Blog do Concreto

O que é o Concreto Biológico?

O que é o Concreto Biológico?

Com o crescimento do uso de recursos tecnológicos na fabricação de cimento e concreto, estão surgindo soluções para as mais diversas situações na construção civil e arquitetura, recentemente, surgiu o concreto biológico, vamos entender melhor o que é e como ele pode ser empregado na construção civil.

O que é o concreto biológico?

O surgimento do conceito de concreto biológico é bastante novo, os primeiros resultados divulgados a respeito das pesquisas com este material são de 2016. O material criado na Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha, vem como uma proposta bastante peculiar, seguindo o conceito de paredes verdes e jardins verticais, o concreto biológico promete ser uma grande inovação para esta área da arquitetura.

O nome deste material já sugere que existe algo “vivo” neste concreto, e de fato há, o concreto biológico é um material composto a base de cimento Portland modificado e cimento de fosfato de magnésio, com isto, ele tende a se comportar como uma espécie de suporte biológico que favorece o crescimento de certos organismos vivos, como microalgas, fungos, líquenes e musgos.

A aplicação do concreto biológico gera um fenômeno que ficou conhecido como “paredes vivas”, graças a sua capacidade de aprisionar gás carbônico, ele favorece a fotossíntese das plantas, o que permite que em certas épocas do ano, nas estações mais quentes(verão e primavera), os organismos vivos se proliferem, deixando as paredes com um tom de verde. Já nas estações mais frias, os organismos vão deixando as paredes com uma cor mais amarelada.

É importante citar que o concreto biológico não é um material com função estrutural, isso significa que de forma alguma ele deve ser utilizado na estrutura da edificação, seu uso até o momento está restrito a fachadas, portanto, sua função é estritamente arquitetônica.

Do ponto de vista da engenharia, a utilização do concreto biológico pode ser um problema, uma vez que o acumulo de umidade nas fachadas pode gerar problemas maiores com outras partes da estrutura que estejam próximas a elas, no entanto, o conceito ainda é bastante novo e ainda vai passar por melhorias até ter ser aplicável em larga escala, no momento, ainda há testes sendo realizados em parceria com universidades.

Como utilizar o concreto biológico?

Como estamos falando de algo bastante novo, ainda não há muitas aplicações para este material, mas a tendência é que ele acompanhe o crescimento do mercado de paredes verdes e jardins verticais. Uma empresa espanhola idealizou o que veio a ser o primeiro produto de utilizando concreto biológico, ela construiu, com o auxílio dos pesquisadores que criaram o material, painéis arquitetônicos para uso em fachadas, o produto é composto por três camadas, a camada interna atua como uma espécie de selante, para evitar que a umidade atinja a estrutura da edificação, a do meio é o onde o concreto biológico fica e favorece o crescimento de plantas, a camada externa funciona como um isolante térmico e impermeabilizante.

As pesquisas com o concreto biológico vão continuar e conforme avançam, novos produtos surgem, de qualquer forma, trata-se de uma inovação tecnológica importante que deve ser acompanhada de perto nos próximos anos.

Conheça mais sobre Concreto em nosso Blog do Concreto
Para fazer parte do maior Portal do Concreto do Brasil, Cadastre sua Concreteira
Ainda restou alguma dúvida? Entre em contato com a Equipe Concreto Usinado.

Revisado por Eng. Bruno Reganati em 09 de dezembro de 2019

Peça já um Orçamento
Grátis

Selecione o Estado e Cidade da Obra

Últimas postagens

Conheça 5 Dicas Antes de Comprar Concreto Quais são as vantagens de usar concreto pronto na obra? Preço Concreto Usinado 2022: Guia Completo Concreto sem Cimento existe? Conheça a revolução na Construção Civil que protege o Meio Ambiente Preço do Concreto Usinado para 2021: Um Guia Completo Controle Tecnológico do Concreto Como comprar Concreto Online? Empresa de concreto ou fábrica de concreto? O que uma concreteira faz? 3 motivos para comprar Concreto Usinado Concreto bombeado ou concreto bombeável? A História do Concreto Concreto Usinado com Isopor EPS Qual o preço do concreto para 2020? Como comprar concreto usinado? Concreteira: o que é? Quais as vantagens? 5 motivos para se utilizar concreto usinado Qual a importância da água para o concreto? Como calcular a quantidade de concreto? Usina de concreto: Como funciona? Como montar uma? Como encontrar uma boa concreteira? Concreto de Endurecimento Rápido Por que usar o gelo no concreto? O que é o concreto translúcido? Como evitar bicheiras no concreto? Como evitar trincas no concreto? Como aumentar a eficiência do bombeamento de concreto? Concreto Sustentável: o que é? onde utilizar? O que é o Concreto Biológico? Concreto Auto-adensável: Como e Quando utilizar? Concreto Permeável: Como e Quando utilizar? O que é o concreto? Cimento ou Concreto? Como calcular o volume de concreto para sua obra? Tudo sobre Concreto Utilização de Aditivos na preparação de Concreto Usinado Durabilidade das Estruturas de Concreto Como realizar o slump test ao receber concreto na obra? Traço de Concreto Usinado Patologias no concreto: Como prevenir? Preço do Concreto Lajes Concreto Usinado Concreto Usinado: Principais Cuidados Cimento Portland: Tipos, Composição e Aplicação Concretagem: Passo a Passo, Cuidados e Execução Retração e Dilatação do Concreto Usinado Tipos de Concreto utilizados na Construção Civil Concreto Usinado: Tire suas Dúvidas Conheça tudo sobre: Concreto Usinado Cura do Concreto Usinado: O que é? Quais são os tipos de cura? Concreto Armado: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Protendido: O que é? Quais vantagens e desvantagens? Concreto Usinado: Preço e Quantidade Concreto Usinado: Dicas antes da Contratação Concreto Usinado: Como calcular a quantidade para Laje? Concreto Usinado: Vantagens e Indicações