Blog do Concreto

Concreto Sustentável: o que é? onde utilizar?

Concreto Sustentável: o que é? onde utilizar?

Um dos problemas relacionados a construção civil é o impacto ambiental gerado pelo consumo de materiais naturais como areia e brita, desde a geração de resíduos durante a construção até a utilização de matérias-primas não renováveis na produção de concreto. Algumas pesquisas começaram a ser feitas no sentido de diminuir a degradação causada pelo processo construtivo e o resultado de uma delas foi o concreto sustentável.

O que é o concreto sustentável?

O concreto usinado convencional é um ótimo material do ponto de vista construtivo, no entanto, a sua fabricação envolve materiais que são extraídos da natureza em processos que causam danos ao meio ambiente. Uma das formas de diminuir este impacto ambiental é utilizando de matérias-primas alternativas para o concreto que substituam a brita e areia, neste sentido surgiu uma inovação tecnológica que pode revolucionar a fabricação de concreto, o concreto sustentável.

O concreto sustentável é um tipo de concreto, sua característica principal é o fato de substituir o agregado miúdo e o agregado graúdo por outros materiais reciclados ou naturais. No caso do concreto convencional os agregados são a areia e a brita, no concreto sustentável, a areia é substituída por outro material que pode ser areia reaproveitada de fundição (escória), a sílica da casca de arroz ou pneus velho triturados. A brita do concreto convencional é substituída por resíduos industriais provenientes do alto-forno de siderúrgicas.

A inovação do concreto sustentável é brasileira, ele foi desenvolvido no Instituto de arquitetura e urbanismo da USP pelo professor Javier Mazariegos Pablos. Uma das apostas deste novo material é o de reaproveitar resíduos da indústria siderúrgica que iriam parar em aterros sanitários e utilizá-los como agregado no concreto, com isso, é possível reduzir o impacto ambiental de duas formas, a primeira delas é diminuindo a quantidade de resíduos destinados para aterros e a segunda é diminuindo a dependência do concreto em relação a areia e brita.

Como e onde o concreto sustentável é utilizado?

O processo de fabricação de um concreto sustentável é igual ao convencional ou usinado, o que muda são as matérias-primas. Em relação a sua utilização na construção civil, ainda não é possível utilizá-lo como material estrutural por conta da falta de informações suficientes a respeito de suas características ao longo do tempo, por se tratar de uma tecnologia recente, não se recomenda a utilização deste tipo de material em elementos estruturais.

Os principais produtos do concreto sustentável são blocos intertravados, guias, grelhas, blocos de vedação, entre outros. No momento a utilização dos subprodutos do concreto sustentável é recomendada apenas em locais onde há pouco impacto, como calçadas, pavimentação de ruas com pouco tráfego e contrapisos, isso é necessário pois, é comum que as tecnologias na construção civil precisem passar por um período de validação de pelo menos 20 anos para se certificar a respeito da durabilidade do material.

Vantagens e desvantagens do Concreto Sustentável

Uma das vantagens em se utilizar este novo material é o impacto ambiental positivo. O processo de fabricação do concreto sustentável envolve o uso de resíduos industriais que normalmente vão para aterros sanitários, agora será possível dar um novo fim para esses resíduos industriais, gerando assim benefícios para o meio ambiente. Seguindo a mesma linha de raciocínio, com a substituição do agregado miúdo e graúdo utilizado no concreto pelos resíduos, será possível diminuir o consumo de materiais como areia e brita, o que também contribui para o meio ambiente.

Outra vantagem gerada pelo concreto sustentável é a redução de custos na indústria, em geral, o processo de descarte de resíduos em aterros sanitários envolve custos, já a doação ou mesmo a venda desses resíduos é um benefício para as indústrias, além do fato de que o custo do agregado para as empresas que fabricarem concreto sustentável vai ser menor do que areia e brita, desta forma, o preço deste material pode favorecer sua utilização em larga escala.

As desvantagens em relação a fabricação e utilização deste novo material estão relacionadas as propriedades físicas, no momento, os estudos ainda não conseguem garantir que as propriedades obtidas nos primeiros anos de vida do concreto serão duradouras, é preciso testar o material ao longo do tempo para obter essas informações, o isso limita sua aplicação.

Ainda não é possível empregar o concreto sustentável em peças de concreto estrutural e esse é o principal fator limitante em relação a sua utilização na construção civil, mas é esperado que à medida que surgirem novas pesquisas e avanços, limitações serão vencidas e ele possivelmente poderá ser fabricado e utilizado em larga escala.

Conheça mais sobre Concreto em nosso Blog do Concreto
Para fazer parte do maior Portal do Concreto do Brasil, cadastre sua Concreteira!
Ainda restou alguma dúvida? Entre em contato com a Equipe Concreto Usinado.

Revisado por Eng. Bruno Reganati em 08 de dezembro de 2019

Peça já um Orçamento
Grátis

Selecione o Estado e Cidade da Obra

Últimas postagens

Conheça 5 Dicas Antes de Comprar Concreto Quais são as vantagens de usar concreto pronto na obra? Preço Concreto Usinado 2022: Guia Completo Concreto sem Cimento existe? Conheça a revolução na Construção Civil que protege o Meio Ambiente Preço do Concreto Usinado para 2021: Um Guia Completo Controle Tecnológico do Concreto Como comprar Concreto Online? Empresa de concreto ou fábrica de concreto? O que uma concreteira faz? 3 motivos para comprar Concreto Usinado Concreto bombeado ou concreto bombeável? A História do Concreto Concreto Usinado com Isopor EPS Qual o preço do concreto para 2020? Como comprar concreto usinado? Concreteira: o que é? Quais as vantagens? 5 motivos para se utilizar concreto usinado Qual a importância da água para o concreto? Como calcular a quantidade de concreto? Usina de concreto: Como funciona? Como montar uma? Como encontrar uma boa concreteira? Concreto de Endurecimento Rápido Por que usar o gelo no concreto? O que é o concreto translúcido? Como evitar bicheiras no concreto? Como evitar trincas no concreto? Como aumentar a eficiência do bombeamento de concreto? Concreto Sustentável: o que é? onde utilizar? O que é o Concreto Biológico? Concreto Auto-adensável: Como e Quando utilizar? Concreto Permeável: Como e Quando utilizar? O que é o concreto? Cimento ou Concreto? Como calcular o volume de concreto para sua obra? Tudo sobre Concreto Utilização de Aditivos na preparação de Concreto Usinado Durabilidade das Estruturas de Concreto Como realizar o slump test ao receber concreto na obra? Traço de Concreto Usinado Patologias no concreto: Como prevenir? Preço do Concreto Lajes Concreto Usinado Concreto Usinado: Principais Cuidados Cimento Portland: Tipos, Composição e Aplicação Concretagem: Passo a Passo, Cuidados e Execução Retração e Dilatação do Concreto Usinado Tipos de Concreto utilizados na Construção Civil Concreto Usinado: Tire suas Dúvidas Conheça tudo sobre: Concreto Usinado Cura do Concreto Usinado: O que é? Quais são os tipos de cura? Concreto Armado: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Protendido: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Usinado: Preço e Quantidade Concreto Usinado: Dicas antes da Contratação Concreto Usinado: Como calcular a quantidade para Laje? Concreto Usinado: Vantagens e Indicações