Blog do Concreto

Concreteira: o que é? Quais as vantagens?

Concreteira: o que é? Quais as vantagens?

Cada vez mais, as usinas de concreto estão ganhando espaço na construção civil, seja pela praticidade de se obter o concreto pronto no local da obra ou pela qualidade do material entregue, essas empresas têm grande importância no desenvolvimento da construção e da sociedade.

O que é uma concreteira?

As centrais dosadoras de concreto são concreteiras, responsáveis pelo início do processo de fabricação do concreto, juntamente com o caminhão betoneira ela é capaz de fabricar qualquer tipo de concreto com bastante precisão.

A principal função de uma empresa de concreto é dispor de equipamentos que mensurem as quantidades de materiais necessários para se produzir concreto usinado de qualidade, com as características indicadas no momento da compra, isso significa que a empresa deve dispor de conhecimento técnico para se alterar a composição do concreto sem interferir nas demais propriedades importantes.

Para que a usina de concreto possa funcionar plenamente, dois pontos essenciais devem ser levados em consideração: o primeiro deles é a qualidade dos materiais e o segundo é a qualidade dos equipamentos. Em relação aos materiais, é necessário que a empresa disponha de um espaço para armazenar as matérias primas básicas para a fabricação do concreto (cimento, areia e brita), A armazenagem da matéria prima é um ponto extremamente importante para o sucesso da usina, uma vez que, a qualidade do concreto fabricado está diretamente relacionado a condição da matéria prima no momento do processo de usinagem do concreto.

A central de concreto deve cuidar para que os materiais não fiquem em contato direto entre si e não sofram mudanças climáticas muito intensas, isso permite que a mistura do material fique homogênea e que não exista interferências negativas na qualidade do concreto a ser entregue. Para isso, as concreteiras utilizam silos ou reservatórios fechados.

O segundo pilar de uma usina de concreto são os equipamentos e as tecnologias envolvidas, para que a empresa possa exercer sua atividade de forma correta, ou seja, mensurar e preparar as quantidades de materiais necessários para produzir concreto de qualidade com características bem definidas, é preciso que os equipamentos utilizados para realizar a medição e pesagem de materiais estejam sempre calibrados, a usina precisa garantir que não haja erros durante este processo, afinal, esta é a principal função de uma dosadora de concreto.

Tipos de usina de concreto

Existem alguns tipos de usina de concreto que se diferenciam entre si por meio da tecnologia que utilizam e dos processos internos, existem também usinas que não só separam os materiais adequadamente como também fabricam o concreto dentro de sua estrutura.

As dosadoras de concreto mais comuns são aquelas onde o procedimento de separação e medição de materiais é feito por equipamentos calibrados, mas com intervenção humana, neste modelo, os funcionários são responsáveis por validar as informações obtidas através dos equipamentos durante a medição dos materiais. Todo o processo de medição, conferência e carregamento é feito por ação de um funcionário capacitado para realizar tal função neste modelo de usina.

Outro modelo de usina de dosagem é a usina automatizada, neste modelo, todo o processo de medição e carregamento é feito automaticamente pelo sistema, o funcionário responsável por controlar equipamento apenas seleciona o traço necessário e a máquina dá início ao processo, caso haja necessidade, existe a possibilidade de intervenção humana durante o procedimento. Com a automatização dos processos de dosagem, as usinas ganharam ainda mais versatilidade e velocidade, reduzindo a taxa de erros gerados por falta de calibragem e erros humanos.

Existe ainda a possibilidade da própria usina produzir o concreto, como se sabe, a usina dosadora de concreto é responsável por separar os materiais em suas devidas proporções, em seguida esses materiais são levados até o caminhão betoneira onde será feita a mistura de fato, isso é o que ocorre na maiorias dos casos, no entanto, existe a possibilidade do concreto ser preparado na própria usina. Neste caso, chamamos a usina de misturadora, ela contém, além dos equipamentos necessários para aferir as proporções dos materiais, misturadores capazes de produzir grandes volumes de concreto com alto controle de qualidade.

Vantagens em comprar concreto de uma concreteira

É fato que, a qualidade do concreto produzido em uma usina ou no caminhão betoneira é bem superior quando comparado ao produzido no local da obra, entretanto, existem outras características interessantes que reforçam ainda mais a superioridade do concreto usinado.

A primeira vantagem do concreto usinado é o ganho de espaço no local da obra, uma vez que, quando o concreto é produzido in loco, existe a necessidade de se dispor de espaço para armazenamento de sacos de cimento, areia e brita, o que muitas vezes é feito de forma irregular, o que acaba interferindo na qualidade do produto final, quando o concreto é obtido na usina este problema é evitado, pois, os materiais ficam armazenados em segurança e existe um rigoroso controle de qualidade envolvido durante o processo de seleção de materiais.

A segunda vantagem é o processo de entrega, graças a isso, todo o processo de concretagem pode ser planejado com antecedência tendo a certeza que o volume necessário de concreto será entregue na data e volumes pré-selecionados, quando o processo de fabricação é terceirizado, os gestores da obra podem concentrar seus esforços no planejamento da logística da obra ao longo da concretagem, o que gera grandes benefícios financeiros e de tempo.

Outra vantagem é a possibilidade de obter diferentes tipos de concreto com facilidade, as usinas são empresas especializadas em fabricar concretos com diversas características e propriedades, isso permite ao construtor ter muito mais liberdade na hora de selecionar o concreto necessário para cada situação, os concretos podem variar em relação a classe de resistência (25 Mpa, 30Mpa, entre outros), consistência (variação no slump do concreto), ou mesmo, em alguns casos, o pedido pode ser feito com um traço específico feito por um profissional habilitado.

De qualquer forma, o custo-benefício adquirido com o concreto produzido na usina é bastante satisfatório, desde que haja a garantia por parte da empresa de que os materiais são de ótima qualidade e os equipamentos estão sendo calibrados com frequência.

Se você gostou do nosso conteúdo e acredita que ele possa ser útil para um amigo, compartilhe agora com ele por meio das redes sociais!

Conheça mais sobre Concreto em nosso Blog do Concreto.
Para fazer parte do maior Portal do Concreto do Brasil, cadastre sua Concreteira!
Ainda restou alguma dúvida? Entre em contato com a Equipe Concreto Usinado.

Revisado por Eng. Bruno Reganati em 10 de abril de 2020

Peça já um Orçamento
Grátis

Selecione o Estado e Cidade da Obra

Últimas postagens

Conheça 5 Dicas Antes de Comprar Concreto Quais são as vantagens de usar concreto pronto na obra? Preço Concreto Usinado 2022: Guia Completo Concreto sem Cimento existe? Conheça a revolução na Construção Civil que protege o Meio Ambiente Preço do Concreto Usinado para 2021: Um Guia Completo Controle Tecnológico do Concreto Como comprar Concreto Online? Empresa de concreto ou fábrica de concreto? O que uma concreteira faz? 3 motivos para comprar Concreto Usinado Concreto bombeado ou concreto bombeável? A História do Concreto Concreto Usinado com Isopor EPS Qual o preço do concreto para 2020? Como comprar concreto usinado? Concreteira: o que é? Quais as vantagens? 5 motivos para se utilizar concreto usinado Qual a importância da água para o concreto? Como calcular a quantidade de concreto? Usina de concreto: Como funciona? Como montar uma? Como encontrar uma boa concreteira? Concreto de Endurecimento Rápido Por que usar o gelo no concreto? O que é o concreto translúcido? Como evitar bicheiras no concreto? Como evitar trincas no concreto? Como aumentar a eficiência do bombeamento de concreto? Concreto Sustentável: o que é? onde utilizar? O que é o Concreto Biológico? Concreto Auto-adensável: Como e Quando utilizar? Concreto Permeável: Como e Quando utilizar? O que é o concreto? Cimento ou Concreto? Como calcular o volume de concreto para sua obra? Tudo sobre Concreto Utilização de Aditivos na preparação de Concreto Usinado Durabilidade das Estruturas de Concreto Como realizar o slump test ao receber concreto na obra? Traço de Concreto Usinado Patologias no concreto: Como prevenir? Preço do Concreto Lajes Concreto Usinado Concreto Usinado: Principais Cuidados Cimento Portland: Tipos, Composição e Aplicação Concretagem: Passo a Passo, Cuidados e Execução Retração e Dilatação do Concreto Usinado Tipos de Concreto utilizados na Construção Civil Concreto Usinado: Tire suas Dúvidas Conheça tudo sobre: Concreto Usinado Cura do Concreto Usinado: O que é? Quais são os tipos de cura? Concreto Armado: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Protendido: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Usinado: Preço e Quantidade Concreto Usinado: Dicas antes da Contratação Concreto Usinado: Como calcular a quantidade para Laje? Concreto Usinado: Vantagens e Indicações