Blog do Concreto

Como aumentar a eficiência do bombeamento de concreto?

Como aumentar a eficiência do bombeamento de concreto?

O concreto bombeado é uma das alternativas mais interessantes para as grandes obras, ele permite que grandes volumes de concreto alcancem pontos de difícil acesso no canteiro de obras, neste artigo veremos algumas boas práticas relacionadas a seu uso para garantir que ele seja de fato eficiente.

Concreto bombeado na construção civil

Alcançar grandes alturas ou distancias durante a concretagem deixou de ser um problema para a construção civil já a algum tempo, graças ao concreto bombeável, foi possível viabilizar o bombeamento de concreto até um ponto específico da obra, inclusive em grandes alturas. O concreto bombeável em si, é um tipo de concreto em que se utiliza super plastificantes durante o processo de fabricação com a intenção de aumentar a fluidez do material de modo a permitir que ele seja bombeado por meio de equipamentos especiais com o menor esforço de máquina possível.

Antes da utilização de super plastificantes, era praticamente inviável lançar o concreto através de bombas, isso devido a baixa fluidez do concreto que é naturalmente um material espesso, por conta disto, a potência das máquinas deveriam ser muito elevadas para vencer o atrito do concreto com as paredes da tubulação, mas com a evolução da tecnologia de fabricação do concreto, foi possível reduzir consideravelmente este atrito, viabilizando assim sua aplicação em larga escala.

A utilização do bombeamento de concreto é um processo empregado em boa parte das obras hoje em dia, é fato comprovado que sua utilização traz muitos benefícios para o construtor, alguns deles como: maior agilidade no processo de concretagem, redução de custos com mão de obra, aumento da qualidade das obras, redução de desperdícios com materiais, entre outros.

Entre todos os benefícios trazidos pela utilização do concreto bombeável, a maior delas é sem dúvida a redução no tempo total de concretagem, quando o processo é feito por meio de bombas, tudo ocorre de forma sincronizada e mecanizada, a combinação de caminhão betoneira com a bomba de concreto é a receita perfeita para o aumento da produtividade da concretagem e da obra como um todo.

Agora que conhecemos um pouco mais a respeito do concreto bombeável, vamos descobrir algumas boas práticas para aproveitar o máximo do potencial deste material no canteiro de obras.

Práticas para melhorar o bombeamento de concreto

Existem algumas práticas que podem ser realizadas antes, durante e após a concretagem que podem influenciar positivamente no desempenho do concreto bombeável, elas são: Uso de aditivos, altura do bombeamento, retração e planejamento. Se todas as boas práticas forem utilizadas durante a concretagem, o concreto obtido terá qualidade e durabilidade superior aos demais.

A utilização de aditivos, apesar de parecer obvio, é um ponto importante a ser considerado, é fato que o concreto bombeável é feito com a utilização de aditivos, no entanto, a proporção destes aditivos e o tipo podem variar em função de algumas variáveis de projeto como altura do bombeamento, condições do clima, entre outros, portanto, fazer um estudo prévio a respeito das condições do canteiro de obras e do clima da região no dia da concretagem pode ajudar a selecionar a melhor combinação de aditivos, o que irá com toda certeza influenciar no desempenho das máquinas utilizadas e também na qualidade do concreto entregue.

Outro fator que influência no processo de bombeamento do concreto é a altura, é de se esperar que quanto maior a altura de bombeamento, maior é o esforço que as máquinas irão realizar para vencer a gravidade e o peso do concreto, como a potência da bomba é limitada, é preciso garantir que a resistência gerada pelo atrito do concreto com as paredes da mangueira seja mínimo, isso pode ser feito aumentando a fluidez do concreto, no entanto, os super plastificantes encarecem o material, o que significa que é importante que o profissional responsável planeje as características do concreto com antecedência, buscando um equilíbrio entre fluidez e custo.

Uma das práticas que podem ser realizadas após a concretagem ser realizada é o cuidado com a retração, para todos os tipos de concreto, o cuidado com a perda de água durante o período de cura  é um ponto extremamente importante para garantir o sucesso da concretagem, no caso do concreto bombeável, acaba sendo um ponto ainda mais importante, uma vez que sua alta fluidez é garantida por meio de aditivos especiais que alteram suas propriedades, isso permite que o concreto bombeável tenha pouca água em sua composição,  e como a água é um recurso mais escasso, é necessário haver mais cuidado durante o processo de cura.

O planejamento é sem dúvida a prática mais importante a ser considerada, isso envolve todo o processo logístico, equipamentos e mão de obra, quanto todos estes pontos estão alinhados o resultado é uma concretagem rápida, segura, e mais barata.

No que se refere a logística, é preciso garantir que os caminhões tenham um espaço definido para estacionar, o ponto precisa ser escolhido de forma estratégica para garantir o máximo aproveitamento da distância até o ponto de concretagem. É importante também garantir que haja permissão para estacionar e circular com estes equipamentos, como a bomba de concreto, nos arredores do canteiro de obras, isso pode ser um problema se a obra for executada em uma região central da cidade por exemplo.

Em relação a qualidade dos equipamentos envolvidos, é importante garantir que todos eles estejam em perfeito funcionamento, uma falha, ainda que pequena, durante o processo pode desencadear outros problemas e gerar perdas de material. É preciso também haver um cuidado especial em relação a bomba, é necessário que haja uma lubrificação interna antes do lançamento de concreto para evitar problemas.

As equipes trabalhando durante a concretagem também são um ponto importante, é preciso que haja uma boa comunicação entre aqueles que estão próximos a bomba e aqueles que estão no local da concretagem, isso pode ser um problema no caso de obras muito grandes ou muito altas como no caso de um edifício por exemplo, é provável que seja necessário utilizar equipamentos de comunicação de qualidade para garantir que todo o processo ocorra de forma sincronizada.

Conheça mais sobre Concreto em nosso Blog do Concreto
Para fazer parte do maior Portal do Concreto do Brasil, cadastre sua Concreteira
Ainda restou alguma dúvida? Entre em contato com a Equipe Concreto Usinado.

Revisado por Eng. Bruno Reganati em 19 de dezembro de 2019

Clique aqui e faça um orçamento GRÁTIS!

Últimas postagens

Controle Tecnológico do Concreto Como comprar Concreto Online? Empresa de concreto ou fábrica de concreto? O que uma concreteira faz? 3 motivos para comprar Concreto Usinado Concreto bombeado ou concreto bombeável? A História do Concreto Concreto Usinado com Isopor EPS Qual o preço do concreto para 2020? Como comprar concreto usinado? Concreteira: o que é? Quais as vantagens? 5 motivos para se utilizar concreto usinado Qual a importância da água para o concreto? Como calcular a quantidade de concreto? Usina de concreto: Como funciona? Como montar uma? Como encontrar uma boa concreteira? Concreto de Endurecimento Rápido Por que usar o gelo no concreto? O que é o concreto translúcido? Como evitar bicheiras no concreto? Como evitar trincas no concreto? Como aumentar a eficiência do bombeamento de concreto? Concreto Sustentável: o que é? onde utilizar? O que é o Concreto Biológico? Concreto Auto-adensável: Como e Quando utilizar? Concreto Permeável: Como e Quando utilizar? O que é o concreto? Cimento ou Concreto? Como calcular o volume de concreto para sua obra? Tudo sobre Concreto Utilização de Aditivos na preparação de Concreto Usinado Durabilidade das Estruturas de Concreto Como realizar o slump test ao receber concreto na obra? Traço de Concreto Usinado Patologias no concreto: Como prevenir? Preço do Concreto Lajes Concreto Usinado Concreto Usinado: Principais Cuidados Cimento Portland: Tipos, Composição e Aplicação Concretagem: Passo a Passo, Cuidados e Execução Retração e Dilatação do Concreto Usinado Tipos de Concreto utilizados na Construção Civil Concreto Usinado: Tire suas Dúvidas Conheça tudo sobre: Concreto Usinado Cura do Concreto Usinado: O que é? Quais são os tipos de cura? Concreto Armado: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Protendido: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Usinado: Preço e Quantidade Concreto Usinado: Dicas antes da Contratação Concreto Usinado: Como calcular a quantidade para Laje? Concreto Usinado: Vantagens e Indicações