Notícias

Recebimento de Concreto Usinado: Principais cuidados

Recebimento de Concreto Usinado: Principais cuidados

O processo de recebimento de concreto usinado é um dos fatores que tem influência na qualidade do material ao longo de sua vida útil, portanto, alguns cuidados importantes e necessários serão abordados neste artigo.

Planejamento do Concreto Usinado

Os cuidados com o recebimento de concreto usinado devem começar antes da chegada do caminhão betoneira no canteiro de obras, neste sentido planejar todo o processo é essencial, principalmente quando o volume de concreto pedido é elevado. Em relação ao planejamento dois pontos são importantes, a quantidade real de material necessário e a logística do transporte.

Apesar de parecer óbvio a necessidade de saber quanto concreto será preciso, este é um ponto relevante a ser considerado com a devida atenção. O volume de concreto usinado permite prever o número de caminhões necessários e a forma como a chegada deles no canteiro será feita, isso evita que por erro de planejamento, a concretagem seja interrompida por longos períodos por falta de material por exemplo.

Outro cuidado importante em relação ao planejamento é a logística no transporte, como o concreto não pode ficar no caminhão por muito tempo, é preciso cuidar para que o transporte do material seja feito de forma rápida e precisa, o profissional responsável deve prever o tempo de transporte, além de considerar os possíveis problemas com o trânsito, a ideia é garantir que o tempo de transporte não seja superior ao início da pega do concreto, além disso a NBR 7212 estabelece que o tempo máximo de transporte feito em caminhão betoneira deve ser de 1h:30min, portanto, quando o assunto é logística, todo cuidado é pouco. 

Características do Concreto Usinado

Quando o concreto usinado chega no canteiro de obras, ele não deve ser utilizado imediatamente, é preciso realizar a conferência de documentos e características do material para garantir que o que está sendo entregue é exatamente aquilo que foi pedido.

Em relação a conferencia dos documentos, é importante verificar se o concreto entregue corresponde as especificações do pedido, alguns pontos importantes a se considerar neste documento são: dados do cliente, endereço da obra, volume de concreto, classe de abatimento, resistência característica, horário de carregamento, entre outros.

Em relação as características do concreto, é preciso estar atento a duas propriedades, a consistência e a resistência. Para verificar se a consistência do material é equivalente a especificada no pedido é preciso realizar o teste de “slump”, que pode ser feito medindo o abatimento do tronco de cone especificado pela NBR NM 67, a ideia é conferir o abatimento verificado com as informações descritas no pedido.

Quanto a resistência, é preciso garantir que o concreto entregue tenha resistência característica igual ou superior a contratada, isso pode ser feito através de ensaios com amostras obtidas durante a operação de concretagem, coletando corpo de prova, em conformidade com o item 6 da NBR 12665.

Se alguma das recomendações citadas não for atendida, a durabilidade do concreto usinado estará comprometida, e o cliente tem o direito de rejeitar o concreto. Para evitar problemas futuros, é importante que o profissional responsável pelo recebimento tenha a competência necessária para a correta avaliação do material entregue.

Conheça mais sobre Concreto em nosso Blog ou acesse ConcretoUsinado.com.br
Para fazer parte do maior Portal de Concreto do Brasil, cadastre sua Concreteira
Ainda restou alguma dúvida? Entre em contato com a Equipe Concreto Usinado.

Revisado por Eng. Bruno Reganati em 03 de abril de 2019

loader pagina