Blog do Concreto

Concreto Usinado: Vantagens e Indicações

Concreto Usinado: Vantagens e Indicações

O concreto dosado em central (CDC), chamado popularmente de concreto usinado é aquele em que a concreteira se responsabiliza pela preparação e transporte do mesmo com a utilização de caminhão betoneira. Quando comparado ao concreto virado em obra, o concreto usinado traz diversas vantagens. De qualquer forma, é sempre interessante avaliar a necessidade da obra para então, escolher a melhor opção.

Quais são as características do concreto usinado?

As características básicas do concreto usinado, tais como, praticidade, maior controle de qualidade, racionamento de insumos, redução de custos na obra, segurança e durabilidade são fatores que aumentam sua utilização no ramo da construção civil.

A praticidade é uma das grandes vantagens do concreto usinado visto que ele chega à obra pronto para ser aplicado. No momento em que o concreto usinado é adquirido é necessário informar a consistência (Slump), a resistência característica do concreto (FCK), a classe de agressividade e a dimensão máxima do agregado (B0, B1, B2, entre outros).

O que fazer quando o Concreto Usinado chega em sua obra?

É importante conferir se o concreto que chegou à obra coincide com as especificações passadas anteriormente. Por isso, a recomendação é a de sempre realizar o controle de qualidade interno do concreto adquirido. Antes de liberar o lançamento do material, retire os corpos de prova e faça o ensaio de slump. Ao adquirir o concreto usinado tenha a certeza de que o mesmo terá um maior controle de qualidade se comparado àquele virado em obra. 

Para que as propriedades do concreto sejam garantidas a central de concreto precisa atender algumas exigências, essas vão desde o processo de pesagem dos agregados na preparação do concreto, até a mistura do mesmo, que é realizada dentro do caminhão betoneira. 

Para isso, a concreteira deve apresentar bons equipamentos, além de utilizar insumos que possuam procedência e qualidade e possuir controles ambientais para que a natureza seja preservada. Por isso, outra recomendação importante é a de adquirir o concreto usinado de uma empresa de confiança realizando sempre a avaliação do custo benefício.

Vantagens do Concreto Usinado

O racionamento de insumos é outra grande vantagem do concreto usinado. Neste a exatidão da dosagem que previne o desperdício de matéria prima. Diferentemente deste cenário, o concreto virado em obra não possui este controle tecnológico, o que acarreta no desperdício dos mesmos, além da possibilidade do comprometimento da segurança dos projetos em construção. 

Também, vale lembrar que para virar o concreto virado em obra, a operação demanda um espaço maior para armazenamento dos insumos, o que não existe no caso do concreto dosado em central.

A redução de custos na obra é mais um fator vantajoso quando o concreto usinado é escolhido, pois este tipo de concreto necessita de menos mão de obra quando comparado ao concreto virado em obra. Isso ocorre, pois, sua preparação é realizada com maquinários, em escala, evitando a necessidade da mão de obra humana.

Por fim, optando pelo concreto usinado você garante uma maior segurança e durabilidade para a sua obra dado que há um controle de qualidade eficaz. Portanto, o concreto usinado não possui restrições, pelo contrário, possui inúmeras razões para ser a escolha com o melhor custo benefício para a sua obra.

Se você, mesmo após ler este artigo, ainda possui dúvidas sobre o uso do concreto usinado para a sua obra não deixe de nos contatar. 

Conheça mais sobre Concreto em nosso Blog do Concreto
Para fazer parte do maior Portal do Concreto do Brasil, Cadastre sua Concreteira 
Ainda restou alguma dúvida? Entre em contato com a Equipe Concreto Usinado.

Clique aqui e faça um orçamento GRÁTIS!

Últimas postagens

Controle Tecnológico do Concreto Como comprar Concreto Online? Empresa de concreto ou fábrica de concreto? O que uma concreteira faz? 3 motivos para comprar Concreto Usinado Concreto bombeado ou concreto bombeável? A História do Concreto Concreto Usinado com Isopor EPS Qual o preço do concreto para 2020? Como comprar concreto usinado? Concreteira: o que é? Quais as vantagens? 5 motivos para se utilizar concreto usinado Qual a importância da água para o concreto? Como calcular a quantidade de concreto? Usina de concreto: Como funciona? Como montar uma? Como encontrar uma boa concreteira? Concreto de Endurecimento Rápido Por que usar o gelo no concreto? O que é o concreto translúcido? Como evitar bicheiras no concreto? Como evitar trincas no concreto? Como aumentar a eficiência do bombeamento de concreto? Concreto Sustentável: o que é? onde utilizar? O que é o Concreto Biológico? Concreto Auto-adensável: Como e Quando utilizar? Concreto Permeável: Como e Quando utilizar? O que é o concreto? Cimento ou Concreto? Como calcular o volume de concreto para sua obra? Tudo sobre Concreto Utilização de Aditivos na preparação de Concreto Usinado Durabilidade das Estruturas de Concreto Como realizar o slump test ao receber concreto na obra? Traço de Concreto Usinado Patologias no concreto: Como prevenir? Preço do Concreto Lajes Concreto Usinado Concreto Usinado: Principais Cuidados Cimento Portland: Tipos, Composição e Aplicação Concretagem: Passo a Passo, Cuidados e Execução Retração e Dilatação do Concreto Usinado Tipos de Concreto utilizados na Construção Civil Concreto Usinado: Tire suas Dúvidas Conheça tudo sobre: Concreto Usinado Cura do Concreto Usinado: O que é? Quais são os tipos de cura? Concreto Armado: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Protendido: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Usinado: Preço e Quantidade Concreto Usinado: Dicas antes da Contratação Concreto Usinado: Como calcular a quantidade para Laje? Concreto Usinado: Vantagens e Indicações