Blog do Concreto

Como calcular a quantidade de concreto?

Como calcular a quantidade de concreto?

Talvez a tarefa mais comum realizada no canteiro de obras seja calcular o volume de materiais necessários para cada etapa construtiva, isso pode ser feito de várias formas, desde cálculos rudimentares e com aproximações grosseiras ou mesmo de forma mais precisa utilizando softwares de orçamentos, de qualquer forma, calcular a quantidade de concreto é uma tarefa fundamental para a construção, portanto, vamos entender como o procedimento de cálculo pode ser feito na prática.

Como calcular o volume de concreto?

O cálculo da quantidade necessária de concreto, em geral, é bem simples, graças aos padrões estabelecidos pela arquitetura, tanto a estrutura quanto os demais elementos da obra têm geometria bem definida (na grande maioria dos casos). Isso facilita muito o procedimento de cálculo, pois, existem fórmulas especificas que permitem fazer este trabalho sem pensar muito, por conta disto, o cálculo do volume de concreto, em algumas situações, pode ser feito dentro do canteiro de obras.

Na maioria das construções e das etapas construtivas, o procedimento de cálculo da quantidade de concreto é feito ainda em projeto, isso é importante para garantir o controle de custos e consumo de materiais durante a obra, no entanto, sempre surgem situações onde há a necessidade de fazer pequenas aferições de volume de concreto, nesses casos, o próprio mestre de obras ou pedreiro costuma fazer os cálculos e pedir os materiais necessários na obra. Para garantir que, mesmo em situações simples, o volume de concreto seja mensurado com eficácia, vamos abordar algumas metodologias de cálculo simples que podem ser feitas em alguns segundos no local da obra.

Em geral, o concreto é utilizado na obra em 3 situações específicas (considerando apenas as de maior volume), em lajes, pisos e/ou contrapisos e nos elementos da estrutura (viga, pilar, bloco de fundação, etc.), para cada um destes elementos existe uma forma prática de fazer os cálculos de volume de concreto necessário que vamos abordar a seguir.

Como fazer o cálculo de m² para m³?

Como foi dito anteriormente, no momento de se realizar o pedido de concreto usinado o volume de material necessário deve ser pedido em m³, como os elementos estruturais tem geometria plana, é comum trabalhar com valores de área na maioria das situações, como por exemplo, 80 m² de laje. Para realizar o cálculo do volume de concreto a partir da área superficial do elemento estrutural é muito simples, basta multiplicar a área pela espessura, para uma laje de 80 m² de área com 10 cm de espessura basta fazer 80 x 0,10 = 8 m³.

É importante citar que os cálculos demonstrados neste artigo não estão considerando as perdas de materiais pois isto varia conforme o tipo de obra e o sistema construtivo, de qualquer forma, é possível utilizar um valor de 10% como base.

Calcular volume de concreto em lajes?

As lajes são elementos da estrutura responsáveis por suportar as cargas do telhado ou mesmo do piso (em casos de construções com mais de 1 pavimento), elas são elementos de placa que ficam na horizontal e tem como principal característica, uma espessura pequena em comparação com a largura e comprimento, em geral, consomem uma grande quantidade de concreto por conta da sua extensão.

Para calcular o volume de lajes é bem simples, como as lajes são, na maioria dos casos, peças retangulares, basta multiplicar as três dimensões do elemento (comprimento x largura x espessura), por exemplo, qual seria o volume de concreto necessário para uma laje de 3 m de largura por 8 de comprimento por 10 cm de espessura (ou altura)? Simples, basta fazer 8 m x 3 m x 0,10 m e obteremos 2,4 m³ de concreto. Perceba que ao multiplicar as dimensões, foi preciso que todas elas estivessem em metros, isso é importante para evitar problemas no cálculo ou evitar conversões de unidades posteriores, fazendo desta forma a quantidade de concreto já sai na unidade padrão em que se é pedido o concreto usinado.

Outra forma de fazer isto, é multiplicando a área superior da laje pela espessura, pode parecer trivial, mas na verdade não é tão obvio, o fato é que, as áreas da superfície das lajes ficam visíveis no projeto arquitetônico, desta forma, o mestre de obras ou pedreiro só precisa verificar a altura/espessura da laje e multiplicar, por exemplo, qual o volume de concreto necessário para uma laje de 40 m² de área e espessura de 8 cm? Neste caso, basta fazer 40 m² x 0,08 m, obtendo assim 3,2 m³ de concreto.

Como calcular volume de concreto em pisos/contrapisos?

Os pisos ou contrapisos, em geral apresentam a mesma geometria das lajes, são retângulos com largura e comprimento muito superior a espessura, neste caso, o procedimento de cálculo é o mesmo, basta multiplicar as 3 dimensões ou então, encontrar a área da superfície e multiplicar pela altura/espessura. 

No caso dos pisos existe uma particularidade, apesar de serem semelhantes as lajes, o processo de produção dos pisos de concreto tem algumas diferenças importantes, a base onde o contrapiso irá ficar, em geral, não é regular como o das lajes, a base é feita de pedras de brita ou então, em alguns casos, o concreto é aplicado diretamente sobre o solo compactado, isso faz com que a base fique ondulada, e portanto, o cálculo do volume de concreto para pisos deve ser feito com certa margem de segurança.

Existe ainda outra situação que ocorre com contrapisos, por conta da necessidade de haver desnível ou caída, a altura do piso de concreto em uma extremidade costuma ser maior do que na outra, nestes casos o cálculo do volume de concreto muda, por exemplo, qual o volume de concreto necessário para um contrapiso de 10 m de comprimento por 4 m de largura por 5 cm de altura com desnível de 2 cm? Neste caso podemos calcular da seguinte forma, basta encontrar a altura média do piso e multiplicar pela área da superfície, a altura média é a média entre a altura do piso e o desnível (5 cm + 2 cm) / 2, no caso 3,5 cm, a área da superfície é de 10 m x 4 m, ou seja, 40 m², sendo assim, o volume de concreto necessário é de 40 m² x 0,035 = 1,4m³.

Como calcular volume de concreto na estrutura?

Em geral, o cálculo da quantidade de concreto nos elementos da estrutura é simples, pois todos eles (com raras exceções) são retângulos ou quadrados, nestes casos, basta multiplicar as 3 dimensões como já fizemos anteriormente, no caso de pilares circulares ou brocas, é necessário fazer o cálculo da área da superfície e multiplicar pela altura, por exemplo, qual o volume de concreto necessário para um pilar circular de 3 m de altura de diâmetro de 40 cm? Neste caso, primeiro calculamos o volume da base, que é a área de um círculo (diâmetro² x π (lê-se pi) / 4), obtendo assim, (0,40² x 3,14)/4 = 0,25 m², em seguida, multiplicamos pela altura de 3 m, obtendo assim 3 m x 0,25 m² = 0,75 m³.

 

Se você gostou do nosso conteúdo e acredita que ele possa ser útil para um amigo, compartilhe agora com ele por meio das redes sociais!

Conheça mais sobre Concreto em nosso Blog do Concreto

Para fazer parte do maior Portal do Concreto do Brasil, Cadastre sua Concreteira 
Ainda restou alguma dúvida? Entre em contato com a Equipe Concreto Usinado.

Revisado por Eng. Bruno Reganati em 12 de março de 2020

Clique aqui e faça um orçamento GRÁTIS!

Últimas postagens

Como comprar Concreto Online? Empresa de concreto ou fábrica de concreto? O que uma concreteira faz? 3 motivos para comprar Concreto Usinado Concreto bombeado ou concreto bombeável? A História do Concreto Concreto Usinado com Isopor EPS Qual o preço do concreto para 2020? Como comprar concreto usinado? Concreteira: o que é? Quais as vantagens? 5 motivos para se utilizar concreto usinado Qual a importância da água para o concreto? Como calcular a quantidade de concreto? Usina de concreto: Como funciona? Como montar uma? Como encontrar uma boa concreteira? Concreto de Endurecimento Rápido Por que usar o gelo no concreto? O que é o concreto translúcido? Como evitar bicheiras no concreto? Como evitar trincas no concreto? Como aumentar a eficiência do bombeamento de concreto? Concreto Sustentável: o que é? onde utilizar? O que é o Concreto Biológico? Concreto Auto-adensável: Como e Quando utilizar? Concreto Permeável: Como e Quando utilizar? O que é o concreto? Cimento ou Concreto? Como calcular o volume de concreto para sua obra? Tudo sobre Concreto Utilização de Aditivos na preparação de Concreto Usinado Durabilidade das Estruturas de Concreto Como realizar o slump test ao receber concreto na obra? Traço de Concreto Usinado Patologias no concreto: Como prevenir? Preço do Concreto Lajes Concreto Usinado Concreto Usinado: Principais Cuidados Cimento Portland: Tipos, Composição e Aplicação Concretagem: Passo a Passo, Cuidados e Execução Retração e Dilatação do Concreto Usinado Tipos de Concreto utilizados na Construção Civil Concreto Usinado: Tire suas Dúvidas Conheça tudo sobre: Concreto Usinado Cura do Concreto Usinado: O que é? Quais são os tipos de cura? Concreto Armado: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Protendido: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Usinado: Preço e Quantidade Concreto Usinado: Dicas antes da Contratação Concreto Usinado: Como calcular a quantidade para Laje? Concreto Usinado: Vantagens e Indicações