Blog do Concreto

Concreto bombeado ou concreto bombeável?

Concreto bombeado ou concreto bombeável?

O planejamento de uma obra requer cuidado em relação ao orçamento e ao tempo que serão necessários para a realização do projeto. O uso de materiais e de técnicas construtivas modernas podem garantir que a execução fique dentro do planejado e ainda tenha um ótimo padrão de qualidade. Um bom aliado de grandes obras é o concreto bombeado, que traz diversas vantagens, principalmente no que diz respeito ao ganho de produtividade das obras.

Concreto bombeado ou concreto bombeável?

Apesar da semelhança entre os termos, existe uma singela diferença entre as expressões concreto bombeado e concreto bombeável, o primeiro se refere ao processo mecânico de bombear o concreto e levá-lo até um ponto específico da obra, proporcionando agilidade e facilidade ao processo de concretagem, o segundo se refere ao concreto como material de construção que contém propriedades bem definidas que permitem que ele tenha a fluidez necessária para ser bombeado, ou seja, um concreto bombeável precisa apresentar, em sua formulação, proporções de elementos constituintes capazes de conferir maior lubricidade, o que favorecerá sua movimentação através da tubulação acoplada a bomba.

O concreto bombeado, ou processo de bombeamento de concreto, consiste em um método de trabalho em que uma bomba de alta potência é responsável por transportar o concreto produzido na betoneira para o local onde deverá ser realizada a concretagem, isso é possível por meio de mastros e tubulações de metal que se conectam ao caminhão e lançam o concreto com pressão até o local desejado.

A aplicação do concreto por bombeamento torna a concretagem mais rápida, reduzindo, portanto, custos com mão de obra, além de dispensar a utilização de uma série de equipamentos, como carrinhos de mão (carriolas), guinchos e gruas. Todo o processo se torna mais fácil de ser executado pelos funcionários, uma vez que, todo o trabalho mecânico é feito por equipamentos de alta potência, a equipe fica responsável apenas pela condução da tubulação até os pontos de controle.

Quando usar?

Apesar da praticidade, o uso de concreto bombeado eleva os custos da obra e não costuma ser uma tecnologia tão acessível em termos financeiros, por isso, seu uso acaba ficando restrito para obras maiores como edifícios ou subsolos por exemplo, nesses casos, o tamanho da obra justifica os custos com equipamentos deste tipo, outra situação onde o uso de bombeamento é também requisitada são em locais de difícil acesso, nestes casos, independentemente do tamanho da obra, o uso desta tecnologia é muitas vezes essencial para o sucesso da concretagem.

De forma mais geral, o uso do bombeamento pode ser justificado sempre que o tempo de aplicação do concreto for muito importante, em lajes, por exemplo, a concretagem deve ser feita de uma vez só e dependendo da dimensão do elemento estrutural, vai ser preciso algum equipamento que ajude a agilizar o processo. Portanto, o uso do concreto bombeado é recomendado para casos em que há a necessidade do lançamento de um grande volume de concreto em um curto período de tempo.

Quais as vantagens do concreto bombeado?

A principal vantagem em se utilizar o bombeamento de concreto é a praticidade e a redução no tempo de concretagem, com este equipamento é possível levar concreto em qualquer ponto da obra com muita rapidez, além de possibilitar o acesso a regiões de difícil acesso como em subsolos por exemplo, desta forma o ganho de produtividade e redução de custos por si só pagam o investimento feito.

Outro benefício menos óbvio é de segurança do trabalho, com o uso de bombas, o número de pessoas necessárias para executar a concretagem diminui, permitindo assim que o canteiro fique mais organizado e portanto, com menos risco de acidentes.

Cuidados com o concreto bombeado

Para que o bombeamento de concreto seja feito corretamente é importante cuidar de alguns aspectos importantes, como por exemplo, a organização do canteiro de obras, as características do concreto selecionado e a qualidade dos equipamentos envolvidos.

A ideia é sempre deixar o canteiro organizado, entretanto, no momento da concretagem este detalhe se torna ainda mais importante, uma vez que, o concreto tem um prazo curto para ser levado até os elementos da estrutura, é preciso que no momento em que o bombeamento começar, todas as coisas estejam planejadas, para que cada elemento tenha um lugar apropriado e a concretagem possa ser realizada sem problemas. É importante verificar com antecedência a área onde a bomba ficará posicionada e também os horários em que a circulação e o estacionamento de caminhões são permitidos no local da obra.

É importante planejar tudo com muita atenção para diminuir custos. A bomba, por exemplo, deve ficar o mais próximo possível do local de aplicação do concreto para que os transtornos com o excesso de tubulação sejam minimizados e o processo possa fluir com tranquilidade.

Outro cuidado importante para ser levado em consideração é a característica do concreto a ser bombeado, não podemos utilizar qualquer concreto no equipamento, o material capaz de ser bombeado precisa ter consistência e fluidez controlada para garantir a máxima eficiência da bomba e das tubulações, entretanto, não basta somente adicionar mais água para isso, o concreto precisa manter as características de resistência intactas, por isso é comum o uso de superplastificantes nestes casos, eles ajudam o concreto a alcançar a fluidez necessária sem perda de resistência ou de alguma outra propriedade importante.

A comunicação durante o processo de concretagem é de extrema importância quando o processo é feito por meio de bombeamento, principalmente entre o pessoal da parte de cima do local de aplicação e o operador da bomba, a comunicação deve ser constante, a fim de que este possa saber como está a fluidez do concreto, a sua qualidade, além da hora certa de interromper a subida do material (neste último caso, com pelo menos 1 minuto de antecedência, pois é a diferença entre o desligamento e a interrupção do envio).

Ao final do processo é sempre importante realizar a limpeza do equipamento para prolongar sua vida útil, além de evitar que restos de concreto fiquem presos dentro da tubulação prejudicando assim as futuras concretagens.

 

Se você gostou do nosso conteúdo e acredita que ele possa ser útil para um amigo, compartilhe agora com ele por meio das redes sociais!

Conheça mais sobre Concreto em nosso Blog do Concreto

Revisado por Eng. Bruno Reganati em 16 de junho de 2020

Clique aqui e faça um orçamento GRÁTIS!