Notícias

Concreto Usinado: dicas antes da contratação

Concreto Usinado: dicas antes da contratação

Cada vez mais presente nas obras, o concreto usinado possui diversas vantagens, tais como, controle de qualidade, custo benefício, menor desperdício de materiais e agilidade na construção. Entretanto, é preciso conhecer algumas dicas essenciais antes de sua aquisição, para que você obtenha sucesso na escolha.

Concreto Usinado: Contratação

A compra de concreto usinado requer um investimento alto, por isso é bom sempre estar atento para que não haja perca financeira ou problemas técnicos em sua obra. Procure realizar orçamentos com diversos fornecedores priorizando aqueles que prezem pela qualidade do material e possuam um bom atendimento. Em nossa plataforma, temos uma rede de concreteiras para te ajudar, basta informar qual o cep de sua obra e com apenas um clique, você terá contato da área comercial de cada uma delas.

É importante lembrar que a precificação é feita por metro cúbico. Por isso, realize o cálculo para saber a quantidade de concreto necessária para a sua obra e desta forma estimar os custos. Caso queira, aqui neste outro artigo te ensinamos como realizar o levantamento desta quantidade. (inserir hiperlink texto II) Considere também nesta tomada de preços o aluguel da bomba de concreto, caso exista necessidade de bombeamento de concreto até o local exato da aplicação. Além disso, é importante considerar a distância entre a usina de concreto e o local da obra, afinal o concreto é perecível, com duração máxima de 3 horas entre a mistura e sua aplicação.

Lembre-se também de informar as especificações técnicas do concreto, uma vez que esses fatores também influenciam diretamente no custo final da mercadoria.

Concreto Usinado: Programação

Todas as obras buscam ao máximo trabalhar dentro do prazo estipulado. Para não haver nenhum tipo de divergência, lembrem-se sempre de incluir no planejamento os dias para que a concretagem seja realizada, independente da peça, forma ou estrutura a ser concretada. Lembre-se ainda, que é necessário conferir as instalações, escoramento, formas e aço a fim de evitar imprevistos que acarretem em perda de produtividade e de interferência no prazo de conclusão.

Concreto Usinado: Aplicação

É recomendada a realização de ensaios técnicos nas entregas do produto. Geralmente, há a contratação de uma empresa especializada em controle de qualidade do concreto que analisa a consistência do produto bem como realiza a moldagem de corpos para realizar os testes de tração, resistência, etc. O objetivo é apontar erros ou problemas técnicos a fim de evitar um posterior dano à estrutura da obra. Uma das informações que necessitam de total atenção no momento de recebimento do produto é o horário de saída do caminhão da usina, já que o concreto usinado possui prazo de validade. De maneira geral, seu prazo de validade médio é de 3 horas (180 minutos) que pode ser postergado com o uso de aditivos. Por isso, é recomendada a conferência do horário de saída do caminhão que consta na nota fiscal com o horário de chegada ao canteiro de obra.

A dosagem da água utilizada no traço é outro fator importante a ser observado. Essa informação também consta na nota fiscal e é imprescindível conferir se está de acordo com o que foi contratado para que não comprometa a resistência do concreto. É importante validar se a empresa insere lacre em seus caminhões para garantir a qualidade e a origem do concreto fornecido. Em caso positivo, não aceite caminhões se o lacre não estiver intacto. Dessa forma, evita-se o remanejamento de caminhões entre obras.

Concreto Usinado: “Cura do Concreto”

Na pós-concretagem temos o processo conhecido como “cura do concreto” ou “secagem do concreto” de forma mais informal. Este processo tem como objetivo controlar a evaporação precoce da água do concreto, a fim de que o concreto não obtenha fissuras ou perca sua resistência. Há diversas maneiras de realizar a cura, entretanto, a mais prática é a de manter uma fina camada de água sobre o concreto recém-aplicado na estrutura. A irrigação deve ser realizada com o uso de mangueira em horários alternados nos 7 primeiros dias após a concretagem.

Com todas essas dicas é possível observar que a escolha pelo uso do concreto usinado não é algo simples, pois envolve um serviço de alto valor agregado e responsabilidade técnica. Nesta, a fiscalização do cliente durante o recebimento e a pós-concretagem são boas práticas recomendadas para garantir o sucesso da concretagem.

Se você, mesmo após ler este artigo, ainda possui dúvidas em relação ao uso do concreto usinado para sua obra não deixe de nos contatar.

loader pagina