas para receber o concreto usinado, e vai até o fim do período de cura onde as formas não são mais necessárias, durante esse tempo há várias etapas que devem ser seguidas e cada uma delas merece atenção especial. A primeira delas é a preparação das formas, em seguida vem a compra ou preparação do concreto, adensamento e cura.

 

Concretagem: Preparação das Formas

 

O processo de preparação das formas envolve alguns cuidados especiais, um deles é o nivelamento, as estruturas de concreto em geral, salvo em caso de peças pré-moldadas, são construídas no local da obra e isso exige muita atenção quanto as suas dimensões e alinhamento dos elementos estruturais, depois de preencher o elemento com concreto usinado não será mais possível alterar sua posição, por isso, é preciso garantir que tudo esteja em seu devido lugar, do contrário, surgirão problemas que acompanharão a edificação por toda sua vida útil. 

O alinhamento pode ser feito por meio de ferramentas comuns no dia a dia do canteiro de obras como por exemplo, prumo, nível de mão ou nível a laser, para cada tipo de elemento deve-se dar atenção especial ao uso correto destas ferramentas, por exemplo, os pilares são elementos verticais e portanto devem estar alinhados nos dois planos verticais simultaneamente, as vigas e lajes, por sua vez, são elementos que precisam estar alinhados horizontalmente.

Outro cuidado importante é no escoramento das formas, o peso do concreto deve ser considerado na hora de dimensionar o espaçamento entre as escoras para evitar o surgimento de ondulações na forma, prejudicando assim as dimensões do elemento de concreto, principalmente no escoramento das lajes onde o peso da estrutura de concreto é elevado.

Antes da aplicação do concreto, é preciso garantir que as formas estejam completamente limpas e úmidas, desta forma, evita-se que impurezas se misturem ao concreto gerando pontos de fragilidade, onde poderá ocorrer o surgimento de patologias com o passar dos anos, isso pode ser feito fazendo uma inspeção manual com a intenção de se retirar resíduos de grandes dimensões, também é possível utilizar uma lavadora de pressão para retirar o pó e resíduos menores.

 

Concretagem: Compra do Concreto Usinado

 

As características do concreto também são fatores relevantes para a concretagem, ao comprar concreto usinado o consumidor pode especificar algumas propriedades do material que vão influenciar durante o preenchimento das formas como por exemplo a fluidez, a dimensão dos agregados e a resistência (que influencia no peso específico do concreto).

Para evitar problemas com o preenchimento das formas é necessário prever as características do concreto a ser comprado antes de se preparar as formas e a armadura do elemento estrutural, isso garante que não vai haver problemas entre o diâmetro dos agregados maiores (brita) e o espaçamento entre os estribos da armadura por exemplo. Antes de despejar o concreto nas formas é sensato realizar a conferencia das formas e armaduras, isso pode ser feito por um profissional habilitado, a ideia é evitar que o preenchimento das formas com concreto seja interrompido. 

 

Concretagem: Adensamento

O adensamento é a etapa que vem logo em sequência ao preenchimento das formas com concreto, assim que o concreto é despejado ficam espaços preenchidos com ar dentro do material, isso prejudica a durabilidade do concreto e favorece o surgimento de patologias. Para evitar que isso ocorra é necessário adensar o concreto, isso pode ser feito por meio de vibradores mecânicos, desta forma, o ar sai da mistura e o material se torna mais denso e homogêneo.

Um cuidado importante na etapa de adensamento é evitar que o vibrador fique muito tempo dentro do concreto, isso pode levar a segregação do agregado graúdo, fazendo com que a brita se deposite ao fundo da forma e a pasta de cimento com água fique acima, e isso é extremamente prejudicial para as propriedades do elemento estrutural. A forma de evitar este problema é posicionar o equipamento ao fundo da forma e realizar a vibração de baixo para cima de forma graduada até sair da massa de concreto.

 

Concretagem: Cura do Concreto

Quanto a cura, os cuidados necessários para garantir que a concretagem seja um sucesso estão relacionados ao ganho de resistência e a retração.

Para que seja possível retirar as formas do elemento estrutural é necessário que este já tenha adquirido resistência suficiente para suportar o próprio peso sem romper ou se deformar, isso é possível ao se realizar a cura corretamente, na maioria dos casos, se a cura for bem feita, o elemento pode ser desenformado após 7 dias, em outras situações, como em lajes com vãos grandes, é usual estender esse período de tempo, a princípio não há uma regra, o engenheiro responsável deve realizar os cálculos e verificar quando o elemento terá resistência suficiente para suportar o próprio peso.

Por conta da retração do concreto, surgem esforços de tração no interior do elemento que podem favorecer o surgimento de fissuras indesejadas, para evitar que isso ocorra, a cura deve ser feita corretamente, com atenção especial aos primeiros 7 dias onde o calor de hidratação tende a ser mais intenso e, consequentemente, a perda de água ocorre mais rapidamente. Outra forma de evitar o problema é adicionando-se fibras de aço ao concreto, dando ao material maior resistência aos esforços de tração.

Se tudo ocorreu bem, após o fim do período de cura, quando o elemento já tiver obtido resistência adequada, retira-se as formas, finalizando assim a etapa de concretagem.

 

Revisado por Eng. Bruno Reganati

loader pagina