Blog do Concreto

Conheça 5 Dicas Antes de Comprar Concreto

Conheça 5 Dicas antes de Comprar Concreto

Quando pensamos em material construtivo, certamente o concreto é o mais consumido em toda e qualquer obra. Seja para pequenas médias ou grandes obras, o concreto vai estar lá presente, nos mais diferentes tipos. Para termos uma ideia desta dimensão, estima-se que são consumidas 11 bilhões de toneladas de concreto por ano, o que dá um consumo média de 1,9 tonelada de concreto por habitante/ano. Já que o concreto é um insumo fundamental para qualquer construção, desde estradas, pontes, casas, prédios, hospitais, certamente ele traz grandes impactos para um orçamento. Por isso, conhecer dicas antes de comprar concreto certamente é fundamental para trazer mais economia, mas mantendo a qualidade da obra.

Mas por que comprar concreto usinado?

Além de trazer dicas antes de comprar concreto, vamos responder uma pergunta muito comum: mas, afinal, por que comprar concreto usinado?

De maneira simples, há duas grandes razões: economicidade e qualidade:

  • Economicidade:Os concretos misturados em obra têm consumo de cimento em torno de 350 kg/m³, enquanto o concreto usinado produzido em concreteira podem apresentar, por exemplo, um consumo de 285 kg/m³.
  • Qualidade: o concreto usinado possui um padrão de qualidade, pois são seguidos procedimentos e critérios extremamente rígidos.

Principais dicas antes de comprar concreto

Para você não perder tempo, e não gastar dinheiro, na hora de comprar concreto pronto para sua obra, listamos aqui 5 (cinco) dicas antes de comprar concreto usinado. Vamos lá?

Informações precisas

Na hora de orçar, uma dica antes de comprar concreto é fornecer as informações bem precisas. As usinas de concreto necessitam de alguns parâmetros para poderem orçar o concreto usinado. Dentre elas, o parâmetro mais importante é acerca da resistência à compressão, ou seja, o famoso “FCK” (do inglês, Feature Compression Know).

O FCK é definido pela NBR 6118 como sendo a resistência característica do concreto à compressão. Assim, é uma variável de grande importância para a correta elaboração de projetos estruturais. Assim, a NBR 6118 é a principal norma quando o assunto é estruturas simples de concreto, concreto armado e protendido.

Essa resistência é medida através do ensaio de compressão, normatizado pela NBR 5739. O método de obtenção do FCK é essencial, principalmente para garantia de resistência utilizada em cálculos estruturais, assim como a correta produção do concreto pelas usinas de concreto.

Para cada projeto, uma medida é calculada, afinal, a estrutura de cada um deles necessita de diferentes proporções devido às suas finalidades.

Além da resistência, alguns projetos também especificam o tipo de pedra a usar, considerando o espaço entre as armaduras.


Planejamento do cronograma

Quando falamos de obra, independentemente do tamanho e da complexidade, o planejamento é fundamental, pois há diversas variáveis que podem impactar no cronograma e no orçamento. Assim, uma outra dica antes de comprar concreto é planejar algumas ações, tais como:

Abaixo seguem algumas dicas que são úteis:

  • Definir a data da concretagem;
  • Verificar se há espaço para o caminhão betoneira e se o mesmo estará disponível;
  • Definir a quantidade de concreto usinado que será contratado.

Organize o dia da concretagem

O dia da concretagem merece uma atenção especial e esta é uma dica antes de comprar concreto muito importante. É necessário preparar toda a equipe para o dia da concretagem: É muito importante combinar com toda a equipe sobre o momento da chegada do caminhão de concreto usinado e sobre qual será a função de cada um.

Verifique a estrutura

É fundamental verificar toda a estrutura que irá receber o concreto usinado está apta para a chegada do caminhão.

Pesquise e compare os fornecedores de concreto usinado

Uma última dica antes de comprar concreto é a necessidade de pesquisar antes de contratar. Existem várias empresas que fornecem concreto usinado. Assim, quais são os aspectos fundamentais para serem levados em consideração antes de escolher a empresa?

  • Qualidade do concreto usinado:esse é um ponto que sempre precisa ser levado em consideração;
  • Disponibilidade do fornecedor: na hora de pesquisar os fornecedores de concreto usinado, saber quais estarão disponíveis no dia da concretagem é importante, pois muitas concreteiras têm uma limitação de atendimento diária;
  • Localização: verificar a distância entre a usina e a obra, pois o prazo de validade do concreto usinado é curto, apesar de ser possível ampliar sua durabilidade através do uso de aditivos;
  • Preços: comparar os diferentes preços é essencial pois, como vimos anteriormente, os custos relacionados com concreto impactam muito dentro do orçamento.

Assim, se você levar em consideração essas dicas antes de comprar concreto usinado, as chances de que tudo aconteça com muito sucesso é ainda maior. Além disso, com a crescente complexidade das estruturas e a necessidade de executar as obras mais rapidamente, mas com rígidos padrões de qualidade, a utilização do concreto usinado torna-se uma solução extremamente ágil e eficiente.

E se você está procurando concreto usinado, certamente você vai encontrar aqui o que você procura, sempre com maior rapidez, máxima qualidade e o melhor preço. É isso que nós, da Concreto Usinado, fazemos: somos um portal de concreto pronto e aproximamos centrais de concreto especializadas e as obras, tudo de maneira muito simples. Através da nossa plataforma é possível receber orçamentos personalizados para a necessidade de cada obra, sempre levando em consideração a otimização em relação à localização.

E você quer continuar acompanhando as novidades, notícias sobre concreto pronto e dicas para a sua obra? Acesse nosso blog do concreto e não perca nenhum post. Para mais informações, entre em contato conosco.

Peça já um Orçamento
Grátis

Selecione o Estado e Cidade da Obra

Últimas postagens

Conheça 5 Dicas Antes de Comprar Concreto Quais são as vantagens de usar concreto pronto na obra? Preço Concreto Usinado 2022: Guia Completo Concreto sem Cimento existe? Conheça a revolução na Construção Civil que protege o Meio Ambiente Preço do Concreto Usinado para 2021: Um Guia Completo Controle Tecnológico do Concreto Como comprar Concreto Online? Empresa de concreto ou fábrica de concreto? O que uma concreteira faz? 3 motivos para comprar Concreto Usinado Concreto bombeado ou concreto bombeável? A História do Concreto Concreto Usinado com Isopor EPS Qual o preço do concreto para 2020? Como comprar concreto usinado? Concreteira: o que é? Quais as vantagens? 5 motivos para se utilizar concreto usinado Qual a importância da água para o concreto? Como calcular a quantidade de concreto? Usina de concreto: Como funciona? Como montar uma? Como encontrar uma boa concreteira? Concreto de Endurecimento Rápido Por que usar o gelo no concreto? O que é o concreto translúcido? Como evitar bicheiras no concreto? Como evitar trincas no concreto? Como aumentar a eficiência do bombeamento de concreto? Concreto Sustentável: o que é? onde utilizar? O que é o Concreto Biológico? Concreto Auto-adensável: Como e Quando utilizar? Concreto Permeável: Como e Quando utilizar? O que é o concreto? Cimento ou Concreto? Como calcular o volume de concreto para sua obra? Tudo sobre Concreto Utilização de Aditivos na preparação de Concreto Usinado Durabilidade das Estruturas de Concreto Como realizar o slump test ao receber concreto na obra? Traço de Concreto Usinado Patologias no concreto: Como prevenir? Preço do Concreto Lajes Concreto Usinado Concreto Usinado: Principais Cuidados Cimento Portland: Tipos, Composição e Aplicação Concretagem: Passo a Passo, Cuidados e Execução Retração e Dilatação do Concreto Usinado Tipos de Concreto utilizados na Construção Civil Concreto Usinado: Tire suas Dúvidas Conheça tudo sobre: Concreto Usinado Cura do Concreto Usinado: O que é? Quais são os tipos de cura? Concreto Armado: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Protendido: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Usinado: Preço e Quantidade Concreto Usinado: Dicas antes da Contratação Concreto Usinado: Como calcular a quantidade para Laje? Concreto Usinado: Vantagens e Indicações