Blog do Concreto

O que é o concreto translúcido?

O que é o concreto translúcido?

Além de ser altamente empregado na construção civil como elemento estrutural, o concreto usinado ganhou outras utilidades nos últimos anos. É crescente a tendência no ramo da arquitetura de utilizar o concreto como forma de dar uma “cara nova” as edificações, vamos ver neste artigo uma destas inovações, o concreto translúcido.

O que é o concreto translúcido?

Uma das inovações tecnológicas aplicadas ao concreto que surgiu neste século foi o concreto translúcido, ele consiste em um material a base de concreto convencional e fibra de vidro que permite a ele obter características únicas, a principal delas, que inclusive é o motivo do nome dado a este material, é o fato do concreto permitir a passagem de cerca de 70% da luz.

O concreto como conhecemos é um material sólido e rígido, já o concreto translúcido traz uma ideia diferente, ele deixa as peças de concreto transparente a ponto da luz ser capaz de atravessá-lo, de forma que a silhueta de um objeto ou pessoa pode ficar amostra, além de tornar as peças de concreto mais maleáveis e igualmente resistentes. Essa grande inovação tem sido empregada como um recurso arquitetônico muito interessante para as construções, especialmente aquelas denominadas de obras de arte como museus e bibliotecas.

Uma característica muito importante do concreto translúcido é o fato de que sua resistência é tão grande quanto ao do concreto convencional, e isso é um fator muito interessante, pois permite que os próprios elementos estruturais façam parte do conjunto arquitetônico. Foi a combinação perfeita de força, solidez e beleza que tornou o concreto translúcido uma das grandes inovações da construção civil e arquitetura do século 21.

A invenção foi apresentada ao mundo em 2001 pelo seu criador, o arquiteto húngaro Áron Losonczi, inclusive foi na Húngria que o produto teve seu maior público inicialmente, juntamente com outros países da Europa como Alemanha, Áustria e República Tcheca, atualmente a novidade já começou a alcançar várias partes do mundo inclusive o Brasil.

Como é feito o concreto translúcido?

A composição do concreto translúcido é bem semelhante ao do concreto convencional, ele pode ser feito com as mesmas matérias primas juntamente com a adição de fibras de vidro a mistura. As fibras de vidro são os elementos mais importantes deste material, uma vez que, elas são as responsáveis por permitir a passagem de luz, elas são colocadas na mistura de concreto e contém diâmetros que variam de 2 micrômetros (0,002mm) a 2mm.

Alguns números a respeito deste material revelam como ele tem potencial para ser utilizado em larga escala futuramente, as peças de concreto translúcido podem ser confeccionadas com até 20 metros de espessura e ainda apresentar a propriedade de transparência, o material é composto com 5% de fibra de vidro e 95% de concreto, podendo resistir cerca de 4000 kg por centímetro quadrado. Outra característica importante é a alta resistência ao fogo (maior que a do concreto convencional) e sua densidade que é cerca de 2100Kg/m³ (o concreto convencional tem densidade entre 2500Kg/m³ e 2800Kg/m³).

Vantagens e Desvantagens do Concreto Translúcido

O concreto translúcido tem algumas vantagens que podem ser exploradas, a primeira delas, como já foi citado anteriormente, é a sua transparência, que permite que até 70% da luz passe através dele, isso dá algumas possibilidades em relação a arquitetura, principalmente em fachadas ou paredes internas, diminuindo assim a necessidade de iluminação artificial em ambientes mais fechados durante o dia. Outra vantagem interessante é derivada da primeira, o fato da luz atravessar as peças de concreto pode permitir uma economia interessante de energia elétrica, uma vez que a iluminação tem um peso importante no valor da conta de luz na maioria das residências, o uso deste concreto pode ajudar no bolso das famílias.

As fibras de vidro proporcionam ao concreto algumas vantagens em relação ao convencional, a impermeabilidade é um destes fatores, ela é maior no concreto translúcido, outro fator é a maleabilidade, este material é mais “flexível” e resiste mais a deformações.

Entre todas as vantagens, a que mais se destaca sem dúvida, são as possibilidades de utilizar o concreto translúcido como parte da arquitetura do local, o concreto permite criar combinações e proporcionar detalhes únicos nas construções, além de ser um recurso ambientalmente sustentável, o que agrega ainda mais valor ao local onde for empregado.

A principal desvantagem do uso do concreto translúcido ainda é o alto custo de aquisição e aplicação. O alto custo do material se deve a utilização de fibra de vidro, ela eleva o custo de fabricação e dificulta a utilização em larga escala, apesar disto, o processo de fabricação industrializado já tem diminuído o valor repassado ao consumidor final. Outro problema que eleva o custo é a falta de mão de obra qualificada, por se tratar de um produto novo, há poucas pessoas treinadas para trabalhar com ele, com o aumento da demanda de serviços relacionados a instalação de peças de concreto translúcido, é possível que as empresas de construção capacitem seus funcionários para lidar com este tipo de instalação, o que pode ajudar com a redução de custos do processo como um todo.

Concreto translúcido no Brasil

No Brasil, o produto ainda é tratado como uma novidade, está em fase de estudos, não há empresas brasileiras especializadas na fabricação deste material, no momento, ele ainda está em fase de testes nas universidades. Algumas universidades brasileiras já conseguiram produzir o material em laboratório, no entanto, a fabricação ainda foi totalmente manual o que torna o produto inviável financeiramente.

Outro quesito avaliado nas universidades foi o tempo de cura do concreto. O concreto translúcido produzido na Universidade Estadual Vale do Aracajú, no Ceará, produziu o material em apenas 2 dias, já a Universidade do vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, produziu o mesmo concreto em 3 dias, o que mostra que o clima também pode ser um problema no processo de fabricação, principalmente no Brasil onde há uma grande variação de climas ao longo do território.

Para que a solução ganhe mercado é preciso que o concreto seja viável do ponto de vista financeiro, por isso, as universidades brasileiras tem feito estudos para tornar o material mais barato e desta forma seja possível produzir em larga escala a nível comercial.

Conheça mais sobre Concreto em nosso Blog do Concreto
Para fazer parte do maior Portal do Concreto do Brasil, cadastre sua Concreteira!
Ainda restou alguma dúvida? Entre em contato com a Equipe Concreto Usinado.

Revisado por Eng. Bruno Reganati em 25 de janeiro de 2020

Peça já um Orçamento
Grátis

Selecione o Estado e Cidade da Obra

Últimas postagens

Conheça 5 Dicas Antes de Comprar Concreto Quais são as vantagens de usar concreto pronto na obra? Preço Concreto Usinado 2022: Guia Completo Concreto sem Cimento existe? Conheça a revolução na Construção Civil que protege o Meio Ambiente Preço do Concreto Usinado para 2021: Um Guia Completo Controle Tecnológico do Concreto Como comprar Concreto Online? Empresa de concreto ou fábrica de concreto? O que uma concreteira faz? 3 motivos para comprar Concreto Usinado Concreto bombeado ou concreto bombeável? A História do Concreto Concreto Usinado com Isopor EPS Qual o preço do concreto para 2020? Como comprar concreto usinado? Concreteira: o que é? Quais as vantagens? 5 motivos para se utilizar concreto usinado Qual a importância da água para o concreto? Como calcular a quantidade de concreto? Usina de concreto: Como funciona? Como montar uma? Como encontrar uma boa concreteira? Concreto de Endurecimento Rápido Por que usar o gelo no concreto? O que é o concreto translúcido? Como evitar bicheiras no concreto? Como evitar trincas no concreto? Como aumentar a eficiência do bombeamento de concreto? Concreto Sustentável: o que é? onde utilizar? O que é o Concreto Biológico? Concreto Auto-adensável: Como e Quando utilizar? Concreto Permeável: Como e Quando utilizar? O que é o concreto? Cimento ou Concreto? Como calcular o volume de concreto para sua obra? Tudo sobre Concreto Utilização de Aditivos na preparação de Concreto Usinado Durabilidade das Estruturas de Concreto Como realizar o slump test ao receber concreto na obra? Traço de Concreto Usinado Patologias no concreto: Como prevenir? Preço do Concreto Lajes Concreto Usinado Concreto Usinado: Principais Cuidados Cimento Portland: Tipos, Composição e Aplicação Concretagem: Passo a Passo, Cuidados e Execução Retração e Dilatação do Concreto Usinado Tipos de Concreto utilizados na Construção Civil Concreto Usinado: Tire suas Dúvidas Conheça tudo sobre: Concreto Usinado Cura do Concreto Usinado: O que é? Quais são os tipos de cura? Concreto Armado: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Protendido: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Usinado: Preço e Quantidade Concreto Usinado: Dicas antes da Contratação Concreto Usinado: Como calcular a quantidade para Laje? Concreto Usinado: Vantagens e Indicações