Blog do Concreto

Concreto de Endurecimento Rápido

Concreto de Endurecimento Rápido

Um dos fatores que influenciam no custo de uma obra é o tempo de construção, nos países onde o processo construtivo se dá em torno do concreto, os problemas com produtividade são corriqueiros, novos materiais tem surgido para diminuir o tempo de construção e neste artigo falaremos sobre um deles, o concreto de endurecimento rápido.

Tempo de endurecimento do concreto

Quem já trabalha na construção civil, especialmente aqueles que trabalham com concreto usinado ou convencional, conhece bem as características destes materiais em relação ao tempo necessário para que o processo de concretagem ocorra. A concretagem é um processo que tem início desde o planejamento e montagem das formas e ferragens e termina quando conclui-se o período de cura do concreto, que em geral dura 28 dias. Durante este período é comum que a obra perca o ritmo e consequentemente, diminua a produtividade dos colaboradores.

Os 28 dias necessários para que o concreto adquira a resistência máxima estipulada em projeto é necessário que os elementos estruturais fiquem escorados, o que causa um certo “congestionamento” no canteiro de obras, uma vez que o espaço para deslocamento das equipes fica comprometido, os serviços ficar atrasados, e os custos da obra podem aumentar.

Por conta desta situação, que é praticamente inevitável no contexto dos concretos comuns, surgiram estudos mais aprofundados a respeito das características do concreto, com a intenção de identificar fatores que podem ser utilizados para acelerar o processo de endurecimento sem afetar as propriedades importantes dos elementos estruturais.

Concreto de Endurecimento Rápido

concreto de endurecimento rápido surgiu de estudos mais aprofundados a respeito do funcionamento das rochas, à medida que as novas tecnologias vão sendo empregadas na construção civil, novas descobertas vão sendo feitas, agregando mais recursos aos materiais de construção, fazendo com que estes, tenham cada vez mais um desempenho semelhante aos materiais encontrados na natureza.

A principal característica deste concreto é seu alto ganho de resistência, que é cerca de 2 a 3 vezes maior que os concretos convencionais, isso garante que o tempo mínimo necessário para adquirir a resistência adequada para pode retirar as escoras e dar continuidade ao processo construtivo é bem menor. Com isso, é possível obter um grande ganho de tempo e produtividade na construção.

Os materiais utilizados na fabricação do concreto de endurecimento rápido não diferentes do concreto convencional, a diferença está em dois fatores muito importantes: a composição dos materiais e a quantidade de água.

No que se refere a composição de materiais, os componentes básicos do traço do concreto (cimento, areia, brita e água) são obtidos na mesma região geográfica, esta similaridade em termos de composição química favorece as propriedades dos materiais. Em relação a quantidade de água, este tipo de concreto tem baixo teor de água, o que é compensado com o uso de super plastificantes, segundo os pesquisadores, esta característica é essencial para garantir que o concreto endureça rapidamente.

Utilizando o concreto de endurecimento rápido é possível remover as escoras da estrutura de 3 a 7 dias após a concretagem, o que confirma o ganho em termos de produtividade e consequentemente de custo, apesar disso, a resistência máxima ainda é obtida apenas aos 28 dias.

Conheça mais sobre Concreto em nosso Blog do Concreto
Para fazer parte do maior Portal do Concreto do Brasil, cadastre sua Concreteira
Ainda restou alguma dúvida? Entre em contato com a Equipe Concreto Usinado.

Revisado por Eng. Bruno Reganati em 26 de janeiro de 2020

Clique aqui e faça um orçamento GRÁTIS!