Blog do Concreto

Qual a importância da água para o concreto?

Qual a importância da água para o concreto?

A água é a material mais abundante da natureza, e também o mais importante na fabricação de concreto usinado, sem ela, seria impossível criar as estruturas de concreto complexas que temos hoje, e por isso vamos ver neste artigo alguns pontos importantes a serem considerados durante a fabricação do concreto com relação ao uso da água no processo.

Água como matéria-prima do concreto

Você provavelmente deve saber que o concreto é uma mistura de 4 componentes básicos (cimento, areia, brita e água), entre estes elementos, aquele que mais se destaca é a água, pois é o material responsável pela reação química do cimento que gera o concreto como conhecemos.

Para que o concreto seja formado, é preciso que os materiais presentes em sua composição estejam fortemente unidos, isso é feito através da pasta de cimento que é formada no momento em que a água entra em contato com o cimento, neste momento ocorre o início da reação química conhecida como hidratação do concreto, é neste processo que ocorre a formação dos cristais de sílica, responsáveis pelas propriedades do concreto endurecido.

Visto que a reação de hidratação é fundamental para garantir as propriedades do concreto endurecido, temos que a água é de extrema importância para que isso ocorra também, uma vez que, a reação química ocorre na presença de água. Isso significa que se, por algum motivo, não houver água suficiente durante a reação, ela simplesmente deixaria de acontecer, prejudicando a qualidade do concreto, ao mesmo tempo, se houver excesso de água, outros problemas poderão surgir, discutiremos isso em outro tópico deste artigo.

Uma das expressões mais conhecidas na construção civil quando o assunto é concreto é a relação água/cimento ou simplesmente “a/c”, como o nome já sugere, ela serve como um indicador que mostra a proporção de água em relação a quantidade de cimento, isso é muito usado na composição dos traços de concreto e em geral, está diretamente relacionado a resistência do concreto, quanto maior for a relação a/c menor é a resistência do concreto, por isso medir a quantidade de água presente na mistura é essencial para não prejudicar acidentalmente as propriedades esperadas do concreto.

Problemas causados pelo excesso ou falta de água no concreto

Se a quantidade de água introduzida na mistura de concreto for maior ou menor do que a ideal para um determinado traço de concreto, é possível que se desenvolvam problemas nos elementos estruturais ao longo do tempo. Quanto ao excesso de água, o concreto certamente terá uma resistência inferior a esperada, isso ocorre porque a relação água/cimento nesses casos acaba sendo maior, e como já vimos, quanto maior for essa relação menor é a resistência. Outro problema gerado pelo excesso de água é a retração, ela geralmente é resultado da exposição do concreto ao sol e ao calor, no entanto, o excesso de água também é um fator que influencia o surgimento de fissuras no concreto por retração, nesses casos a água funciona como um catalisador, acelerando a retração e consequentemente o surgimento de fissuras.

No caso de se utilizar menos água do que o necessário na preparação do concreto usinado é possível que o material resultante tenha baixa consistência, o que pode gerar problemas no momento de preencher os elementos estruturais, uma vez que, poderão surgir espaços vazios ao longo da armadura de aço que não foram corretamente preenchidos, neste caso o problema irá ser notado apenas após a retirada das formas ou então quando surgirem as primeiras patologias. Em geral, os problemas causados pela falta de água levam a soluções que envolvem algum custo, como reparos ou a eventual recuperação da estrutura, portanto, pequenos cuidados durante a preparação do concreto por si só já podem evitar problemas maiores no futuro.

Qualidade da água no concreto

Um ponto importante que deve ser levado em consideração no momento de se preparar o concreto usinado é em relação a qualidade da água, a NBR 15900 – Água para amassamento do concreto especifica algumas diretrizes a se considerar para o uso da água na mistura de concreto, essas diretrizes são importantes para garantir que a água presente na mistura não contenha substancias prejudiciais a qualidade do concreto.

É preciso que a água utilizada na fabricação de concreto seja potável, isso significa que ela não deve conter sais que podem prejudicar a armadura de aço presentes nas estruturas e também não deve haver matéria orgânica presente na água, uma vez que, ela irá se decompor com o tempo e irá deixar vazios dentro do concreto.

Equipamentos de medição e controle do volume de água no concreto

Agora que sabemos a importância do controle do volume de água no concreto, vamos identificar as formas de se realizar este controle no canteiro de obras ou na indústria no caso do concreto usinado.

Em relação ao chamado “concreto pronto”, convencional, virado em obra, a medição do volume de água é feito através de baldes ou latas de 18 litros, não é a melhor forma de se controlar o volume, no entanto, é a forma mais simples e prática de se realizar a medição dentro do canteiro de obras por conta da facilidade em se encontrar estes equipamentos na obra. O equipamento mais recomendado para se utilizar no canteiro de obras é a proveta graduada, seu custo é irrisório perto dos benefícios que ela pode trazer, no entanto é pouco utilizada por conta da própria cultura dos trabalhadores que estão acostumados a utilizar latas e baldes.

Na indústria o processo pode ser controlado com mais facilidade por conta do uso de equipamentos de qualidade, nas usinas e nos caminhões betoneiras é comum o uso de hidrômetro para se medir o volume de água, este processo garante muito mais confiança a qualidade do material final. Outra opção utilizada na indústria são as balanças, nesta situação a proporção dos materiais é medida em massa, desta forma é possível controlar com ainda mais precisão a quantidade dos materiais envolvidos na fabricação do concreto.

De qualquer forma, é importante garantir que as ferramentas utilizadas no processo de medição e controle estejam em perfeito estado e sempre calibradas, só assim é possível garantir a fabricação de um concreto de alta qualidade.

 

Conheça mais sobre Concreto em nosso Blog do Concreto

Para fazer parte do maior Portal do Concreto do Brasil, cadastre sua Concreteira

Revisado por Eng. Bruno Reganati em 04 de abril de 2020

Clique aqui e faça um orçamento GRÁTIS!

Últimas postagens

Controle Tecnológico do Concreto Como comprar Concreto Online? Empresa de concreto ou fábrica de concreto? O que uma concreteira faz? 3 motivos para comprar Concreto Usinado Concreto bombeado ou concreto bombeável? A História do Concreto Concreto Usinado com Isopor EPS Qual o preço do concreto para 2020? Como comprar concreto usinado? Concreteira: o que é? Quais as vantagens? 5 motivos para se utilizar concreto usinado Qual a importância da água para o concreto? Como calcular a quantidade de concreto? Usina de concreto: Como funciona? Como montar uma? Como encontrar uma boa concreteira? Concreto de Endurecimento Rápido Por que usar o gelo no concreto? O que é o concreto translúcido? Como evitar bicheiras no concreto? Como evitar trincas no concreto? Como aumentar a eficiência do bombeamento de concreto? Concreto Sustentável: o que é? onde utilizar? O que é o Concreto Biológico? Concreto Auto-adensável: Como e Quando utilizar? Concreto Permeável: Como e Quando utilizar? O que é o concreto? Cimento ou Concreto? Como calcular o volume de concreto para sua obra? Tudo sobre Concreto Utilização de Aditivos na preparação de Concreto Usinado Durabilidade das Estruturas de Concreto Como realizar o slump test ao receber concreto na obra? Traço de Concreto Usinado Patologias no concreto: Como prevenir? Preço do Concreto Lajes Concreto Usinado Concreto Usinado: Principais Cuidados Cimento Portland: Tipos, Composição e Aplicação Concretagem: Passo a Passo, Cuidados e Execução Retração e Dilatação do Concreto Usinado Tipos de Concreto utilizados na Construção Civil Concreto Usinado: Tire suas Dúvidas Conheça tudo sobre: Concreto Usinado Cura do Concreto Usinado: O que é? Quais são os tipos de cura? Concreto Armado: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Protendido: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Usinado: Preço e Quantidade Concreto Usinado: Dicas antes da Contratação Concreto Usinado: Como calcular a quantidade para Laje? Concreto Usinado: Vantagens e Indicações