Blog do Concreto

Concretagem: Passo a Passo, Cuidados e Execução

Concretagem: Passo a Passo, Cuidados e Execução

Tão importante quanto a qualidade do concreto utilizado na obra é a etapa de concretagem, se bem feita, pode garantir o bom desempenho da estrutura ao longo de toda sua vida útil, neste artigo apresentaremos algumas informações importantes para que a concretagem seja feita de forma correta.

Concretagem: Passo a Passo

Para muitos a concretagem se resume ao processo de preencher as formas com concreto, no entanto, ela é uma etapa muito mais ampla e importante que isso, ela tem início antes da preparação ou compra do concreto e se estende até o fim do período de cura.

A concretagem tem início no momento em que as formas estão sendo preparadas para receber o concreto usinado, e vai até o fim do período de cura onde as formas não são mais necessárias, durante esse tempo há várias etapas que devem ser seguidas e cada uma delas merece atenção especial. A primeira delas é a preparação das formas, em seguida vem a compra ou preparação do concreto, adensamento e cura.

Concretagem: Preparação das Formas

O processo de preparação das formas envolve alguns cuidados especiais, um deles é o nivelamento, as estruturas de concreto em geral, salvo em caso de peças pré-moldadas, são construídas no local da obra e isso exige muita atenção quanto as suas dimensões e alinhamento dos elementos estruturais, depois de preencher o elemento com concreto usinado não será mais possível alterar sua posição, por isso, é preciso garantir que tudo esteja em seu devido lugar, do contrário, surgirão problemas que acompanharão a edificação por toda sua vida útil.

O alinhamento pode ser feito por meio de ferramentas comuns no dia a dia do canteiro de obras como por exemplo, prumo, nível de mão ou nível a laser, para cada tipo de elemento deve-se dar atenção especial ao uso correto destas ferramentas, por exemplo, os pilares são elementos verticais e portanto devem estar alinhados nos dois planos verticais simultaneamente, as vigas e lajes, por sua vez, são elementos que precisam estar alinhados horizontalmente.

Outro cuidado importante é no escoramento das formas, o peso do concreto deve ser considerado na hora de dimensionar o espaçamento entre as escoras para evitar o surgimento de ondulações na forma, prejudicando assim as dimensões do elemento de concreto, principalmente no escoramento das lajes onde o peso da estrutura de concreto é elevado.

Antes da aplicação do concreto, é preciso garantir que as formas estejam completamente limpas e úmidas, desta forma, evita-se que impurezas se misturem ao concreto gerando pontos de fragilidade, onde poderá ocorrer o surgimento de patologias com o passar dos anos, isso pode ser feito fazendo uma inspeção manual com a intenção de se retirar resíduos de grandes dimensões, também é possível utilizar uma lavadora de pressão para retirar o pó e resíduos menores.

Concretagem: Compra do Concreto Usinado

As características do concreto também são fatores relevantes para a concretagem, ao comprar concreto usinado o consumidor pode especificar algumas propriedades do material que vão influenciar durante o preenchimento das formas como por exemplo a fluidez, a dimensão dos agregados e a resistência (que influencia no peso específico do concreto).

Para evitar problemas com o preenchimento das formas é necessário prever as características do concreto a ser comprado antes de se preparar as formas e a armadura do elemento estrutural, isso garante que não vai haver problemas entre o diâmetro dos agregados maiores (brita) e o espaçamento entre os estribos da armadura por exemplo. Antes de despejar o concreto nas formas é sensato realizar a conferencia das formas e armaduras, isso pode ser feito por um profissional habilitado, a ideia é evitar que o preenchimento das formas com concreto seja interrompido.

Concretagem: Adensamento

O adensamento é a etapa que vem logo em sequência ao preenchimento das formas com concreto, assim que o concreto é despejado ficam espaços preenchidos com ar dentro do material, isso prejudica a durabilidade do concreto e favorece o surgimento de patologias. Para evitar que isso ocorra é necessário adensar o concreto, isso pode ser feito por meio de vibradores mecânicos, desta forma, o ar sai da mistura e o material se torna mais denso e homogêneo.

Um cuidado importante na etapa de adensamento é evitar que o vibrador fique muito tempo dentro do concreto, isso pode levar a segregação do agregado graúdo, fazendo com que a brita se deposite ao fundo da forma e a pasta de cimento com água fique acima, e isso é extremamente prejudicial para as propriedades do elemento estrutural. A forma de evitar este problema é posicionar o equipamento ao fundo da forma e realizar a vibração de baixo para cima de forma graduada até sair da massa de concreto.

Concretagem: Cura do Concreto

Quanto a cura, os cuidados necessários para garantir que a concretagem seja um sucesso estão relacionados ao ganho de resistência e a retração.

Para que seja possível retirar as formas do elemento estrutural é necessário que este já tenha adquirido resistência suficiente para suportar o próprio peso sem romper ou se deformar, isso é possível ao se realizar a cura corretamente, na maioria dos casos, se a cura for bem feita, o elemento pode ser desenformado após 7 dias, em outras situações, como em lajes com vãos grandes, é usual estender esse período de tempo, a princípio não há uma regra, o engenheiro responsável deve realizar os cálculos e verificar quando o elemento terá resistência suficiente para suportar o próprio peso.

Por conta da retração do concreto, surgem esforços de tração no interior do elemento que podem favorecer o surgimento de fissuras indesejadas, para evitar que isso ocorra, a cura deve ser feita corretamente, com atenção especial aos primeiros 7 dias onde o calor de hidratação tende a ser mais intenso e, consequentemente, a perda de água ocorre mais rapidamente. Outra forma de evitar o problema é adicionando-se fibras de aço ao concreto, dando ao material maior resistência aos esforços de tração.

Se tudo ocorreu bem, após o fim do período de cura, quando o elemento já tiver obtido resistência adequada, retira-se as formas, finalizando assim a etapa de concretagem.

Conheça mais sobre Concreto em nosso Blog do Concreto
Para fazer parte do maior Portal do Concreto do Brasil, Cadastre sua Concreteira
Ainda restou alguma dúvida? Entre em contato com a Equipe Concreto Usinado.

Revisado por Eng. Bruno Reganati em 03 de abril de 2019

Peça já um Orçamento
Grátis

Selecione o Estado e Cidade da Obra

Últimas postagens

Conheça 5 Dicas Antes de Comprar Concreto Quais são as vantagens de usar concreto pronto na obra? Preço Concreto Usinado 2022: Guia Completo Concreto sem Cimento existe? Conheça a revolução na Construção Civil que protege o Meio Ambiente Preço do Concreto Usinado para 2021: Um Guia Completo Controle Tecnológico do Concreto Como comprar Concreto Online? Empresa de concreto ou fábrica de concreto? O que uma concreteira faz? 3 motivos para comprar Concreto Usinado Concreto bombeado ou concreto bombeável? A História do Concreto Concreto Usinado com Isopor EPS Qual o preço do concreto para 2020? Como comprar concreto usinado? Concreteira: o que é? Quais as vantagens? 5 motivos para se utilizar concreto usinado Qual a importância da água para o concreto? Como calcular a quantidade de concreto? Usina de concreto: Como funciona? Como montar uma? Como encontrar uma boa concreteira? Concreto de Endurecimento Rápido Por que usar o gelo no concreto? O que é o concreto translúcido? Como evitar bicheiras no concreto? Como evitar trincas no concreto? Como aumentar a eficiência do bombeamento de concreto? Concreto Sustentável: o que é? onde utilizar? O que é o Concreto Biológico? Concreto Auto-adensável: Como e Quando utilizar? Concreto Permeável: Como e Quando utilizar? O que é o concreto? Cimento ou Concreto? Como calcular o volume de concreto para sua obra? Tudo sobre Concreto Utilização de Aditivos na preparação de Concreto Usinado Durabilidade das Estruturas de Concreto Como realizar o slump test ao receber concreto na obra? Traço de Concreto Usinado Patologias no concreto: Como prevenir? Preço do Concreto Lajes Concreto Usinado Concreto Usinado: Principais Cuidados Cimento Portland: Tipos, Composição e Aplicação Concretagem: Passo a Passo, Cuidados e Execução Retração e Dilatação do Concreto Usinado Tipos de Concreto utilizados na Construção Civil Concreto Usinado: Tire suas Dúvidas Conheça tudo sobre: Concreto Usinado Cura do Concreto Usinado: O que é? Quais são os tipos de cura? Concreto Armado: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Protendido: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Usinado: Preço e Quantidade Concreto Usinado: Dicas antes da Contratação Concreto Usinado: Como calcular a quantidade para Laje? Concreto Usinado: Vantagens e Indicações