Blog do Concreto

Preço do Concreto Usinado para 2021: Um Guia Completo

Preço do Concreto Usinado para 2021: Um Guia Completo

O ano de 2020 foi cheio de desafios para diversos setores, inclusive para o mercado da construção civil. As empresas que trabalham neste mercado precisaram se reinventar para superar os inúmeros obstáculos ao longo do ano. Com a chegada do ano novo, uma das dúvidas que surge nas obras é sobre o preço concreto usinado 2021. Por quê? Porque o concreto é o segundo produto mais consumido no mundo, ficando atrás apenas da água. Por ele estar tão presente no cotidiano de todos, encontrar formas para economizar, mas sem abdicar de padrões de qualidade é fundamental. E, para te ajudar a fazer suas previsões de orçamento, fizemos aqui um Guia Completo sobre preço concreto usinado 2021. Gostou? Vamos lá, então!

Contextualização do mercado de cimenteiras para 2021

Antes de analisarmos o preço concreto usinado em 2021, é importante traçar uma contextualização do setor da construção civil e do mercado de cimenteiras para 2021.

A construção civil em 2021

Em relação ao setor da construção civil, devido às consequências geradas pela Covid-19, o setor deve fechar o ano em retração de 2,8%. Porém, para 2021, há uma previsão de crescimento de 4%, segundo estimativas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Mas ainda há um desafio para este crescimento: a possibilidade de desabastecimento e a falta de matéria-prima.

Para termos uma ideia deste obstáculo: no terceiro trimestre de 2020, o custo da construção subiu 39,2%, segundo a Sondagem da Indústria da Construção, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Já pelo Índice Nacional do Custo da Construção Civil (INCC-Materiais e Equipamentos), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), houve uma alta de preços nos insumos de 17,72%.

Porém, apesar de todo esse aumento e desabastecimento de matéria-prima, os empresários do setor da construção civil têm expectativas positivas para 2021.

O mercado de cimenteiras em 2021

Seguindo a tendência de aumento de preços para a matéria-prima da construção civil, o cimento também segue esse movimento de alta. Para termos uma ideia de alguns números: a indústria de cimento do Brasil teve alta de 14,8% nas vendas de outubro sobre o mesmo período do ano passado 2019). Atualmente, a construção residencial, a comercial e as reformas correspondem por cerca de 80% do consumo de cimento no país e alavancaram as vendas do insumo no mercado interno, conforme indica o Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC). Ou seja, com essa alta de consumo e o fato das cimenteiras não estarem produzindo com sua capacidade máxima, a tendência é a manutenção da alta nos preços.

E o preço concreto usinado 2021? Está curioso para saber mais detalhes? Vamos lá, então!

Preço concreto usinado 2021: o que esperar?

Depois de analisar o contexto do setor da construção civil e das cimenteiras, é importante entender quais são as expectativas de preço concreto usinado 2021.

Mas, antes, vamos diferenciar o concreto usinado do concreto tradicional virado na própria obra.

Concreto usinado e concreto convencional: principais diferenças

O concreto usinado é o termo popular para o concreto dosado em central (CDC) e é aquele preparado em empresas concreteiras e transportado até o canteiro por caminhões betoneiras. Os requisitos do concreto usinado estão estipulados na NBR 7212.

E quais são as vantagens de utilizar o concreto usinado na obra?

  • maior racionalização do uso de insumos, já que existe um controle rígido na quantidade de cada um dos componentes feitos pela concreteira, tais como areia, brita, cimento e os aditivos;
  • economicidade em relação à mão de obra;
  • garantia da qualidade do concreto usinado devido, principalmente, ao rígido controle adotado pelas centrais dosadoras, ou seja, as concreteiras.

Já concreto convencional virado na própria obrarecebe esse nome por ser produzido a partir de uma mistura padrão de água, cimento, areia e brita, sem ser adicionado aditivos. Sua resistência para uso convencional, geralmente varia de 20 a 40 Mpa. E essa mistura é feita na própria obra, onde o controle dos padrões de qualidade acaba sendo menos rígido.

E o que pode influenciar o preço concreto usinado 2021?

Diversas variáveis podem influenciar o preço m3 concreto usinado 2021, dentre elas temos como as principais: os custos relacionados com a matéria-prima e o transporte do concreto usinado.

Como vimos anteriormente, há toda uma tendência de alta dos custos relacionados com as matérias-primas do concreto, tanto para o concreto usinado quanto para o concreto convencional. E não há indicativos de queda para o primeiro semestre de 2021.

Já em relação ao transporte de concreto usinado, é possível sim tentar uma redução de custos mais acentuada através de uma escolha mais inteligente do fornecedor de concreto usinado. Em nossa plataforma, você pode fazer um pedido de orçamento para saber o valor do concreto.

Mas para você ter uma ideia de intervalos de valores do preço concreto usinado 2021, o valor pode variar, em média, entre R$320 a R$560 o m³.

Solicite um orçamento para concreteira mais próxima da respectiva obra. As usinas que atuam em parceria com o portal ConcretoUsinado.com.br conseguirão atender sua obra. Por isso, se você está procurando concreto usinado, certamente vai encontrar o que procura, com rapidez e máxima qualidade.

Nós da Concreto Usinado, somos um portal de concreto pronto e aproximamos centrais de concreto especializadas e as obras, tudo de maneira muito rápida e simples. Através da nossa plataforma é possível receber orçamentos personalizados para a necessidade de cada obra, sempre levando em consideração a otimização em relação à distância.

E você quer continuar acompanhando as novidades, notícias sobre concreto pronto e dicas para a sua obra? Acesse nosso blog e não perca nenhum dos nossos posts. Para mais informações, entre em contato conosco.

Peça já um Orçamento
Grátis

Selecione o Estado e Cidade da Obra

Últimas postagens

Conheça 5 Dicas Antes de Comprar Concreto Quais são as vantagens de usar concreto pronto na obra? Preço Concreto Usinado 2022: Guia Completo Concreto sem Cimento existe? Conheça a revolução na Construção Civil que protege o Meio Ambiente Preço do Concreto Usinado para 2021: Um Guia Completo Controle Tecnológico do Concreto Como comprar Concreto Online? Empresa de concreto ou fábrica de concreto? O que uma concreteira faz? 3 motivos para comprar Concreto Usinado Concreto bombeado ou concreto bombeável? A História do Concreto Concreto Usinado com Isopor EPS Qual o preço do concreto para 2020? Como comprar concreto usinado? Concreteira: o que é? Quais as vantagens? 5 motivos para se utilizar concreto usinado Qual a importância da água para o concreto? Como calcular a quantidade de concreto? Usina de concreto: Como funciona? Como montar uma? Como encontrar uma boa concreteira? Concreto de Endurecimento Rápido Por que usar o gelo no concreto? O que é o concreto translúcido? Como evitar bicheiras no concreto? Como evitar trincas no concreto? Como aumentar a eficiência do bombeamento de concreto? Concreto Sustentável: o que é? onde utilizar? O que é o Concreto Biológico? Concreto Auto-adensável: Como e Quando utilizar? Concreto Permeável: Como e Quando utilizar? O que é o concreto? Cimento ou Concreto? Como calcular o volume de concreto para sua obra? Tudo sobre Concreto Utilização de Aditivos na preparação de Concreto Usinado Durabilidade das Estruturas de Concreto Como realizar o slump test ao receber concreto na obra? Traço de Concreto Usinado Patologias no concreto: Como prevenir? Preço do Concreto Lajes Concreto Usinado Concreto Usinado: Principais Cuidados Cimento Portland: Tipos, Composição e Aplicação Concretagem: Passo a Passo, Cuidados e Execução Retração e Dilatação do Concreto Usinado Tipos de Concreto utilizados na Construção Civil Concreto Usinado: Tire suas Dúvidas Conheça tudo sobre: Concreto Usinado Cura do Concreto Usinado: O que é? Quais são os tipos de cura? Concreto Armado: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Protendido: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Usinado: Preço e Quantidade Concreto Usinado: Dicas antes da Contratação Concreto Usinado: Como calcular a quantidade para Laje? Concreto Usinado: Vantagens e Indicações