Blog do Concreto

Concreto Usinado: Dicas antes da Contratação

Concreto Usinado: Dicas antes da Contratação

Cada vez mais presente nas obras, o concreto usinado possui diversas vantagens, tais como, controle de qualidade, custo benefício, menor desperdício de materiais e agilidade na construção. Entretanto, é preciso conhecer algumas dicas essenciais antes de sua aquisição, para que você obtenha sucesso na escolha.

Concreto Usinado: Contratação

A compra de concreto usinado requer um investimento alto, por isso é bom sempre estar atento para que não haja perca financeira ou problemas técnicos em sua obra. Procure realizar orçamentos com diversos fornecedores priorizando aqueles que prezam pela qualidade do material e possuam um bom atendimento.

Em nossa plataforma, temos uma rede de concreteiras para te ajudar, basta informar qual o cep de sua obra e com apenas um clique, você terá contato da área comercial de cada uma delas. É importante lembrar que a precificação é feita por metro cúbico. Por isso, realize o cálculo para saber a quantidade de concreto necessária para a sua obra e desta forma estimar os custos. Caso queira, aqui neste outro artigo te ensinamos como realizar o levantamento desta quantidade.

Considere também nesta tomada de preços o aluguel da bomba de concreto, caso exista necessidade de bombeamento de concreto até o local exato da aplicação. Além disso, é importante considerar a distância entre a usina de concreto e o local da obra, afinal o concreto é perecível, com duração máxima de 3 horas entre a mistura e sua aplicação.

Lembre-se também de informar as especificações técnicas do concreto, uma vez que esses fatores também influenciam diretamente no custo final da mercadoria.

Concreto Usinado: Programação

Todas as obras buscam ao máximo trabalhar dentro do prazo estipulado. Para não haver nenhum tipo de divergência, lembrem-se sempre de incluir no planejamento os dias para que a concretagem seja realizada, independente da peça, forma ou estrutura a ser concretada.

Lembre-se ainda, que é necessário conferir as instalações, escoramento, formas e aço a fim de evitar imprevistos que acarretam em perda de produtividade e de interferência no prazo de conclusão.

Concreto Usinado: Aplicação

É aconselhável a contratação de uma empresa especializada em controle tecnológico da qualidade do concreto, que realizará a moldagem de corpos de prova in loco, para realizar os testes de compressão, no qual será indicada a resistência real do concreto usinado aplicado na obra. O objetivo é comprovar se o concreto aplicado é compatível com a determinação do projeto estrutural da obra.

Uma das informações que necessitam de total atenção no momento de recebimento do produto é a conferência do tempo de saída do caminhão da usina, até o tempo de chegada na obra, a consistência do concreto (slump) indicado na nota fiscal do concreto e o lacre na bica de descarga da betoneira. De maneira geral, seu prazo de validade médio do concreto é de 3 horas (180 minutos), que pode ser postergado com o uso de aditivos. Por isso, é recomendada a conferência do horário de saída do caminhão que consta na nota fiscal com o horário de chegada ao canteiro de obra.

É importante validar se a empresa insere lacre em seus caminhões para garantir a quantidade e a origem do concreto fornecido. Não aceite caminhões se o lacre estiver violado. Dessa forma, evita-se o remanejamento de caminhões entre obras.

Concreto Usinado: A Cura do Concreto

Na pós-concretagem temos o processo conhecido como “cura do concreto” ou “secagem do concreto” de forma mais informal. Este processo tem como objetivo controlar a evaporação precoce da água do concreto, a fim de garantir a sua resistência esperada.

Há diversas maneiras de realizar a cura, entretanto, a mais prática é cobrir a peça concretada com lona plástica e manter a irrigação constante, que pode ser realizada com o uso de mangueira em horários alternados, durante os 7 primeiros dias após a concretagem.

A fiscalização do cliente durante o recebimento do concreto e após a sua aplicação, são boas práticas recomendadas para garantir a resistência final do mesmo.

Se você, mesmo após ler este artigo, ainda possui dúvidas em relação ao uso do concreto usinado para sua obra não deixe de nos contatar.

Conheça mais sobre Concreto em nosso Blog
Para fazer parte do maior Portal de Concreto do Brasil, cadastre sua Concreteira
Ainda restou alguma dúvida? Entre em contato com a Equipe Concreto Usinado.

Revisado por Eng. Bruno Reganati em 07 de janeiro de 2019

Peça já um Orçamento
Grátis

Selecione o Estado e Cidade da Obra

Últimas postagens

Conheça 5 Dicas Antes de Comprar Concreto Quais são as vantagens de usar concreto pronto na obra? Preço Concreto Usinado 2022: Guia Completo Concreto sem Cimento existe? Conheça a revolução na Construção Civil que protege o Meio Ambiente Preço do Concreto Usinado para 2021: Um Guia Completo Controle Tecnológico do Concreto Como comprar Concreto Online? Empresa de concreto ou fábrica de concreto? O que uma concreteira faz? 3 motivos para comprar Concreto Usinado Concreto bombeado ou concreto bombeável? A História do Concreto Concreto Usinado com Isopor EPS Qual o preço do concreto para 2020? Como comprar concreto usinado? Concreteira: o que é? Quais as vantagens? 5 motivos para se utilizar concreto usinado Qual a importância da água para o concreto? Como calcular a quantidade de concreto? Usina de concreto: Como funciona? Como montar uma? Como encontrar uma boa concreteira? Concreto de Endurecimento Rápido Por que usar o gelo no concreto? O que é o concreto translúcido? Como evitar bicheiras no concreto? Como evitar trincas no concreto? Como aumentar a eficiência do bombeamento de concreto? Concreto Sustentável: o que é? onde utilizar? O que é o Concreto Biológico? Concreto Auto-adensável: Como e Quando utilizar? Concreto Permeável: Como e Quando utilizar? O que é o concreto? Cimento ou Concreto? Como calcular o volume de concreto para sua obra? Tudo sobre Concreto Utilização de Aditivos na preparação de Concreto Usinado Durabilidade das Estruturas de Concreto Como realizar o slump test ao receber concreto na obra? Traço de Concreto Usinado Patologias no concreto: Como prevenir? Preço do Concreto Lajes Concreto Usinado Concreto Usinado: Principais Cuidados Cimento Portland: Tipos, Composição e Aplicação Concretagem: Passo a Passo, Cuidados e Execução Retração e Dilatação do Concreto Usinado Tipos de Concreto utilizados na Construção Civil Concreto Usinado: Tire suas Dúvidas Conheça tudo sobre: Concreto Usinado Cura do Concreto Usinado: O que é? Quais são os tipos de cura? Concreto Armado: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Protendido: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Usinado: Preço e Quantidade Concreto Usinado: Dicas antes da Contratação Concreto Usinado: Como calcular a quantidade para Laje? Concreto Usinado: Vantagens e Indicações