Blog do Concreto

Cimento ou Concreto? Como calcular o volume de concreto para sua obra?

Cimento ou Concreto? Como calcular o volume de concreto para sua obra?

Apesar de estarem extremamente relacionados, cimento e concreto são materiais diferentes. Não é difícil encontrar pessoas que confundem estes termos e os utilizam de forma equivocada. Para resolver qualquer tipo de questionamento, abordaremos neste artigo a diferença entre estes dois componentes e também sobre como podemos calcular o volume de concreto para uma obra.

Concreto Usinado ou Cimento?

A confusão entre os termos “concreto” e “cimento” é mais comum do que parece, até mesmo entre os profissionais que trabalham na área da construção civil, é possível encontrar aqueles que não entendem muito bem a diferença entre os termos. Para esclarecer a diferença entre os dois, é preciso entender duas coisas importantes, o processo de fabricação de cada um deles e como ambos se relacionam. Vamos entender um pouco melhor sobre como isso acontece na prática:

O cimento é uma das matérias-primas utilizadas na fabricação do concreto, ele é uma espécie de pó extremamente fino, formado basicamente por argila, calcário e gesso, em alguns casos, é adicionado outros componentes na fabricação do cimento para melhorar alguma de suas propriedades, como por exemplo argila pozolâmica ou escória.

O processo de fabricação do cimento é feito em uma indústria onde o calcário e a argila são triturados e, posteriormente, aquecidos a temperaturas elevadas, cerca de 1400°C, o produto que sai do forno é o clínquer, que é a matéria-prima básica do cimento. O cimento é o material que chega ao canteiro de obras empacotado em sacos de 50 Kg ou a granel, portanto, aquele material que compramos na casa de materiais de construção é o cimento e não o concreto.

O concreto é produzido a partir da união de 4 componentes básicos, cimento, areia, brita e água. Estes componentes, em suas devidas proporções, formam o traço do concreto, portanto, ele é o resultado da união do cimento com outros componentes mais simples. O concreto pode ser fabricado “in loco”, ou seja, no próprio canteiro de obras, ou pode ser adquirido por meio de empresas de concreto, especializadas, denominadas de Concreteiras. Neste caso, o produto por elas fornecido é o concreto usinado.

Dessa forma, concluímos que o cimento é um material industrializado, de fácil acesso, que pode ser encontrado em qualquer casa ou depósito de materiais de construção, já o concreto é um material composto por outros materiais, entre eles, o cimento. É importante entender que não é possível criar o concreto sem o cimento, isso porque o cimento é tido como um material aglomerante. Isso significa que ele é o responsável por unir e manter unidos, ao longo do tempo, todos os outros componentes utilizados em sua fabricação. Por esse motivo é que as pessoas fazem confusão entre cimento e concreto, afinal, a existência de um está intimamente ligada ao outro.

Como calcular o volume de concreto em uma obra?

Agora que já entendemos o que é cimento e concreto, vamos entender como mensurar o volume de concreto para uma obra. É importante citar que cada obra e particular tem suas características, e portanto, dificilmente poderemos reaproveitar informações sobre o consumo de materiais de construção com precisão, por exemplo, se na construção de uma casa de 80 m² o construtor utilizou 12 m³ de concreto, não podemos afirmar, de forma alguma, que para se construir qualquer casa de 80 m³ basta, apenas, 12 m³ de concreto. Os valores variam em função das circunstâncias, por isso, é preciso entender como mensurar os volumes e utilizar essas técnicas em cada caso.

Em primeiro lugar, é interessante notar que em uma construção, em geral, temos figuras geométricas conhecidas, e isso facilita muito processo de cálculo, para calcular o volume de um objeto retangular como vigas, pilares e lajes, basta multiplicar as três dimensões (altura, largura e comprimento), o detalhe aqui é que, para facilitar a interpretação dos resultados, é importante que você utilize todas as dimensões em metros, por exemplo, para uma laje de 6 metros de comprimento por 5 de largura e 10 cm de altura, é interessante realizar o cálculo do volume da seguinte forma: 6 x 5 x 0,10 = 3 m³, desta forma o resultado do cálculo já representa o volume de concreto necessário para este elemento na unidade padrão de volume para concretos que é o m³ (metro cúbico).

Para elementos circulares, o processo muda um pouco, como no caso de estacas por exemplo, é necessário saber o raio e a altura das mesmas, com essas informações em mãos basta realizar os cálculos com o auxílio de uma calculadora utilizando a seguinte equação: (r² x π x h), onde r é o raio e h é a altura da estaca.

Utilizando esses dois conceitos você já consegue saber a quantidade em volume de concreto para preencher os elementos estruturais mais comuns da obra, no entanto, é comum haver perdas durante o processo de concretagem, mesmo em situações mais controladas, como por exemplo, com a utilização de concreto usinado, onde a concretagem é feita por meio de bombas. Portanto, é comum preparar ou comprar uma quantidade de concreto superior ao obtido por meio dos cálculos.

Por fim, saber com antecedência o quanto vai gastar em uma obra, com toda certeza, é um benefício muito grande, tanto para as empresas quanto para o cliente final, por isso, certifique-se de mensurar corretamente as quantidades de materiais envolvidos, com atenção especial ao concreto e o aço, que são os maiores “vilões” em termos de custo para uma obra.


Conheça mais sobre Concreto em nosso Blog do Concreto
Para fazer parte do maior Portal do Concreto do Brasil, Cadastre sua Concreteira
Ainda restou alguma dúvida? Entre em contato com a Equipe Concreto Usinado.

Peça já um Orçamento
Grátis

Selecione o Estado e Cidade da Obra

Últimas postagens

Conheça 5 Dicas Antes de Comprar Concreto Quais são as vantagens de usar concreto pronto na obra? Preço Concreto Usinado 2022: Guia Completo Concreto sem Cimento existe? Conheça a revolução na Construção Civil que protege o Meio Ambiente Preço do Concreto Usinado para 2021: Um Guia Completo Controle Tecnológico do Concreto Como comprar Concreto Online? Empresa de concreto ou fábrica de concreto? O que uma concreteira faz? 3 motivos para comprar Concreto Usinado Concreto bombeado ou concreto bombeável? A História do Concreto Concreto Usinado com Isopor EPS Qual o preço do concreto para 2020? Como comprar concreto usinado? Concreteira: o que é? Quais as vantagens? 5 motivos para se utilizar concreto usinado Qual a importância da água para o concreto? Como calcular a quantidade de concreto? Usina de concreto: Como funciona? Como montar uma? Como encontrar uma boa concreteira? Concreto de Endurecimento Rápido Por que usar o gelo no concreto? O que é o concreto translúcido? Como evitar bicheiras no concreto? Como evitar trincas no concreto? Como aumentar a eficiência do bombeamento de concreto? Concreto Sustentável: o que é? onde utilizar? O que é o Concreto Biológico? Concreto Auto-adensável: Como e Quando utilizar? Concreto Permeável: Como e Quando utilizar? O que é o concreto? Cimento ou Concreto? Como calcular o volume de concreto para sua obra? Tudo sobre Concreto Utilização de Aditivos na preparação de Concreto Usinado Durabilidade das Estruturas de Concreto Como realizar o slump test ao receber concreto na obra? Traço de Concreto Usinado Patologias no concreto: Como prevenir? Preço do Concreto Lajes Concreto Usinado Concreto Usinado: Principais Cuidados Cimento Portland: Tipos, Composição e Aplicação Concretagem: Passo a Passo, Cuidados e Execução Retração e Dilatação do Concreto Usinado Tipos de Concreto utilizados na Construção Civil Concreto Usinado: Tire suas Dúvidas Conheça tudo sobre: Concreto Usinado Cura do Concreto Usinado: O que é? Quais são os tipos de cura? Concreto Armado: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Protendido: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Usinado: Preço e Quantidade Concreto Usinado: Dicas antes da Contratação Concreto Usinado: Como calcular a quantidade para Laje? Concreto Usinado: Vantagens e Indicações